banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Curso de Ciências Econômicas da UNILA recebe nota máxima em avaliação do MEC
  Data/Hora: 26.jun.2015 - 15h 24 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

O curso de Ciências Econômicas – Economia, Integração e Desenvolvimento, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), recebeu nota 5 – em uma escala de 1 a 5 - no processo de reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Esse foi o primeiro curso da UNILA a obter nota máxima. Outras oito carreiras da Universidade já foram avaliadas, a maioria com nota 4. A avaliação de Ciências Econômicas foi realizada nos dias 15 e 16 de junho por uma comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Também no mês de junho, o curso de Cinema e Audiovisual foi avaliado e obteve nota 4.

 

O reconhecimento de curso é um processo obrigatório e deve ser solicitado pelas instituições de ensino superior. A avaliação é feita por dois avaliadores, docentes de outras universidades, que observam três itens principais: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura.

 

A nota máxima significa que, se alguém tinha alguma dúvida sobre a qualidade dos nossos cursos, tem, agora, resultados objetivos. Esse resultado fortalece a nossa convicção de que estamos numa universidade excelente”, diz o reitor da UNILA, Josué Modesto dos Passos Subrinho.

 

Essa é uma nota que vai nos tornar ainda mais responsáveis. Esses conceitos são importantes não apenas para o curso em si, mas para o conjunto da Universidade, tendo em vista que o conjunto das notas de reconhecimento de graduação constituem parâmetro quando da renovação de reconhecimento da Universidade”, afirma o pró-reitor de Graduação, Eduardo de Oliveira Elias.

 

Ele destaca o projeto pedagógico e a qualificação dos docentes como dois pontos de destaque na avaliação. “O projeto pedagógico visa a construção de competências e habilidades comuns à formação do economista de um modo geral, mas também no diferencial oferecido pelo curso da UNILA. Se fomos bem, significa que o aluno está sendo atendido”, salienta.

 

 

A mesma análise faz o coordenador do curso, Rodrigo Luiz Medeiros Silva. “A economia é uma área que tem visões diferentes e polarizadas. Além disso, o projeto da UNILA tem um viés em desenvolvimento e integração, mas o corpo docente soube mostrar que é capaz de transmitir conteúdos regulares e também avançar com os conteúdos específicos ministrados na UNILA”, explica. “O aluno sai daqui completo. Sabendo todas as linhas de pensamento. É muito difícil um curso que seja completo. E todos pesquisam na área de desenvolvimento, o que é muito importante”, completa Henrique Coelho Kawamura, também professor do curso.

 

O curso

A graduação em Ciências Econômicas da UNILA teve início em 2010 e já tem duas turmas formadas. O curso propõe uma linha de estudos diferenciada: Economia, Integração e Desenvolvimento. Isso significa que o aluno tem uma formação voltada especialmente para a América Latina.

 

A graduação em Ciências Econômicas representa um eixo estruturador importante no projeto de uma universidade como a UNILA, considerando seus objetivos de favorecer o processo de integração regional, incrementar a inovação e excelência acadêmicas e contribuir na formação de quadros para a América Latina e Caribe. Da mesma forma, pretende contribuir para uma formação de qualidade de profissionais com perspectiva interdisciplinar e com visão estratégica da região. Uma formação que permita delinear rumos, tendências, agendas e políticas para a promoção de sociedades mais justas, integradas e com inclusão social.

 

 

Unila (1).jpg

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Bassani
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Banner emprego