banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Seminário de formação pedagógica da UNILA discutirá políticas de graduação e processos formativos
  Data/Hora: 29.fev.2016 - 14h 31 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Nos dias 2 e 3 de março, será realizado o “1º Seminário de Formação Pedagógica da UNILA: práticas e desafios da Educação Superior", com duas mesas de debate e uma oficina de trabalho.

 

As atividades se concentrarão no auditório da Unidade Jardim Universitário e reunirão professores e pesquisadores da área de educação superior. Os debates serão voltados a docentes, técnicos, pesquisadores, acadêmicos e profissionais da área, mas o evento é aberto a comunidade em geral. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site inscreva.unila.edu.br. São 230 vagas e a carga horária certificada será de 12 horas. A programação completa do evento está disponível aqui.

 

"Para iniciar o ano, temos esta proposta de debater a educação superior, percebendo o contexto nacional e internacional no que concerne, por exemplo, ao papel da educação superior. A proposta, ainda, é debater o processo formativo, as metodologias de aprendizagem e a importância da formação continuada", explica o assessor da Reitoria, Geraldino Alves.

 

As atividades terão início às 14h30, com a solenidade de abertura que contará com a presença do reitor da UNILA, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, e do pró-reitor de Graduação, professor Eduardo de Oliveira Elias. Na sequência, às 15h, terá início a mesa "A Universidade e o Ensino Superior contemporâneo", com as professoras Liliam Faria Porto Borges, pró-reitora de Graduação da Unioeste; e Gilda Cardoso de Araujo, professora da Universidade Federal do Espírito Santo. A mediação ficará por conta da professora Roberta Traspadini, que é docente do curso de Relações Internacionais e Integração da UNILA.

 

O evento será um espaço inicial de reflexão e problematização de questões que permeiam o ensino e a aprendizagem na graduação, tendo em vista a universidade contemporânea, as inovações na educação superior e a permanência do discente em prol da qualidade e da pertinência social da Instituição”, coloca a pedagoga da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da UNILA, Débora Villetti Zuck.

 

O segundo dia terá início com a oficina de trabalho sobre Processos Formativos no Ensino Superior, que abrangerá dois painéis de discussão: "Método dos trezentos: Aprendizagem ativa e colaborativa", com o professor Ricardo Ramos Fragelli, docente da Universidade de Brasília; e “Encaminhamentos metodológicos para qualificar a ação docente no ensino de graduação”, com Vanice Scholosser Sbardelotto, que é professora e assessora pedagógica da Unioeste. Esta atividade iniciará às 8h30 e terá mediação da professora Maria Leandra Terencio, do curso de Medicina da UNILA.

 

A mesa de encerramento, "Inclusão social na Universidade: A educação como ação afirmativa", será às 14h e contará com os professores Dilvo Ristoff, diretor de Políticas e Programas de Graduação do MEC; e Roberto Leher, atual reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A mediação será do professor Waldemir Rosa, docente de Antropologia da UNILA e chefe do Departamento de Inclusão Social, Sustentabilidade e Tecnologias da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX).

Minicurso

Além dessas atividades, será realizado, na sexta-feira (4), um minicurso ministrado pela professora Gilda Cardoso de Araujo. São 40 vagas. As inscrições podem ser feitas também pelo sistema Inscreva. O minicurso será das 9h às 12h e trabalhará o tema "Plano Nacional de Educação, Sistema Nacional de Educação e a Formação de Professores: história, processos e desafios". A atividade será na Unidade do Jardim Universitário, sala G-204. O minicurso é aberto a docentes, técnico-administrativos em educação e estudantes dos cursos de licenciatura. A organização da atividade será feita pelo Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica (COMFOR/UNILA).

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Bassani
Banner Mirante