banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
13ª edição do Encontro CAB discutirá temas ambientais globais e sua relação com o território do programa
  Data/Hora: 16.mar.2016 - 5h 42 - Categoria: Foz do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

Evento contará com a participação de governos que estão reproduzindo a metodologia do Cultivando Água Boa no Brasil e no exterior

 

Premiado pela ONU-Água em 2015 como melhor prática de gestão da água, o programa Cultivando Água Boa (CAB), da Itaipu Binacional e de centenas de parceiros da Região Oeste do Paraná, promoverá a partir desta quinta-feira (17), a 13ª edição do encontro anual do programa, que neste ano terá o tema Celebrando o Prêmio ONU-Água. 

 

Além de representantes dos 29 municípios (28 do Paraná e um do Mato Grosso do Sul) beneficiados pela iniciativa, o encontro contará também com a participação de outras localidades que estão reproduzindo a experiência do CAB no Brasil (como Distrito Federal e Minas Gerais) e no exterior (como Uruguai, Paraguai, República Dominicana e Guatemala).

 

A programação principal será a partir de quinta-feira (17), no Hotel Rafain Palace, em Foz do Iguaçu. Porém, já nesta quarta-feira haverá dois eventos técnicos realizados na Itaipu. O primeiro deles irá discutir a avaliação da contaminação das águas por agrotóxicos. O segundo, o monitoramento reprodutivo como ferramenta para a conservação dos recursos pesqueiros. 

 

Outro evento prévio será na quinta-feira de manhã, no Rafain Palace, com as oficinas temáticas do CAB. Cada oficina reúne técnicos, parceiros e participantes dos diferentes projetos do programa (como agricultura orgânica, plantas medicinais, coleta seletiva, cidades sustentáveis etc.). O objetivo é avaliar as ações e sugerir melhorias.

 

A abertura oficial do encontro está programada para as 15 horas de quinta-feira, no Hotel Rafain. Entre as principais autoridades que confirmaram presença estão o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga (que participa da programação na manhã do dia 18), o representante do Itamaraty, José Antonio Marcondes de Carvalho, o coordenador regional do Programa Hidrológico Internacional (PHI) da Unesco, Miguel Doria, a representante do PNUD, Maristela Baioni, a coordenadora regional da FAO, Jéssica Casaza, o filósofo e escritor Leonardo Boff e a ex-coordenadora do programa Década da Água, da ONU, Josefina Maestu, além de diretores da Itaipu.

 

Os diversos temas que serão discutidos ao longo da programação têm em comum a relação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos a partir da Conferência Rio 20, e as metas de redução de emissões dos gases de efeito estufa acordadas em Paris, durante a COP 21. 

 

Conforme explica o diretor de Coordenação da Itaipu, Nelton Friedrich, responsável pela gestão geral do CAB, muitos dos pontos abordados pelo programa estão em consonância com esses acordos planetários e vêm sendo trabalhados desde 2003, quando a Itaipu lançou a iniciativa.

 

O eixo principal do programa é a qualidade e a quantidade da água (tema que é transversal a vários dos ODS), mas o CAB também aborda a preservação dos solos e da biodiversidade, além de promover a adoção de novos modos de produção e consumo mais sustentáveis. “O principal diferencial do programa, que tem atraído outros governos do Brasil e do exterior a adotarem a metodologia, está na gestão inovadora, com participação direta das comunidades atendidas”, explica Friedrich. 

 

Em 13 anos de execução em 29 municípios, o CAB já está presente em 217 microbacias hidrográficas, promovendo a recuperação de passivos ambientais com a proteção de nascentes e matas ciliares, readequação de estradas rurais, conservação de solos e outras medidas. O programa também conta com ações específicas, voltadas a segmentos vulneráveis como catadores de materiais recicláveis, indígenas e jovens em situação de risco social.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Bassani
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite