banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
UNILA oferece dez vagas para Mestrado em Literatura Comparada
  Data/Hora: 28.mar.2016 - 15h 4 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da primeira turma dado Mestrado Acadêmico em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

 

O programa oferece dez vagas gratuitas, distribuídas em duas linhas de pesquisa: “Narrativas, Diásporas, Memória e História” e “Temas, Imagens e Transculturalidade”. O período de inscrições vai até o dia 3 de maio. Todos os requisitos e prazos estão disponíveis no Edital 01/2016, que pode ser acessado na página www.unila.edu.br/mestrado/literatura-comparada.

 

Podem candidatar-se brasileiros e estrangeiros, que tenham concluído a graduação ou estejam em vias de concluir, interessados em desenvolver investigações que se vinculem com as linhas de pesquisa do programa. “Antes de realizar a inscrição, os candidatos precisam solicitar ao docente o Formulário de Anuência. Para isso, é necessário encaminhar, ao e-mail institucional do professor, o resumo do projeto de pesquisa, que poderá aceitar o projeto ou indicá-lo a outro docente mais apto para orientar a pesquisa desejada”, explica o coordenador do mestrado, Antônio Rediver Guizzo. A lista do corpo docente está disponível no edital.

 

As inscrições devem ser realizadas por e-mail. A seleção é composta por análise do projeto de pesquisa e currículo. Os aprovados serão entrevistados, via Skype, por docentes do programa. O resultado final deve ser divulgado em 13 de junho e as atividades, que serão na Unidade Jardim Universitário, iniciam em agosto.

 

Reflexões estéticas do Sul

Aprovado pela Capes no fim de 2015, o Mestrado em Literatura Comparada da UNILA é um dos primeiros do país que se propõe a estudar, exclusivamente, as produções estéticas latino-americanas e caribenhas. “O mestrado se insere na missão institucional da UNILA de pensar a América Latina a partir da América Latina, fugindo um pouco das epistemologias da Europa e dos Estados Unidos. Pretendemos uma reflexão da estética do Sul”, explicou Guizzo.

 

O programa tem como área de concentração as "Poéticas e Narrativas Latino-Americanas" e suas linhas de pesquisa “Narrativas, Diásporas, Memória e História” e “Temas, Imagens e Transculturalidade”. Na primeira linha, podem ser propostas investigações sobre o alcance dos impactos do passado no mundo contemporâneo - memória, narrativas, documentos e trajetórias. Dessa forma, serão pesquisas sobre produção, expressões e dinâmicas das alteridades, no cenário étnico e antropológico da América Latina. Já a segunda dedica-se ao estudo de temas e imagens recorrentes na produção estético-cultural latino-americana, buscando as formas transculturais de representação estética da sociedade e dos problemas característicos da região

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Banner Einstein
Banner violência se limite