banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Programa Cultivando Água Boa recebe Moção de Aplauso do Legislativo Municipal de São Miguel do Iguaçu
  Data/Hora: 2.jun.2015 - 6h 28 - Categoria: São Miguel do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

O Premiado Programa "Cultivando Água Boa", escolhido pela ONU como a melhor gestão dos recursos hídricos do Planeta, recebeu ontem do Legislativo Municipal de São Miguel do Iguaçu, uma das maiores honraria concedida por aquela Casa de Leis, para assuntos desta natureza – Moção de Aplauso.

 

Prestigiando este evento, diversos segmentos sociais, entre os quais a presidente da APROSMI, Marlene Schimidt e membros da Agricultura Familiar; a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, professora Rosnet Rubler; ex-prefeito Armando Luiz Polita; representando o deputado Chico Brasileiro, o assessor parlamentar José Rui; da Itaipu Binacional, Nelton Miguel Friedrich, Silvana Vitorassi, Marlene Curtis, Flávia Bueno, Gilmar Seco, Rubens de Souza André e João Carlos Consalter; os vereadores Nilton Wenke, Raulique Farias, Nega da Aurora, Elton Somavila, Francisco Machado Motta, Marcos Murbach e Edson Ferreira e o presidente Valdir da Silva, lideranças locais e simpatizantes deste Programa. 

 

“Uma homenagem mais do que merecida. Nesta Moção de Aplauso está o reconhecimento desta Casa por esse trabalho maravilhoso que vem sendo desenvolvido pela Itaipu Binacional em parceria com os municípios da região”, nos dizia Valdir da Silva, presidente do Legislativo que ao lado de Raulique Farias, foram os mentores desta Moção, aprovado por unanimidade pelos demais.

 

Silvana Vitorassi, representando o Diretor Geral Brasileiro, Jorge Samek, recebendo a homenagem das mãos do presidente do Legislativo Valdir da Silva e do representante do deputado Chico Brasileiro, José Rui

 

O Vereador Raulique Farias, que esteve na coordenação do cerimonial de entrega desta homenagem, lembrou que a preocupação com a falta de água já é visível em vários lugares do Brasil e do mundo. “A Itaipu Binacional através do "Cultivando Água Boa" vem nos dando um belo exemplo de como devemos respeitar e preservar os nossos recursos naturais. Hoje, os olhos do mundo estão voltados para a região Oeste do Paraná em função deste trabalho”, reconhece.

 

 

Para o ex-prefeito Armando Luiz Polita, este Programa é um presente não só para a nossa região, como também para o país e o mundo. “Uma das mais belas iniciativas envolvendo a questão ambiental que eu já vi. Fico feliz em ter a honra de entregar essa distinção ao Nelton Miguel Friedrich, diretor de coordenação deste Programa. O Nelton tem o dom da palavra – é um grande líder que consegue aglutinar e multiplicar parceiros – sensibilizar e motivar a sua equipe em torno de ações como essa. O resultado final, só poderia ser sucesso”, enaltece Polita.

 

 

O ex-prefeito Armando Luiz Polita entregando a Nelton Miguel Friedrich, diretor de coordenação do Programa Cultivando Água Boa a Moção de Aplausos..

 

Nelton, por sua vez, ao usar da palavra para agradecer a homenagem, contagiou a todos com a sua alegria e entusiasmo. “O que eu mais quero nesse momento é celebrar”, disse ele – para em seguida nomear e agradecer todos os presentes, inclusive os membros da sua equipe – “tudo o que foi conseguido até aqui não é mérito da Itaipu – mas sim, dessa Diretoria extraordinária que coordena mais de 20 programas envolvendo 63 ações. É o esforço desta gente que faz o que faz por que gosta do que está fazendo”, discorreu.

 

Lembrou que o "Cultivando Água Boa" é uma ampla iniciativa socioambiental. “Essa premiação da ONU, o seu sentido maior é compartilhar com todos. Esses resultados só foram alcançados por que foi possível arquitetar toda essa estrutura que envolve esse Programa. De duas micro-bacias em 2003, temos hoje mais de 213 ações compartilhadas. Isso só foi possível por que estamos trabalhando valores como à ética do cuidado, a sensibilidade”.

 

“Em momentos de crise como vive hoje se faz necessário construirmos um consenso ético mínimo para conseguirmos articular ideias e alcançar resultados estruturantes. A questão da água está na centralidade dos desafios da humanidade. As ações desse Programa vão desde a preservação dos mananciais, no uso correto da terra nas propriedades rurais, até a disseminação de valores e saberes que contribuem para a formação de cidadãos dentro da concepção da ética do cuidado e do respeito com o meio ambiente”, ressaltou, lembrando que ontem esteve em Minas Gerais, onde o Governador daquele Estado também está plantando lá a semente do Água Boa. 

 

 

O Vereador Raulique Farias que juntamente com o Vereador Valdir da Silva, propos essa Moção de Aplauso, tendo ao lado Marlene Curtis,  Silvana Vitorassi e Flávia Bueno  

 

 

Entre os presentes prestigiando essa homenagem, a presença do seu José Arruda, proprietário do Sítio Arruda, considerado pelo Programa Cultivando Água Boa, um dos belos exemplos de Proteção Ambiental... Arruda está de pé de boné preto - seu sítio fica próximo a Vila Ipiranga, ao lado da PR - NZ1...

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Bassani
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios