banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Deputado Schiavinato e presidente da COHAPAR apresentam programas habitacionais no Oeste
  Data/Hora: 19.nov.2015 - 15h 21 - Categoria: Politica  
 
 
clique para ampliar

Cooperativas e prefeitos do Oeste conheceram mais sobre os programas

 

Cooperativas

Crédito Fotos: Olga Leiria/Cohapar - A última quarta-feira (18) foi movimentada para o cooperativismo do Oeste. Os deputados José Carlos Schiavinato e Élio Rusch acompanharam o presidente da a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Abelardo Lupion, em duas importantes reuniões. Na pauta estava a apresentação de programas habitacionais em tramitação no Governo do Estado.

 

            Pela manhã, a reunião aconteceu na sede da Frimesa em Medianeira com representantes das cooperativas C. Vale, Copacol, Copagril, Frimesa e Primato. Na oportunidade o deputado Schiavinato apresentou a proposta de uma possível parceria para se construir moradias próximas às indústrias para os funcionários das cooperativas.

 

Hoje, muitas cooperativas precisam buscar mão de obra em cidades vizinhas, mas quando a distância ultrapassa os 120 km é necessário pagar pelo tempo de locomoção, o que onera os custos das cooperativas e ainda faz com que os funcionários passem muito tempo longe de suas casas neste período de transporte entre a residência e o trabalho.

 

Participaram da reunião com Adelar Lupion e com os deputado Schiavinato e Élio Rusch: Valter Vanzella, presidente da Frimesa; Elias José Zydek, diretor executivo da Frimesa; Alfredo Lang, presidente da C. Vale; Valter Pitol, presidente da Copacol; Ricardo Silvio Chapla, presidente da Copagril; Ilmo Werle Welter, presidente da Primato; Geraldo Melo Filho, diretor Administrativo Financeiro da Cohapar; Odejalma Cordeiro, gerente do escritório regional da Cohapar de Cascavel; Roberto Dias, superintendente de Administração e Controle e Kerwin Kuhlemann, assessor da diretoria de programas.

 

Para o deputado José Carlos Schiavinato, autor da iniciativa, o projeto vai criar um novo modelo habitacional no Estado. “Pela primeira vez, o Oeste do Paraná recebe a Cohapar com um projeto voltado para funcionários das cooperativas e isso vai ajudar a criar um novo modelo na habitação. Estaremos cuidando da produtividade do Estado e da qualidade de vida dos trabalhadores. Por isso este é um projeto inteligente e que vamos ajudar na viabilização. É um momento importante, e, pela agilidade da Cohapar, sei que teremos boas notícias em breve”, disse.

 

            Lupion afirmou que o Estado deve fazer um programa para que as famílias possam ter acesso a moradias próximas aos seus locais de trabalho. "Hoje foi nossa primeira reunião. Agora vamos conversar individualmente com cada cooperativa para levantar as necessidades de cada uma e desenvolver programas que resolvam suas demandas", disse.

 

O presidente da Cohapar ainda destacou que o papel do governo é oferecer moradias de qualidade mas também colaborar para que os agentes econômicos possam produzir e fazer com que o Paraná torne-se cada vez mais próspero. "Estamos escrevendo um novo capítulo na história do Paraná", concluiu. 

 

Valter Vanzella, diretor presidente da Frimesa afirmou que a falta de mão de obra local é um problema comum entre as cooperativas da região Oeste. "As cooperativas desenvolveram grandes parques industriais que demandaram muita mão de obra e que vai além do que cada cidade pode oferecer, por isso buscam na região pessoas para trabalhar em suas indústrias", disse.

 

Vanzella afirmou que ter a parceria com o Governo do Estado para construir moradias é muito importante. "Nós das cooperativas temos um problema e a Cohapar tem o conhecimento para resolver este problema. Tenho certeza de que esta foi a primeira reunião de uma grande parceria que teremos aqui na região Oeste", destacou.

AMOP

Depois foi a vez da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) receber em sua sede em Cascavel os deputados e a equipe da Cohapar. Na reunião que contou com a presenças de vários prefeitos, foi possível conhecer novos programas do Governo do Estado que beneficiarão as administrações municipais.

 

Dentre os programas estão “Moradia para Servidores Públicos” e o “Fundo de Combate à Pobreza”. “São dois programas que vão colocar o Paraná na vanguarda, vamos continuar atendendo famílias carentes e ainda vamos atender os funcionários que fazem o serviço público funcionar”, disse.

 

Prefeitos da AMOP recebem projetos da Cohapar para a região Oeste

Lupion destacou que a Cohapar tem obrigação de ser parceira dos municípios. "O Estado tem que dar o suporte para que os municípios possam levar benefícios para a população e para viabilizar obras que melhorem a qualidade de vida. A Cohapar precisa de vocês para que possamos viabilizar ainda mais moradias para a região Oeste", afirmou.

 

Edgar Bueno, prefeito de Cascavel, destacou que o trabalho do Governo do Paraná é exemplar para o resto do Brasil. "Com a crise pela qual o País está passando, achávamos que os investimentos em habitação iam acabar. Mas agora o Governo do Paraná nos apresenta novos programas e vamos juntos continuar trabalhando para levar moradias para a população", disse.

 

Marcel Micheletto, prefeito de Assis Chateaubriand e presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) disse que é importante um encontro como este para a troca de informações. "A Cohapar nos apresenta novas oportunidades para que possamos levar os programas que realmente atendem as demandas da nossa população, levando mais qualidade de vida a quem precisa", afirmou. 

 

Jucerlei Sotoriva, prefeito de Santa Helena e vice-presidente da Amop, elogiou a atuação da Cohapar em todo o Estado. "Sabemos que a Companhia tem uma equipe comprometida e que está ajudando a levar desenvolvimento a todas as regiões do Estado e, principalmente, para o Oeste. Temos uma expectativa muito grande de que o Paraná continue tendo um programa habitacional eficiente", disse.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Bassani
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Banner Einstein