banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
JOGOS VORAZES: UM DESFECHO NADA DESPRETENSIOSO
  Data/Hora: 26.nov.2015 - 7h 44 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

26.11.15    

Fonte: Tribuna da Imprensa - IGOR MENDES -
 
Deixo de lado, por ora, a nossa política cotidiana, por vezes mais absurda do que qualquer ficção, para tratar da conclusão da quadrilogia “Jogos Vorazes”, recentemente chegada às telas do cinema. O filme, baseado em livro homônimo, teve inegavelmente bons momentos, parecendo lançar doses razoáveis de senso crítico num público amplo e carente de maiores reflexões.
 
 
Sua conclusão, entretanto, é mais do que frustrante, como normalmente acontece nesses casos, aliás. É a própria negação –negação radical, quase desenhada, forçada –de tudo o que se disse anteriormente.
 
 
Katniss Everdeen, a sobrevivente dos “Jogos” e do “Massacre Quaternário”, porta-voz e símbolo da Revolução contra a Capital (expressão máxima da tirania) termina seus dias mais alienada do que nos tempos em que caçava com seu amigo pelos campos, indiferente às causas da vida miserável que levava. A revolucionária encontra a felicidade nos braços do “ser amado”, Peeta, um dos personagens mais artificiais da série, e dos filhos.
 
 
A combativa estória tem, assim, um final propaganda de margarina, e dos mais clichês. Um final que sucumbe, como bem disse um crítico, à “tirania da felicidade hollywoodiana”.
 
 
Mas o pior não é isso. Após narrar a Rebelião dos distritos –cada um representando uma classe social, indo dos mais abastados até os oprimidos e explorados pela Capital –e colocar mulheres em posições-chave da resistência, discutindo como regimes brutais valem-se da “propaganda” para anestesiar as massas, temas portanto de grande atualidade, o filme conclui com a clara mensagem de que nada valeu a pena. A rebelião, o sangue derramado, a luta contra a tirania, tudo sequestrado por “lideranças” que queriam apenas colocar-se no lugar das outras. De fato, a mensagem de Jogos Vorazes é a invencibilidade da Tirania, a impossibilidade de se derrotar os regimes de opressão, pois que ancorados sobre a própria “natureza humana”. O que nos resta é aceitar essa “natureza”, portanto, e cuidarmos cada um de si...
 
 
Lideranças revolucionárias podem trair, sem dúvida, mas no filme isso é apresentado de forma grotesca, escrachadamente maniqueísta. Em questão de minutos a firme Alma Coin, coração da resistência do Distrito 13, o bastião da insurgência, converte-se num novo Snow, chegando a propor a reedição dos Jogos Vorazes, símbolo máximo do regime finalmente derrubado (!). Ainda que Coin fosse uma fria manipuladora, e talvez ainda mais por isso, não cometeria um erro tão crasso, praticamente no dia seguinte da conquista do Poder. Essa construção, realmente, subestima a inteligência do telespectador.
 
 
O diálogo entre Katniss e o Presidente Snow, já prisioneiro, também é bizarro. O tirano odiado é encarado por uma Katniss fria, que não parece estar diante do inimigo de toda a vida, que em algumas palavras desvenda –por amor à verdade? –a trama ardilosamente construída por Coin. Sua morte, nas mãos da população, é das raras coisas boas nesse filme.
 
 
No fim, a conclusão necessária: a “indústria cinematográfica”, desde sempre uma arma de guerra do imperialismo, não gastaria milhões de dólares para produzir e promover um filme que exaltasse valores como solidariedade, resistência, indignação. Nem que fosse no futuro pós-apocalíptico, num país remoto chamado Panem...
 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Bassani
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego