banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Claudio Rodrigues renuncia a presidência do Legislativo Municipal, e Valdir da Silva, o popular Pitonho, é o novo presidente...
  Data/Hora: 31.mar.2015 - 6h 6 - Categoria: São Miguel do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

Com o plenário lotado – que, aliás, é bom que se diga – esse tem sido o novo comportamento adotado por empresários, lideranças e populares – que estão voltando a tomar gosto pela política e acompanhar de perto o que estão fazendo naquela Casa de Leis os seus representantes...

 

E, ao ser apresentado no Plenário a Renúncia de Presidente Cláudio Rodrigues, o que se viu é que a sua curta passagem como presidente daquela Casa de Leis foi coroada de pleno êxito... Logo após o expediente normal da sessão, como manda o Regimento Interno, sob o comando do presidente interino Nilton Wencke (vice-presidente) foi efetuada a eleição para a escolha do novo presidente.

 

 

 

O voto foi nominal e dois nomes se apresentaram para concorrer – Valdir da Silva, o popular Pitonho (PRTB), representando a ala que faz oposição ao governo municipal e Edson Ferreira (PR), representando a base de sustentação do Rumo Novo...

Votaram a favor do novo presidente – Cleonice Maldaner, Raulique Farias, Nilton Wencke, Claudio Rodrigues e o próprio; além do seu voto Edson  teve ainda os votos do Marcos Murbach, Francisco Machado Motta e Elton Somavila - 5x4.

 

Mas, o fato é que um dos responsáveis por essa mudança e que vem fazendo a população tomar um novo gosto pela política local, renunciou a presidência da Câmara. E mesmo estando saindo para ocupar um lugar bem mais elevado a nível estadual – ao fazer uso da palavra deixou claro o seu descontentamento com o que vem acontecendo na política local.  

 

“Desde o início do meu mandato de vereador tenho encontrado muitas dificuldades e barreiras no desempenho de ações voltadas aos nossos cidadãos sãomiguelenses através de minhas indicações e requerimentos junto ao Executivo...”, discorreu Rodrigues, ressaltando que todas as pessoas de São Miguel do Iguaçu sabem da sua ligação com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

 

“Sabemos que a maior fatia da arrecadação de nosso município é oriunda da agropecuária e do agronegócio – represento os agricultores familiares e os assalariados rurais, e constantemente somos cobrados pela falta de atenção do poder executivo com nossos agricultores”, reclama salientando que é muito triste e lamentável conviver com uma situação como essa.

 

“As associações ligadas a estes setores que por vários outros mandatos receberam subsídios através de repasse do governo municipal para ajudar a alavancar ainda mais nossas atividades, destaque na produção de leite, na produção orgânica e ao mini produtor rural”, denuncia, dizendo que os mesmos foram subtraídos em boa parte.

 

“Essa subtração tem deixado essas associações em dificuldades financeiras, sem contar as dificuldades do dia a dia por falta de acessos e manutenção de nossas estradas... Diante de tudo isto resolvi aceitar o convite de lutar junto ao governo estadual e também junto ao governo federal pela manutenção de nossas conquistas e a busca por mais melhorias para a nossa categoria”, pontificou.

Com esse desabafo, Rodrigues demonstrou ao público local por que aceitou o convite de fazer parte da Diretoria da FETAEP – Federação dos trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná, uma das mais respeitadas do país com 330 sindicatos filiado a ela e mais de um milhão de agricultores familiares e assalariados rurais.

 

Essa diretoria para a qual foi eleito recentemente durante o segundo congresso estadual dos trabalhadores do Paraná, para um mandato de quatro anos contou com 90% dos votos válidos – e pela primeira fez na história de 50 anos da Fetaep São Miguel terá um representante neste segmento em nível de estado.

 

O Vereador Edson Ferreira, que concorreu com Valdir à presidência da Câmara, lembrou que a disputa é salutar para a democracia – ressaltando que no seu ponto de vista São Miguel do Iguaçu vem passando por um momento muito tumultuado que não é bom para ninguém.

 

Lancei o meu nome nesta disputa mesmo sabendo que não teria o quinto voto não por que tenho algo contra o meu amigo Valdir da Silva, pelo qual tenho profunda admiração – mas simplesmente para participar, o que é bom para a democracia”, concluiu.

 

 

Raulique Farias, por sua vez, enalteceu o trabalho desenvolvido por Cláudio Rodrigues na direção desta casa. “Você tentou e sempre quis fazer o melhor e ao vê-lo deixar essa Casa de Leis fico triste por que São Miguel está perdendo um dos melhores nomes da sua política local. Você sempre ouviu os companheiros, respeitou as idéias dos demais e dignificou essa Casa com a sua lealdade e transparência em todos os atos que praticou”, disse ele, desejando sucesso em sua nova jornada.

