banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Em Aula Magna na UNILA, Pepe Mujica fala sobre integração da América Latina e participação dos jovens nesse processo
  Data/Hora: 17.mar.2016 - 6h 28 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar
Em aula magna de abertura do ano letivo da UNILA, o senador e ex-presidente do Uruguai, José Alberto Mujica, chamado carinhosamente de Pepe Mujica, falou sobre os desafios da integração na América Latina.
 
 
A aula foi proferida na manhã da última terça-feira (15), no Cineteatro dos Barrageiros, para cerca de 1.100 pessoas - outras 300 acompanharam a palestra de um pavilhão ao lado, onde foi instalado um telão. O evento também foi transmitido online e está disponível no canal da UNILA no Youtube (https://www.youtube.com/user/younilatube). Mujica veio a Foz do Iguaçu a convite da UNILA, Itaipu Binacional e Parque Tecnológico Itaipu. Antes, concedeu entrevista coletiva a veículos de imprensa do Brasil e do exterior, acompanhado do reitor da UNILA, Josué dos Passos Subrinho, e do representante-geral do Mercosul, Florisvaldo Fier - o Dr. Rosinha -, que apoiou a vinda de Mujica à cidade.
 
 
 
Acompanhado pela esposa, a senadora uruguaia Lucía Topolansky, Mujica deu boas-vindas aos acadêmicos e à comunidade universitária, lembrando que esta geração nasceu em uma época de intensa troca de informações, do conhecimento digital e da internet. "Terão amigos a distância, que sequer conhecem. Vão gerar conhecimentos, também a distância. Viverão em um mundo de multidões, conhecerão a dor e a solidão dentro da multidão. E terão responsabilidades", disse.
 
 
Mujica lembrou a história da integração dos povos na América Latina. "Nossa história como latino-americanos começou há 35 ou 40 mil anos, quando um punhado de pessoas cruzou o estreito de Behring. Levou um tempo até chegar à Terra do Fogo. Depois, fomos o impacto de nações feudais, que saíram para colonizar e não para descobrir o mundo, e trouxeram consigo sua cultura feudal", sintetizou o ex-presidente.
 
 
 
De acordo com Mujica, por um período de aproximadamente 200 anos os países latino-americanos não se conheciam. Não existiam fluxos significativos, nem de pessoas, nem de comércio. "Nossas economias e relações estavam voltadas a outras partes do mundo. No campo da educação, por exemplo, o Brasil só teve uma universidade por volta de 1920. O que pensava a oligarquia brasileira? Mandava seus filhos estudar na Europa", disse. E dessa forma, lembra ele, a integração latino-americana acontecia com a Europa.
 
 
Em relação à política, Mujica afirmou que os agentes políticos devem se sobrepor aos econômicos, responsáveis pela desintegração. "Há muitos lutadores sociais e políticos na história da América, que discutiram formas de integração. Mas a economia não dá bola a poetas, a filósofos e, muito menos, a governantes", coloca. Por fim, lembra da importância do tempo e da vida em nossa sociedade. "O bem mais precioso que temos é a vida. Quando você compra algo, não compra com dinheiro, e sim com o tempo de sua vida que dedicou para conseguir esse dinheiro. Melhor não viver para pagar contas. É necessário lutar para que todos da sociedade trabalhem menos horas e por mais justiça", colocou.


Após a aula inaugural, Mujica cumpre agenda de atividades com a direção da Itaipu. Ele retorna ao Uruguai no dia 17.
 

 

04.jpg

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Banner emprego
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Bassani