banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Presidente da Cohapar, Abelardo Lupion, recebe homenagem nos 60 anos da Emater
  Data/Hora: 21.mai.2016 - 6h 48 - Categoria: Geral  
 
 
clique para ampliar
Família Lupion é homenageada pelos préstimos feitos no Estado no setor da agricultura. 

 
O Instituto Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Paraná), está comemorando 60 anos de atividades no Estado. Dentre as diversas atividades relacionadas ao aniversário, várias autoridades foram homenageadas em um almoço nesta terça-feira (20), na sede da empresa, em Curitiba. Entre os homenageados, a família Lupion, que foi representada pelo presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Abelardo Lupion.

 


A família Lupion foi importante na história do Paraná, principalmente na extensão rural, pois foi graças à visão progressista do Governador Moisés Lupion, em 1956, que o projeto ETA (Escritório Técnico de Agricultura) foi instalado no Paraná. Posteriormente, Abelardo Lupion, entre outras ações, foi um grande articulador da Frente Parlamentar da Agropecuária no Brasil e Pedro Lupion é atual presidente da Comissão de Agricultura Pecuária e Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Assembleia Legislativa do Paraná.

 


“É uma emoção muito grande receber essa homenagem porque foi meu avô, Moisés Lupion, que fundou a Emater quando foi Governador do Estado. Eu já sou a sexta geração de produtores rurais da minha família e esse reconhecimento pelos préstimos feitos ao setor agropecuário do Estado me tocou mais do que muitos prêmios que recebi, pois a Emater lembrou do seu criador, que foi meu avô. Graças à Emater, hoje temos as maiores cooperativas do Brasil e 51% dos produtos do Paraná saem dessas cooperativas”, comenta Abelardo Lupion.

 
Presente no evento, o Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), Norberto Anacleto Ortigara, ressaltou a importância da família Lupion para a agricultura paranaense. “Abelardo Lupion é um agricultor que teve uma vida dedicada à frente parlamentar da agricultura no Congresso Nacional, ajudando a construir políticas nesta área. Além disso, no governo de Moisés Lupion, houve uma dinamização da Emater, que apostou na estratégia de levar conhecimento ao homem do campo e que deu grandes resultados. Em função disso, a família Lupion é merecedora de toda a nossa homenagem”, afirma o Secretário.

 
A Emater - Fundada em 20 de maio de 1956, a Emater, conta atualmente com 1,2 mil funcionários, de mais de 40 categorias profissionais. Eles estão lotados nas unidades municipais que atendem a todos os municípios paranaenses, além de 22 unidades regionais e a unidade estadual. 

 

Além de executar ações de assistência técnica e promover a inovação tecnológica, o Instituto Emater também apóia e promove a articulação dos diversos segmentos do setor rural, em busca do desenvolvimento do estado. “Atualmente, a tarefa da Emater é buscar aumentar a riqueza no meio rural, ampliar a renda das famílias, diminuir as diferenças regionais, mitigar danos ambientais, promover a inclusão social e produtiva de um grande contingente de famílias que ainda dependem do estado para sua emancipação”, afirma o presidente da Emater, Rubens Ernesto Niederheitmann.


Att,

Assessoria de Comunicação
Companhia de Habitação do Paraná
(41) 3312-5816
www.cohapar.com.br  

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner emprego
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Banner Einstein