 

Ao novo presidente, Valdir da Silva, ressaltou a sua lealdade e espírito de equipe. “Tenho certeza que fará um grande trabalho nesta casa aonde já vem se destacando pelos posicionamentos e o seu jeito simples de fazer política”, pontuou.

 

A Vereadora Cleonice Maldaner, dirigindo-se a Cláudio Rodrigues, disse que se sente orgulhosa de dizer a todos que um dia trabalhou ao seu lado. “A sua postura, o seu equilíbrio, o seu estilo correto de ver e proceder fez e está fazendo diferença nesta Casa. Peço à Deus que continue iluminando o seu caminho e que tenha cada vez mais sucesso em sua vida pública”.

 

E ao fazer a sua saudação ao novo presidente, Valdir da Silva, lembrou que o grupo que o apoiou, tem plena confiança na sua capacidade e nessa sua vontade de fazer o melhor pela população de São Miguel do Iguaçu. “Tenho certeza que o seu trabalho será a continuidade deste trabalho iniciado por Cláudio Rodrigues que visa à valorização do Legislativo como Poder independente, cuja missão é legislar e fiscalizar os atos do Executivo”.

 

O vereador Menino, um dos expoentes deste novo momento em que vive o Legislativo Municipal, também ressaltou a falta que Cláudio Rodrigues fará para a política local.

 

“Mas sei que nesta nova missão, onde estará à frente desta importante federação, poderá fazer muito mais pelos nossos trabalhadores rurais”, disse Menino, deixando claro que confia plenamente na capacidade do novo presidente em dar continuidade neste trabalho que se iniciou.

 

Em entrevista concedida a imprensa logo após a sessão, o novo presidente Valdir da Silva, deixou claro a sua disposição ao diálogo, lembrando que tudo fará para que um novo momento de paz e harmonia possa voltar a reinar na política local.

 

 

“Vou fazer o possível sim para que isso aconteça – mas, devo lembrar que toda a denúncia que for trazida a esta casa com fundamento será acatada – e as minhas decisões, serão tomadas juntamente com o grupo ao qual represento”, exemplificou.

 

Claudio Rodrigues que renunciou a presidência, continua com suas atividades normais no Legtislativo, segundo ele, até o dia 27 de abril, quando então deverá renunciar ao cargo de Vereador.

 

Em seu lugar a vaga deveria ser para o Suplente do PDT, Inésio Civieiro, mas, uma rápida passada pelo STE, verifica-se que o suplente está enrolado com a Justiça Eleitoral e não deverá assumir a vaga, tendo em vista que em 2013 andou se filiando ao PSDB - e nos últimos dias se desfiliou e tentou voltar ao PDT... 

 

A vaga deve ficar com o suplente Jairo dos Anjos do PR ou com Jane Carissimi...

 

 

Pauta da 9ª Sessão Ordinária 2015

 

Matérias do Executivo

 

Projeto de Lei 17/2015 – que prevê repasse de R$ 150.000,00 para a Associação dos Acadêmicos de São Miguel do Iguaçu, aprovado em 2ª votação...

 

Projeto de Lei 18/2015, que prevê repasse no valor de R$ 24.331,92 para Associação Pestalozzi, aprovado em 2ª votação...

 

Projeto de Lei 19/2015, que prevê convênio com o Lar dos Idosos, no valor de 20.440,00, aprovado em 2ª votação...

 

Projeto de Lei 21/2015, que dá nova redação a Lei l.686/2015, sobre o vale alimentação – aprovado em 1ª votação...

 

Matérias do Legislativo

 

Projeto de Lei 02/2015, de autoria do vereador Valdir da Silva, regulamentando a Lei 12.527/2011 (LAI) sobre regulamentação da Lei de Acesso a Informação – exigindo que as informações sejam mais detalhada especialmente no processo licitatório – aprovada em 1ª votação...

 

Requerimentos

 

Requerimento 08/2015 de autoria dos Vereadores Claudio Rodrigues, Cleonice Maldaner, Nilton Wencke e Raulique Farias, solicita que seja efetua a instalação de Câmaras de Monitoramento interna e externa nos Centros Municipais de Educação Infantil – CEMEIS – Segundo Cleonice Maldaner, o objetivo é verificar o que está acontecendo nestes centros, tendo em vista as várias reclamações recebidas pelos usuários – “não queremos fazer injustiça contra ninguém e com as instalações destas câmeras será fácil vermos o que de fato está acontecendo”, justifica.

 

Requerimento 09/2015, de autoria do vereador Edson Ferreira, requer providências para Receita Médica Digitada. “Esse final de semana tivemos um caso de um paciente em nossa cidade que consultou um médico e não conseguiu comprar o remédio, tendo em vista que na farmácia não conseguiram entender a sua caligrafia. Essa Lei já existe a nível federal e seria importante que fosse cumprida também aqui em nosso município”, disse Edson, sem declinar o nome do médico. 

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein
Bassani
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Banner emprego