banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Marechal Cândido Rondon ganhará a primeira filial de incubadora de empresas do PTI
  Data/Hora: 22.jan.2016 - 20h 2 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

 

Instalação aproveita o potencial tecnológico dos empreendimentos do munícipio, que representam maioria entre as incubadas não residentes no PTI

 

 

Fotos: Alexandre Marchetti - A cidade de Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná, foi escolhida para receber a primeira filial da uma incubadora de empresas do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). A instalação da primeira estrutura física da incubadora fora da matriz, localizada na sede do parque, na usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, foi oficializada nesta quinta-feira (21), com a assinatura de um convênio entre o PTI e a prefeitura de Marechal Cândido Rondon.

 

A cerimônia ocorreu no auditório da prefeitura, às 10h. Participaram da solenidade o diretor-superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo; o prefeito de Marechal, Moacir Froehlich; o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Guido Herpich; e o presidente da Coordenação das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), Sérgio Antonio Marcucci; além de outras autoridades e de representantes das incubadas. Após a assinatura, eles seguiram para o prédio onde ficará a filial.

 

“O convênio assinado hoje é resultado do trabalho de empreendedores e de seus projetos de base tecnológica, com modelos de negócios extremamente interessantes e com grande potencial de mercado”, disse Juan Sotuyo.

 

De acordo o diretor-superintendente, esta é apenas a primeira expansão da Incubadora Santos Dumont – nome da incubadora empresarial do PTI – para as cidades de região. Outras, como Cascavel e Toledo, também estão em estudo, mas não há prazo definido para conclusão.

 

Para Moacir Froehlich, a incubadora representa um grande avanço para a cidade, que deve despontar na área da tecnologia. “Nossa região é tradicionalmente produtora de grãos e ligada à agricultura e pecuária, mas devemos despontar também no campo da tecnologia ao incubar empresas que proporão novos campos de empreendedorismo”, disse.

 

A incubadora funcionará no antigo Colégio Sesi, em uma região estratégica, próxima à entrada do município. O espaço total é de 3.649 m², sendo 900 m² de área construída, incluindo um prédio de dois pavimentos (600 m²) e um amplo galpão (300 m²).

 

A previsão é que as empresas possam se instalar a partir de março, após reforma para adequação do espaço. A instalação dos equipamentos ficará a cargo das incubadas.

 

A intenção é desenvolver, especialmente, projetos ligados à vocação do município, voltada ao agronegócio, e também estimular inovações nos setores de energia, água, gestão e tecnologia da informação e da comunicação.

 

No local, será mantida uma equipe da prefeitura e da incubadora para que haja um acompanhamento permanente da metodologia da Fundação PTI.

 

Mais espaço para crescer

Inicialmente, a filial atenderá quatro empresas do município. Elas já são incubadas no PTI, mas não estão instaladas fisicamente no parque tecnológico e funcionam em local cedido ou alugado. São as chamadas ”empresas não residentes”. Nesta modalidade, as rondonenses são maioria entre as incubadas da Santos Dumont. Das cinco incubadas, apenas uma é de Cascavel.

 

As beneficiadas serão a Biofábrica Apoena, produtora de insetos para alimentação de peixes, aves, aranhas e répteis; a Rondotec, desenvolvedora de equipamentos de transmissão wireless e controle de redes; a Vivetech Agrociências, especializada em biotecnologia para a produção vegetal; e a FR Indústria Eletromecânica, que desenvolve e fabrica equipamentos eletromecânicos.

 

Com a transferência para este novo polo, elas terão espaço para empreender e ampliar sua produção no período que ainda resta de incubação. O prazo total é de três anos.

 

Rondotec e Vivetch ainda têm um ano pela frente, porque estão incubadas há dois. Para a Biofábrica Apoena e a FR Indústria Eletromecânica o tempo restante é maior – elas estão ligadas à incubadora há apenas um ano.

