banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
UNILA recebe credenciamento para ofertar cursos de especialização a distância
  Data/Hora: 18.mar.2016 - 17h 47 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

A implantação da modalidade de ensino a distância na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) ganhou impulso com duas decisões recentes.

 

A primeira foi o parecer favorável do Conselho Nacional de Educação e Conselho de Educação Superior (CNE/CES) ao credenciamento da UNILA para oferta de cursos de pós-graduação lato sensu a distância. O posicionamento foi publicado no Diário Oficial da União, em fevereiro. A segunda decisão foi a criação do Núcleo de Ensino a Distância (NEaD) da Universidade. A portaria que instituiu o Núcleo foi publicada na última semana.

 

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação a Distância (NEaD), professora Jorgelina Tallei, a aprovação pelo CNE/CES contribui para a consolidação do NEaD na UNILA, processo que teve início no ano passado. "Estamos, agora, iniciando definições quanto à infraestrutura, equipe, parcerias e quanto aos primeiros cursos que serão conduzidos na Instituição", explica a professora.

 

O Núcleo deve ser instalado em salas do Jardim Universitário ainda no primeiro semestre. Serão duas salas administrativas e um estúdio para gravação de videoaulas. Há processo de seleção em andamento para composição da equipe, que terá como responsabilidade a consolidação do Núcleo e a implementação de cursos de curta duração - de extensão, capacitação ou aperfeiçoamento. "Alguns docentes e técnico-administrativos já comunicaram sobre a necessidade de adotarem a modalidade de educação a distância em suas atividades. Dessa forma, pretendo que o NEaD contribua com o desenvolvimento de alguns cursos na UNILA", pontua.

 

Além disso, a professora comenta que devem ser efetivadas atividades relativas a diversas parcerias já formalizadas. A parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), por exemplo, prevê integrar uma equipe que desenvolva os chamados Recursos Educativos Abertos (REA). A parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) prevê auxílio mútuo em cursos a distância. Um edital deverá ser lançado, ainda, para seleção de novas propostas a serem executadas via o NEaD.

 

"Acredito muito na modalidade a distância para a UNILA. A partir dela, podemos ampliar a comunicação e o acesso entre a Universidade e outros espaços da América Latina. Podemos aproveitar profissionais que estão em outros países para que ministrem aulas, assim como o que for produzido aqui pode ser transmitido para alunos de outros lugares. Com certeza, contribui para ampliar e atender à vocação da UNILA", coloca.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Banner Mirante
Bassani
Banner emprego