banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Estudante da UNILA irá representar o Paraná no Parlamento Nacional da Juventude pela Água
  Data/Hora: 18.nov.2015 - 10h 48 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

A trajetória de militância de João Paulo Angeli, estudante de Antropologia da UNILA, em favor da proteção e justiça ambiental obteve reconhecimento: ele foi eleito para representar o Paraná no Parlamento Nacional da Juventude pela Água.

 

A iniciativa da seleção é da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) e da Secretaria Internacional de Águas, inspirada em um modelo nacional do World Youth Parliament for Water. O objetivo do Parlamento é promover a participação de jovens brasileiros na gestão dos recursos hídricos, além de incentivá-los em um engajamento na oitava edição do Fórum Mundial da Água, que vai acontecer no ano de 2018, em Brasília.

 

Os membros selecionados vão atuar como facilitadores em projetos, na formação de novas lideranças e em processos de mobilização social e ambiental. Eles devem também fazer uma pesquisa prévia sobre os recursos hídricos nos estados onde residem, realizar ações locais, além de ocupar o espaço da sociedade civil em reuniões de comitês de bacias, fóruns e conselhos regionais. O estudante da UNILA integra o grupo de parlamentares juntamente com mais 32 jovens, sendo dois deles residentes de Foz do Iguaçu, que representam o estado paranaense.

 

Acredito que a composição multidisciplinar do Parlamento foi determinante para minha seleção, uma vez que sou da Antropologia, área que contribui com a quebra de paradigmas e o respeito à alteridade. No campo da Antropologia, busca-se, ainda, aproximação com atores que estão à margem de um sistema desigual, sofrendo com a degradação do meio ambiente, a exemplo dos ribeirinhos e dos atingidos pelas barragens”, conta João Paulo. Ele foi escolhido após enviar um vídeo e uma carta à ABRH, como parte das exigências do processo de seleção, que também avaliou a trajetória de vida dos jovens candidatos.

 

Trajetória

Conhecida como a “terra dos colibris e das orquídeas”, Santa Teresa, no estado do Espírito Santo, é considerada uma das cidades com maior biodiversidade do mundo, com alma ecológica e 40% de sua cobertura de Mata Atlântica. É nesse município que nasceu Augusto Ruschi, patrono da ecologia no Brasil – referência para o conterrâneo João Paulo Angeli. “Desde muito pequeno, tive contato com os processos de cuidado com a terra, a água, a natureza. Cresci ouvindo os ensinamentos que Augusto Ruschi deixou para minha cidade e para o mundo. Ele sempre foi um grande exemplo para mim, e é quem me inspira na luta pelo meio ambiente”, revela o acadêmico.

 

Quando ainda morava em Santa Teresa, João Paulo era o único guia de turismo da cidade. Conhecedor e admirador das belezas naturais de sua terra natal, também engajou-se em causas políticas, como o trabalho com cooperativa de recicladoras, para a implantação de coleta seletiva na cidade. Já em Foz do Iguaçu, ele foi o responsável pela primeira Semana de Meio Ambiente da UNILA, que aconteceu em junho deste ano. E, como um dos coordenadores discentes do projeto de extensão Cursinho Ingressa, João Paulo contribuiu decisivamente para a inclusão de uma formação continuada sobre questões do meio ambiente, que configuraram um dos eixos do projeto pedagógico.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner violência se limite
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Banner Einstein