banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Abertura das três calhas vira atração e Itaipu bate recorde de visitação
  Data/Hora: 23.nov.2015 - 7h 54 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Mais de 10 mil pessoas lotam os mirantes para ver o espetáculo

 

Fotos das três calhas: Alexandre Marchetti e Rubens Fraulini/ Itaipu Binacional - A abertura das três calhas do vertedouro da hidrelétrica de Itaipu, na fronteira do Brasil com o Paraguai, atraiu um público recorde à usina. Até as 17h deste domingo, 22, mais de 10 mil pessoas passaram pela atração. A vazão nas 14 comportas passou de 11 mil metros cúbicos de água por segundo, o equivalente ao volume médio de oito Cataratas do Iguaçu. Essa água é excedente, isto é, não pode ser usada para a geração de energia elétrica, porque o reservatório está no nível máximo.



Nos dois lados do atrativo, em Foz do Iguaçu, no Brasil, e em Hernandárias, no Paraguai, moradores da região e turistas de todos os cantos do mundo lotaram os dois mirantes do vertedouro para registrar em imagens o vertimento, que virou uma grande atração.



Munidos de câmaras fotográficas, smartphones e paus de selfies, cada um procurava o melhor espaço para garantir o ângulo perfeito, mas o que importava mesmo era caber na foto.


 

Só pelo Centro de Recepção de Visitante do lado brasileiro da usina, 6.251 turistas fizeram o passeio. Para atender ao grande fluxo de visitas foram colocados ônibus extras. A procura superou a expectativa. Para o superintendente de Comunicação Social, Gilmar Piolla, que também é presidente do Fundo Iguaçu, o movimento surpreendente deste domingo mostra uma grande aproximação de Itaipu com a região.

 

“A cada evento, os moradores tem comparecido em grande número. Organizamos uma logística especial para atender turistas e moradores de Foz e região. Mais de 25 ônibus foram mobilizados para fazer o leva e traz das pessoas até do Mirante Central até o vertedouro”.



 

O aposentado Ivo Santos, que trabalhou durante 35 anos na usina e viu pela primeira vez o vertedouro aberto, em 1982, fez questão de trazer a família inteira para assistir ao vertimento com três calhas abertas. Acompanhado da mulher, Cristina, da filha, Keila, do genro, Fábio, e do netinho, Pedro Otávio, ele reviveu um pouco aquele acontecimento.



“É como se eu tivesse voltado no tempo. Naquela época, eu estava trabalhando e foi bem impactante, ver aquele vertimento. Hoje, estou aqui com a minha família reunida, é uma emoção diferente, mas Itaipu sempre no surpreende, ainda mais numa oportunidade como essa. Não poderia perder”, afirmou Ivo.  A filha disse: “É uma grande emoção estar aqui com o meu pai, que trabalhou tantos anos nessa empresa. Já tínhamos vindo aqui para passear, mas nunca tínhamos tido a sorte de ver as três calhas abertas. É incrível”. Dona Cristina resumiu: “Sou apaixonada por Itaipu”.



Para a cirurgiã dentista Luciana Mattias, de Foz do Iguaçu, que viu na fanpage da Itaipu a informação de que o vertedouro estaria com as três calhas abertas, esse era um convite irrecusável para visitar o atrativo. Acompanhada da filha, Amanda, veio assistir ao espetáculo e ficou maravilhada. “Achei que seria uma oportunidade única. Não queria perder de jeito nenhum e valeu muito a pena.” Amanda complementou: “ Não imaginava a força da água. De perto é bem diferente do que ver pela televisão ou em fotografia. Ao vivo pé muito mais bonito”.



O corretor Rudinei Carboni, a esposa, Vilma, e o afilhado Samuel, também aproveitaram o domingo de atração no vertedouro para um passeio em família.  Eles nunca tinham visitado a usina de dia – só foram em um evento à noite. Eles ficaram maravilhados com o espetáculo das águas. Desde que souberam que o vertedouro estaria com as três calhas abertas, se programaram para ver o atrativo. Até deixaram outros compromissos para trás, mas não se arrependeram. “A gente não sabe quando isso vai voltar a acontecer, melhor é garantir agora”, disse Vilma. Os três adoraram o passeio.



A turista alemã Annelie Heyn, que está visitando o Brasil pela primeira vez, está encantada com o País. “Eu não podeia estar mais feliz, além de encontrar tanta gente hospitaleira, tenho a sorte de vir para a Itaipu num momento raro como esse. É maravilhoso. Vou recomendar esse passeio para todos que conheço”, disse.

 

Vertimento
A Itaipu abriu as três calhas neste domingo para testes operacionais. O vertimento começou às 10h e prosseguiu até pouco mais das 14h. O máximo de vertimento chegou a 11.158 metros cúbicos de água por segundo, pela manhã. A vazão permanece em uma das calhas pelo menos pela próxima semana.

 

Turismo Itaipu
A usina de Itaipu é uma atração por si só, um passeio que vale a pena ser feito em qualquer época do ano.  Outras informações podem ser conferidas no site https://www.turismoitaipu.com.br/pt/ingressos

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Bassani
Banner violência se limite
Banner emprego
Banner Mirante
Banner Einstein
Banner pedrão 2018