 

Todas as empresas participam de capacitação e consultorias para o planejamento comercial, financeiro e de marketing. Elas também aprendem como internacionalizar a empresa, captar recursos e clientes, inovar em seus produtos e serviços e as regras para registro de marcas e patentes.

 

Na matriz, em Foz do Iguaçu, são 16 incubadas. Nove delas estão em atividade e as outras sete começam a operar até o início de fevereiro.

Desde 2006, quando foi criada, a Incubadora Santos Dumont já recebeu 220 empreendimentos.

 

Benefício em boa hora

A Biofábrica Apoena é uma das beneficiadas pela instalação da filial em sua cidade de origem. Hoje, a bioindústria funciona em uma área de cerca de 40 m² cedida pela Unioeste/Marechal, no laboratório da instituição. Neste espaço reduzido elas produzem 50 mil grilos por mês, entre outros insetos. Eles alimentam os animais do Parque das Aves, em Foz do Iguaçu.

 

“Com a mudança, poderemos ampliar nossa produção”, celebra Daliana Uemura, pesquisadora e proprietária da Biofábrica Apoena. “Temos engatilhado um projeto de farinha de inseto, também com apoio do PTI, e esperamos aumentar milhares de vezes nossa produção e atender a demanda de outras instituições e zoológicos”, completou.

 

A Vivetech passa por um desafio semelhante. A empresa de biotecnologia, desenvolvedora de técnica de clonagem de mudas, pretende evoluir sua produção até a escala comercial.

 

A limitação espacial e a necessidade de dispor de equipamentos específicos para esta finalidade são entraves na atualidade, que os sócios pretendem transpor nesta nova fase do empreendimento.

 

“Nossa proposta é ir além da produção de mudas e trazer todo setor junto”, disse Douglas André Streinmacher, engenheiro agrônomo e cofundador da Vivetech Agrociências. “Até chegarmos à produção comercial de mudas vamos gerar muitos produtos específicos para este setor, como é o caso de um biorreator no qual estamos trabalhando, para escalonamento da produção.”

 

Mais empreendimentos

Mais adiante, o número de empreendimentos incubados na filial de Marechal Cândido Rondon deve ser ampliado. Novos editais deverão ser abertos para a seleção de novos parceiros de negócio. A previsão é que os novos incubados atuem em 2017, segundo a analista de negócios da Incubadora Santos Dumont, Drieli Godoy Monteiro Coutinho.

 

Nesta primeira fase, a filial trabalhará com a mesma metodologia aplicada na matriz. Para o futuro, a ideia é tornar a incubadora independente. A cidade oferece potencialidade para isso. Com uma população de quase 50 mil pessoas, o município de 748 km² é um celeiro de negócios.

 

A cidade é sede administrativa da Copagril, cooperativa cujo faturamento ultrapassou R$ 1 bilhão em 2014. Em seu território estão instaladas indústrias como a Sooro, primeira produtora de proteína de leite do Brasil.

Laços fortalecidos

A iniciativa estreita ainda mais as relações do município com o PTI e a Itaipu, parceiros no projeto do Condomínio de Agroenergia para Agricultura Familiar Ajuricaba. O empreendimento, formado por 33 produtores, transforma resíduo orgânico de origem animal em biogás, com suporte do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), ligado ao PTI.

 

A ida da incubadora até a região também está alinhada à missão de Itaipu, que tem entre os preceitos o estímulo ao desenvolvimento territorial sustentável.

 

Para Sotuyo, a iniciativa tem apelo transversal, porque abarca todo o processo de desenvolvimento territorial com o qual Itaipu está envolvida. “Isso passa pelas questões ambientais, tratadas pelo Programa Cultivando Água Boa, pelo desenvolvimento econômico sustentável, do Programa Oeste em Desenvolvimento, pelas ações educacionais e culturais com os municípios da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) e tem relação com o fortalecimento das entidades representativas do território.”

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,31 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de cerca de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75 % do Paraguai. Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Banner Mirante
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite