Banner dengue itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Cursos noturnos da UNILA dão oportunidade a quem não pode deixar de trabalhar
  Data/Hora: 27.abr.2015 - 16h 17 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Neste primeiro semestre de 2015, a UNILA iniciou 12 novos cursos, oito deles com aulas no período noturno, o que aumentou a participação de estudantes que precisam conciliar estudo e trabalho. Agora, a Universidade oferta dez graduações no turno da noite.

 

Nesses cursos, 40% dos calouros têm mais de 25 anos. Já nos cursos diurnos, este número cai para 20%. Atualmente, a Universidade tem estudantes com idade variando de 17 a 61 anos, sendo que no período diurno a média de idade dos calouros é de 22 anos e no noturno, de 25. Outro destaque é para a grande presença de estudantes locais. Do total de alunos brasileiros que ingressaram neste ano em graduações ofertadas no período da noite, 65% são paranaenses, dos quais 80% são iguaçuenses ou de municípios da região.

 

 

Paulo Rogério de Moraes, 39 anos, estudante do primeiro semestre de licenciatura em Geografia, e Sidney José Nogueira, 37 anos, aluno do primeiro semestre de Administração Pública e Políticas Públicas, têm um perfil com participação importante na formação das turmas noturnas: além da faixa etária, trabalham durante o dia. “O fato de poder fazer o curso é justamente por ser noturno”, diz Nogueira. “Na verdade, foi uma oportunidade maravilhosa o fato de ser em Foz do Iguaçu e ser noturno”, completa Rogério.

 

Conciliar trabalho e estudo é importante, também, para os mais jovens, como Rafaela Pereira Viana, 23, aluna de Administração Pública e moradora de Foz do Iguaçu. O fato de ser noturno influenciou a escolha do curso, mas a grade curricular também teve um peso importante para ela. “O curso abre possibilidade de carreiras diversas. Além disso, tem o aspecto multicultural, porque tem pessoas e culturas de todo o Brasil e estrangeiros”, destaca.

 

 

Adriele Saldanha, 28 anos, é do Rio de Janeiro e também foi atraída pelas propostas da UNILA, que ela conheceu em 2011, durante uma viagem a Foz do Iguaçu. “Trabalhava no Rio e quando passei não pensei duas vezes. Soube numa sexta, me mudei na quarta. Pedi demissão e vim”, contou. Inicialmente, ela queria cursar Relações Internacionais, mas diz que, agora, não troca o curso de Geografia. ”Por mais que eu goste de Relações Internacionais, a Geografia me deu um leque a mais. O primeiro mês de aulas foi suficiente para dizer que não quero mudar.”

 

Os cursos noturnos são a concretização de sonhos para muitos estudantes. Marlene Rodrigues Alves, 48 anos, aluna do curso de Licenciatura em Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras, faz a sua primeira graduação. A profissão da caloura sempre foi cuidar da casa e dos filhos, em tempo integral. A oportunidade de estudar só surgiu após “encaminhar” os filhos. Agora, ela tem tempo para si e para os afazeres da casa. O esforço, após seis tentativas de Enem, foi compensado e ela já traça planos para o futuro. “Gostaria de fazer concurso público para dar aulas no Ensino Médio e, principalmente, trabalhar como voluntária no ensino da língua espanhola”, afirma.

 

A língua espanhola, aliás, sempre esteve presente na vida de Marlene. Natural de Arroio Grande (RS), fronteira com o Uruguai, e moradora de Foz do Iguaçu há 25 anos, ela teve os ouvidos treinados pelo espanhol, apesar de não praticar a fala. “Sentia vergonha de falar a língua. Na UNILA, já interagi com uruguaios, paraguaios e haitianos, me identifiquei com o curso por conta da diversidade cultural e para ter o domínio do espanhol, idioma que ganha mais força a partir de avanços culturais e políticos, a exemplo do Mercosul”, opina.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018
Bassani
Banner Einstein
Banner Mirante