banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Itaipu promove uma série de melhorias em trechos da Avenida Tancredo Neves
  Data/Hora: 25.nov.2015 - 6h 20 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Principais mudanças são instalação de faixas elevadas para pedestres, novo calçamento, sinalização horizontal e ajuste na velocidade da via.

 

Fotos: Alexandre Marchetti / Itaipu Binacional - Se a chuva dos últimos dias der uma trégua, a Divisão de Infraestrutura e Manutenção da Itaipu Binacional pretende concluir no começo da próxima semana uma série de melhorias em dois pontos movimentados da Avenida Tancredo Neves, principal via de acesso à usina hidrelétrica.

 

A mudança mais visível é a instalação de faixas elevadas para travessia de pedestres, uma em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil Dom Olívio Fazza (já concluída), próximo ao acesso do Jardim Porto Belo, e outra ao lado do condomínio residencial Terra Nova.

 

 

Também está em execução nos dois pontos da avenida a instalação de calçadas tipo paver, com piso tátil, guarda-corpos e nova sinalização horizontal. No total, serão cerca de 460 metros quadrados de calçamento e 350 metros lineares de proteção.

 

Outra novidade será a instalação de postes com sinalização intermitente, para alertar o motorista das passagens elevadas – a área está preparando uma requisição de compra para adquirir o equipamento luminoso.

 

A velocidade máxima na avenida também foi reduzida para 60 km/h – apenas um pequeno trecho da Tancredo, de aproximadamente 800 metros, da entrada da Vila B à Igreja São José Operário, permanecerá com velocidade de 80 km/h.

 

 

O gerente da Divisão de Infraestrutura e Manutenção de Itaipu, Valdecir Maria, explicou que o objetivo das mudanças é dar mais segurança para motoristas e pedestres, atendendo demandas apresentadas pela própria comunidade e observadas pelas equipes técnicas de Itaipu.

Nos últimos anos, com a abertura de novos centros de educação – como a Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila) –, empresas e condomínios residenciais, o fluxo de veículos na avenida tem aumentado constantemente.

 

“A comunidade cresceu muito no entorno da avenida, que é o principal acesso à usina de Itaipu, e buscamos ajustar [os equipamentos viários e a sinalização] conforme a demanda se modifica”, afirmou. Segundo ele, por causa das obras e consequente movimentação de trabalhadores na pista, é necessário que os motoristas fiquem atentos para evitar acidentes.

 

 

Outras melhorias

Além dos dois pontos da Tancredo Neves em obras, na sequência está prevista a instalação de uma faixa elevada em frente à Escola Municipal Ponte da Amizade, próximo ao trevo da BR-277. “Nós vamos aproveitar a lombada [simples] que já existe no local para instalar a faixa elevada nos dois sentidos da avenida”, antecipou Valdecir Maria.

 

A baixada próxima ao Ecomuseu de Itaipu vai ganhar um quebra-molas – que, no futuro, poderá ser substituído por uma lombada eletrônica. O objetivo da medida é reduzir a velocidade dos veículos que trafegam naquele ponto da avenida, o que tem gerado muita reclamação dos moradores.

 

A Itaipu pretende ainda reavaliar todas as faixas de pedestres ao longo da Tancredo Neves, especialmente em frente aos pontos de ônibus. A intenção é remover essa sinalização nos locais em que o fluxo de pedestres é baixo.

 

“Tivemos uma audiência pública e esse foi um pedido da própria comunidade”, disse Valdecir Maria. Segundo ele, muitos motoristas ainda não têm o hábito de parar os veículos nas faixas, e dar preferência ao pedestre, o que gera confusão e risco de acidentes.

 

Outra mudança prevista é um ajuste no acesso para pedestres nas proximidades da ponte do Rio Almada, para evitar que pedestres e ciclistas trafeguem pela avenida. “Essa via é muito utilizada pelo pessoal que caminha na região, mas na ponte há um estreitamento, nas cabeceiras junto ao acostamento, nos dois sentidos, que, por questões de segurança, pretendemos corrigir”, comentou o gerente.

 

Por ser o principal corredor de acesso à usina hidrelétrica, a manutenção da avenida está sob responsabilidade da binacional. “Nós também somos usuários da avenida e observamos essas necessidades. Felizmente, nosso cronograma [de obras e melhorias] bate com o que a comunidade tem solicitado”, concluiu Valdecir Maria.

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,3 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de cerca de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego