banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
IMEA-UNILA lança Revista Latino-Americana de Estudos Avançados
  Data/Hora: 16.jul.2016 - 8h 18 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

A Revista Latino-Americana de Estudos Avançados (RELEA) foi lançada, nesta quarta-feira (13), com a proposta de ser um veículo para o debate e a reflexão de temas ligados à América Latina, tendo como princípios a pluralidade de ideias e o estímulo à integração regional pelo conhecimento compartilhado em todas as áreas. Editada pelo Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA-UNILA), a revista é eletrônica, interdisciplinar, bilíngue e está disponível na página revistas.unila.edu.br/index.php/relea/index.

 


A RELEA terá periodicidade semestral e irá reunir textos em formato de dossiê. No primeiro número, a revista discute a relação entre África e América Latina, proposta da Cátedra Edison Carneiro: História Afro-Latino-Americana, criada em 2014. “O primeiro número da RELEA é um esforço de pesquisadores de diversas escolas trazendo diferentes abordagens a respeito de interseções entre a América Latina e a África, entre esses continentes e a Europa, discutindo questões sociais, culturais e de identidade”, explica o docente da UNILA e coordenador do IMEA, Alexandre Varella.

 


De acordo com sua política editorial, a RELEA só publica artigos originais, artigos de revisão e entrevistas sobre o mesmo tema. “Esse é o diferencial. A revista não publica artigos avulsos, sobre quaisquer assuntos, como faz boa parte das revistas que incorporam dossiês em seu editorial”, afirma Varella. Segundo o docente, a interdisciplinaridade concebida pela Comissão Editorial é "aberta e dinâmica, considerando que cada proposta de dossiê deve abarcar especialistas com formações peculiares e visões próprias em torno de problemas e soluções que sempre são locais e globais ao mesmo tempo”.

 


Os artigos desta edição foram organizados pelos professores Rodrigo Bonciani (UNILA) e Gustau Nerín (docente da UNILA até dezembro de 2015 e, hoje, na Espanha). “Pela sua característica temática e interdisciplinar, cada dossiê aprovado pela Comissão Editorial deve ter os seus organizadores atuando como editores. Eles são especialistas nos problemas tratados no número da revista”, explica o editor-chefe da RELEA, Samuel Adami, que também é professor da UNILA. A revista tem, ainda, um editor-adjunto - Marcelo Cézar Pinto (UNILA) -, uma Comissão Editorial, responsável pelas políticas editoriais e aprovação das propostas de dossiês e um Conselho Científico, formado por professores experientes em várias áreas do conhecimento. Além disso, os artigos publicados são avaliados por dois pareceristas externos.

 


África-América


Além de artigos de vários pesquisadores, o primeiro número da revista traz uma entrevista com o historiador brasileiro Luiz Felipe de Alencastro, fundador da Cátedra Edison Carneiro. Na entrevista, Alencastro diferencia os três grandes sistemas escravistas americanos - o dos Estados Unidos, o de Cuba e o do Brasil -, associando esse último ao espaço histórico do Atlântico Sul que incluía as Áfricas Ocidental e Central, Moçambique e a bacia do Rio da Prata. Alencastro analisa diferentes perspectivas e tendências historiográficas que se desenvolveram nas últimas décadas, o que favorece uma reflexão sobre a historicidade e atualidade do debate sobre as relações entre a África e as Américas.


 

Juntamente com seu lançamento, a RELEA abriu chamada de artigos para a segunda edição, que vai abordar um tema importante para a região: as questões ambientais que envolvem, particularmente, o bioma que entrecruza as nações do Mercosul. O comitê editorial da revista aprovou a proposta do professor Wagner Chiba e colaboradores para o próximo dossiê: histórico, realidade e desafios do Parque Nacional do Iguaçu (PNI). De acordo com o professor, o levantamento da biodiversidade do parque ainda é insuficiente e são necessárias mais discussões sobre a gestão turística e as barreiras burocráticas que interferem na atuação integrada com o Parque Nacional Iguazú, na Argentina, bem como sobre as ameaças da expansão urbana, agrária e da caça. Assim, a revista vai buscar um levantamento interdisciplinar das “atuações e atuantes no e do parque”. Os artigos podem ser encaminhados até 15 de setembro por meio do site da revista.


Legenda:
Foto 01: Primeira edição da revista aborda a relação entre África e América Latina

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Banner Einstein
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Bassani
Banner violência se limite