banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Itaipu comemora 31 anos de operação com 100% de eficiência operacional
  Data/Hora: 6.mai.2015 - 10h 37 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Trata-se do melhor índice de todos os tempos. Outro marco histórico é a produção acumulada de 2,25 bilhões de MWh, suficiente para abastecer o mundo por 38 dias.

 

A Itaipu Binacional comemora nesta terça-feira, 5 de maio, 31 anos de operação estabelecendo uma nova marca: 100% de índice de eficiência, o melhor desempenho operacional de todos os tempos, superando até mesmo o ano de 2014, quando a produtividade foi de 99,3%.

 

Outro marco importante ao longo desses anos é a produção acumulada histórica, um total de 2.253.747.068 de megawatts-hora (2,25 bilhões de MWh). Dificilmente uma outra usina do mundo conseguirá um dia superar essa geração.

 

Embora a produção anual tenha caído em 2014, em função da estiagem, quando Itaipu gerou 87,6 milhões de megawatts MWh, Itaipu tem tido um aproveitamento excepcional do recurso hídrico para a geração de energia elétrica limpa e renovável.

 

“Permanecer com 100% de performance na gestão de vertimentos  turbináveis evitados durante todo o ano não é fácil pois são muitas variáveis a serem atendidas e alinhadas”, diz o superintendente de Operação, Celso Torino. E completou: “Mas se fecharmos 2015 com um número próximo ao recorde histórico de 99.3%, estabelecido em 2014, já será um excelente resultado. Esse é um processo contínuo que tem sido construído com investimentos e o empenho de todas as equipes”.

 

“Os 100% de índice de eficiência aliados aos sucessivos recordes de produção reafirmam uma vez mais o papel importante de Itaipu para a infraestrutura energética, para a integração e para o desenvolvimento do Brasil e Paraguai”, comenta o diretor técnico executivo, Airton Dipp.

 

O diretor lembra que para Itaipu permanecer nesse patamar “será preciso garantir a saúde dos equipamentos, que operam ininterruptamente há 31 anos, com investimentos constantes na manutenção e, onde isso for possível, também na atualização tecnológica”.

 

Produtividade

O alto índice se explica pelo bom desempenho do Rio Paraná, que, graças às mais de 45 usinas a montante de Itaipu, mantém um fluxo de água superior a 8 mil metros cúbicos por segundo durante mais de 90% do tempo.

 

Mas há também outros fatores. Entre os mais importantes, estão o bom projeto da usina, a gestão técnica e administrativa eficiente e o perfeito entrosamento entre as equipes da área técnica de Itaipu e da usina com as empresas da cadeia de suprimento de energia do Brasil e do Paraguai (Eletrobras, ONS, ANDE, Copel e Furnas, especialmente).

 

Produção

Na última década, a usina de Itaipu produziu, em média, 92 milhões de megawatts-hora (MWh), volume muito superior à energia garantida, prevista no Tratado que deu origem à binacional: 75 milhões de MWh. Em 2013, superou o próprio recorde mundial de produção anual, que era de 2012, e estabeleceu a marca de 98.630.035 megawatts-hora (98,63 milhões de MWh) – superada em 2014, por Três Gargantas.

 

O recorde mundial em produção acumulada continua a ser de Itaipu. Desde a entrada em operação efetiva da primeira unidade geradora, em 5 de maio de 1984 – nove anos depois do início das obras da usina –, Itaipu gerou um total acumulado de 2,25 bilhões de MWh, energia suficiente para abastecer o mundo inteiro por 38 dias.

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,2 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de cerca de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Bassani
Banner Mirante