banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
CDHMP desenvolve no Porto Meira comunicação para paz
  Data/Hora: 5.jun.2015 - 18h 38 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Projeto social realiza oficinas gratuitas de jornal comunitário, produção e edição de vídeos, comunicação pela paz e cineclubes itinerantes no Porto Meira

 

O Ponto de Cultura do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular (CDHMP) tem criado junto à população da região do Porto Meira mecanismos de integração comunitária, expressão popular, democratização do acesso e da produção de informação, conscientização social e de uma efetiva participação democrática.

 

         Entre as atividades ofertadas pelo projeto estão oficinas gratuitas de jornal comunitário, produção e edição de vídeos, comunicação e cineclubes itinerantes. Temáticas sociais de interesse público são identificadas e discutidas a partir dos problemas que envolvem as realidades distintas e as experiências particulares dos moradores do bairro.

 

 

O objetivo é possibilitar que os protagonistas da história deste bairro sejam produtores de seus relatos cotidianos. As atividades possuem características específicas e potenciais de grande importância e relevância social.

 

Equipe - Os minicursos têm sido ministrados pelos ativistas Maurício Ferreira (coordenador da oficina de vídeo), Daniela Schlogl (coordenadora da oficina de jornal), Isel Talavera (coordenadora da oficina de Comunicação pela Paz), Samuel Cassiano (história oral e memória popular) e Amilton Farias e Henrique Lacerda (coordenadores dos cineclubes).

 

Espaços - O Ponto de Cultura ocupa espaços no Centro de Convivência Francisco Buba, com oficinas de jornal para crianças e adolescentes; e no Colégio Estadual Gustavo Dobrandino da Silva, com o minicurso de vídeo, tendo o público de professores e funcionários da rede estadual de ensino.

         Já no Centro de Atenção Integral ao Adolescente (CAIA) ocorre a oficina de Comunicação pela Paz, cujos conceitos de direitos humanos e valores sociais são refletidos e debatidos em roda de conversa com um grupo de jovens.

 

 

O projeto - “Cultura da Paz – Comunicação, Saberes e Arte para a Paz” conta com apoio do Ministério da Cultura, por meio da Fundação Cultural, além de entidades parceiras como o Centro de Convivência Francisco Buba, o Colégio Estadual Dobrandino da Silva, o Projeto Cinemeira, o Centro de Atenção Integral ao Adolescente (CAIA), o Cineclube Cinelatino e a Guatá - Cultura em Movimento.

 

ONDE POSSO PARTICIPAR?

 

Atividade de Vídeo

Local: Colégio Estadual Dobrandino da Silva.

Rua Rosália Bertoline Welter, 111 - Parque Patriarca

Quando? Todas as segundas-feiras

Horário: 17 Horas

 

Atividade de Jornal

Local: Centro de Conviência Francisco Buba

Rua Golfinho, 460 - Porto Meira

Quando? Todas as quartas-feiras

Horário: 14 horas

 

Atividade Comunicação pela Paz

Local: CAIA

Avenida Morenitas, 2195 - Vila Padre Monti

Quando? Todas as quartas-feiras

Horário: 15 horas

 

 

Um pouco mais de cada ação

 

► Oficina de jornal

A oficina de jornal busca estimular o pensamento crítico, a liberdade de expressão, a produção de texto, a contextualização e a formação de sujeitos narradores de suas próprias histórias, contestações e necessidades. A atividade empenha-se em oferecer condições e materiais para elaborar jornais a partir da visão e da pauta criada pelos próprios participantes.


► Oficina de vídeo

A oficina de vídeo oferece conhecimentos técnicos de planejamento, produção, roteiro e edição. Os participantes são motivados a fazerem registros audiovisuais, conforme seus interesses. Pretende-se estimular a produção de curtas-metragens a partir dos olhares das comunidades locais.

 

► Comunicação pela Paz

A oficina de Comunicação pela Paz busca aprofundar conceitos relacionados à defesa dos direitos humanos e fundamentais. A troca de experiências sobre as realidades sociais, o senso questionador de si mesmo, o olhar para o outro e o estímulo à assertividade tornam-se molas propulsoras da percepção social e da solidariedade. A comunicação não-violenta é utilizada para contornar os sentimentos destrutivos das relações sociais, racionalizar as emoções individuais, visualizar a totalidade dos fatos sociais, o acesso aos serviços públicos, a fim de incitar a tomada de cidadania e combate à violação dos direitos fundamentais.

 

► Cineclube

Os cineclubes são itinerantes, com filmes educativos. A discussão de problemáticas expostas pelos audiovisuais toma corpo na realidade e mobilizam as pessoas a pensarem em conjunto sobre os desafios e as soluções sociais. Os sujeitos fazem uso de seus conhecimentos distintos, criando uma grande roda de debate para encontrar encaminhamentos coletivos, com vista a contribuir com as transformações sociais que têm como base o respeito a diversidade, defesa da igualdade e justiça social.

 

 

______________________________
Tathiana Guimarães

 Cientista Social e Coordenadora do Ponto de Cultura - Cultura da Paz: Comunicação, Saberes e Arte pela Paz. 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Bassani
Banner Einstein
Banner Mirante