banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
O "REI DA SOJA".
  Data/Hora: 18.jun.2015 - 8h 58 - Categoria: Brasil  
 
 
clique para ampliar
Por LÚCIO FLÁVIO PINTO -Via blog do autor - Fonte: Tribuna da Imprensa 
 
 
O paulista Olacyr de Moraes começou a fazer negócios e criar empresas quando tinha 19 anos. Fez muita coisa ao longo da sua vida movimentada, que chegou ao fim antes de ontem, em São Paulo, quando ele tinha 84 anos, abatido por um câncer de pâncreas. Mas o título que ficará da sua história é o de “rei da soja”. Conquistou-o a partir de 1973, quando começou a plantar soja em Mato Grosso, se infiltrando no novo negócio graças a uma enchente, que reduziu a safra americana e a oferta mundial do produto. Os Estados Unidos dominavam o mercado nessa época.
 
 
Mas a empreitada só deu certo porque Olacyr financiou para que a Embrapa desenvolvesse uma semente de alta produtividade adaptada à região. Nos anos de 1980 ele se tornou o maior produtor individual do mundo, título que passou para Blairo Maggi quando Olacyr, o mais jovem brasileiro da lista de bilionários da revista Forbes, começou a perder dinheiro em iniciativas mal sucedidas.
 
 
A mesma soja que o levou ao topo o derrubou. Tentando ir além da plantação do grão, começou a construir a Ferronorte, ferrovia que escoaria a soja para o exterior, com o apoio da Sudam e do governo de São Paulo. Ele aplicou seu capital, mas o governo não teria honrado seus compromissos com o projeto. As dívidas cresceram e para pagá-las ele passou em frente grande parte do seu patrimônio.
 
 
O dono de uma das maiores propriedades rurais do mundo, dedicada a uma única cultura, acabou se valendo do Incra para dar um destino à sua fazenda, a famosa Itamarati. Vendidas, as terras foram fatiadas e repartidas entre três mil famílias selecionadas pelo MST para o assentamento.
 
 
Olacyr não conseguiu mais retornar ao alto mundo dos negócios, o que não chegou a ser desastroso. Ele aproveitou o que restava da sua fortuna para se divertir. Vendeu a sua primeira e principal empresa, a Constran, para Ricardo Pessoa, um dos empreiteiros presos na Operação Lava-Jato. Seria o seu inevitável destino se ele tivesse continuado suas relações com grandes obras do governo, marca de todo empreiteiro no Brasil?
 
 
Talvez. Sem esse risco, ele continuará a ser lembrado como o “rei da soja”, co-inventor de uma planta que se adaptou à umidade amazônica e se tornou uma arma contra a floresta, posta abaixo para a formação de enormes campos de monocultivo como os de Olacyr de Moraes. Uma pólvora biológica que desencadeou um rastilho de queimadas sobre um paraíso perdido.
 
 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Bassani
Banner violência se limite