banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Polícia Federal indicia Reni Pereira por corrupção e peculato
  Data/Hora: 28.jul.2016 - 8h 25 - Categoria: Policiais  
 
 
clique para ampliar

Inquérido será enviado ao Ministério Público Federal, em Porto Alegre

 

Fonte: H2Foz - Polícia Federal (PF) indiciou nesta quarta-feira (27) o prefeito afastado Reni Pereira (PSB) pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva e peculato. O inquérito será remetido ao Ministério Público Federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre. Na conclusão da investigação, a PF reforça que o prefeito comandou uma “complexa organização criminosa” instalada na Prefeitura de Foz do Iguaçu.

 

Reni Pereira está preso em regime domiciliar desde o dia 14 de julho, quando  foi afastado da função pública. Desde então, seu cargo foi ocupado pela vice-prefeita Ivone Barofaldi (PSDB). As investigações conduzidas pela PF e o Ministério Público Federal durante a Operação Pecúlio apuram desvio milionário de recursos públicos. Pereira é acusado de ser o chefe de uma quadrilha que envolve 85 réus, todos denunciados à Justiça Federal.

 

Para a Polícia Federal, o grupo agia de forma articulada e com divisão de tarefas, com o intuito de obter vantagens ilícitas por meio de contratos e pagamentos referentes a serviços prestados e a produtos adquiridos pela Prefeitura Municipal junto às empresas que integravam o esquema ilegal. O inquérito da polícia aponta que servidores eram nomeados em cargos importantes da administração para operar a favor do grupo. Entre as provas policiais, estão diversos diálogos onde Reni Pereira e seus interlocutores tratam sobre as irregularidades reveladas pela PF.

 

Para o delegado federal Fabio Tamura, as investigações revelaram a existência de uma rede de corrupção sob a chefia de Reni Pereira. “As pessoas investigadas agiam de forma associada, compondo uma complexa organização criminosa, estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, com o objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagens de natureza econômica e pessoal”, diz a PF no inquérito.

 

O advogado Hussein Mohamad Cheiato informou que irá reunir-se com a defesa de Reni Pereira para definir a estratégia a ser adotada. Depois que o inquérito for encaminhado ao Ministério Público Federal do TRF4, caberá aos procuradores decidirem se apresentam denúncia à justiça ou pedem o arquivamento do processo. O MPF ainda poderá solicitar a complementação das informações às forças policiais responsáveis pela investigação.

 

Prisão em casa

Preso em sua residência, Reni Pereira está autorizado a receber visitas apenas de familiares e não pode utilizar telefones celulares ou internet, exceto  durante contatos com a defesa e com alguns membros da família. O TRF4 indeferiu pedido dos procuradores para a transferência do prefeito a uma unidade prisional. O MPF renovou o pedido para que Reni Pereira passe a usar tornozeleira eletrônica.

 

A Operação Pecúlio tornou rés 85 pessoas, investigadas pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, peculato e fraude à licitação. Além do chefe do executivo, outras 12 pessoas permanecem presas, algumas desde o início da Operação Pecúlio, entre empresários, ex-diretores e ex-secretários da Prefeitura de Foz do Iguaçu. Quatro donos de construtoras fizeram acordos de delação premiada e revelaram detalhes sobre as irregularidades.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Banner violência se limite
Bassani