banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Schiavinato homenageia Albino Corazza Neto
  Data/Hora: 26.abr.2016 - 6h 8 - Categoria: Politica  
 
 
clique para ampliar

Schiavinato homenageia Albino Corazza Neto

O parlamentar está fazendo uma série de pronunciamentos sobre os ex-deputados estaduais por Toledo. 

 

Clóvis Pedrini Jr.

 

 

 

 

O deputado estadual José Carlos Schiavinato (PP) está realizando na Assembleia Legislativa do Paraná, uma série de pronunciamentos a respeito do legado dos ex-deputados estaduais pelo município de Toledo. Já foram lembrados Egon Pudell, Ernesto Dall’ÓgioJosé Ivo Alves da Rocha, Nelton Miguel Friedrich e Sabino Brasil Nunes de Campos.

 

            Na última segunda-feira (25/04) Schiavinato subiu à tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná para prestar uma homenagem ao legado político do ex-prefeito de Toledo por dois mandatos e ex-deputado Albino Corazza Neto.

 

Os últimos dois pronunciamentos serão sobre Elton Welter (2002-2015) e Duílio Genari (1990-2015), cujo sucessor foi o próprio Schiavinato.

 

“Para os registros nos anais da história, temos a obrigação de preservar a memória do povo paranaense e sempre que possível, prestar homenagem e lembrar o nome das pessoas do passado que dedicaram parte de sua vida para o desenvolvimento do Paraná por meio de atuação aqui na Assembleia Legislativa do Paraná”, comentou Schiavinato.

 

Albino Corazza Neto: de prefeito a deputado, de deputado a prefeito

 

Albino Corazza Neto nasceu em 04 de setembro de 1942 no distrito de Soledade, na cidade de Alto Alegre, Rio Grande do Sul. Casado com Cerenita Corazza, chegou em Toledo em 1968 para exercer a profissão de Técnico em Ciências Contábeis, depois formou-se em Direito em Passo Fundo, RS.

 

Participou ativamente do início da Paróquia Menino Deus, no Jardim Porto Alegre. Seu slogan de campanha para prefeito foi “A Comunidade no Poder”, condizente com o fim da ditatura militar.

 

Foi prefeito de Toledo de 1983 a 1988, sua vice-prefeita foi Dalva Weinert Nogueira. Neste mandato implantou as “indústrias e hortas comunitárias” que incentivavam a permanência do homem no campo.

 

Com o apoio do então Governador Alvaro Dias implantou-se em Toledo um projeto modelo de “microbacias”, com a finalidade de evitar erosões.

 

Criou a FUNDEC – Fundação de Desenvolvimento Comunitário que atendia famílias de baixa renda e os distritos com a implantação de calçamento e pedras irregulares. A Administração Municipal adquiriu a Usina Asfáltica e fundação da EMDUR, Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural. Instalou-se o Centro Cultura Oscar Silva, constuiu-se o edifício sede da ACIT e o Parque Ecológico Diva Paim Barth com projeto do arquiteto Enio Luiz Perin.

 

Elegeu-se deputado estadual para a 12ª Legislatura em 1991 já pelo PDT, Partido Democrático Trabalhista. Em 1993 afastou-se para assumir novamente a prefeitura de Toledo até 1996, junto com o vice, Ascânio Butzge.

 

Neste período instalaram-se em Toledo a Fiasul, a Cervejaria Colônia, a Unipar, a Prati-Donaduzzi e o Corpo de Bombeiros.

 

Albino Corazza Netto ainda foi vereador a partir de 1º de janeiro 2001. Hoje é um exímio produtor de uvas e contribui com a administração municipal com ideias como o Instituto 3C (Conhecer, Criar e Crescer) e a Cooperútil, uma cooperativa que explora o lixo como fonte de renda.

 

Assista o discurso na íntegra:  https://youtu.be/Wk1tw47TCl4

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Bassani
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein
Banner emprego
Banner pedrão 2018