banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Para Ban Ki-moon, Itaipu é exemplo para o mundo
  Data/Hora: 7.ago.2016 - 18h 56 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Secretário-geral da ONU, que participou da abertura da Olimpíada, inclui as Cataratas do Iguaçu e a usina binacional em seu roteiro no país

 

Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional - Em visita ao Brasil para participar da abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o secretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, incluiu as Cataratas do Iguaçu e a Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, em seu roteiro neste domingo (7). O secretário afirmou que foi um “dia inspirador”, de “tirar o fôlego” e que lhe trouxe várias lições.

 

Ban Ki-moon na fronteira simbólica entre Brasil e Paraguai no topo da barragem de Itaipu. Crédito: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

Ban elogiou os esforços da Itaipu Binacional na pesquisa de novas tecnologias em fontes alternativas de energia e no combate às mudanças climáticas, além da busca pelo cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que abrangem diversos temas da sustentabilidade que os países-membros da ONU precisam cumprir até 2030.

 

“Me senti muito inspirado ao visitar a Itaipu Binacional. Este é um local em que usamos a força da água pela humanidade, pelo desenvolvimento, paz e harmonia”, afirmou o secretário-geral, que fez uma visita pelas áreas externas da usina. Depois, se dirigiu ao Parque Tecnológico Itaipu, onde plantou uma árvore e conheceu alguns dos projetos da binacional, como a geração de energia a partir do biogás, pesquisas sobre segurança de barragens, desenvolvimento de baterias, promoção da equidade de gênero e o Cultivando Água Boa, premiado pela ONU-Água como melhor prática de gestão da água.

 

Ban Ki-moon, acompanhado da esposa Ban Soon-taek, e da vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, visita as Cataratas do Iguaçu. Crédito: Nilton Rolin/Itaipu Binacional

 

Ele também falou sobre a visita ao Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as Cataratas. “As Cataratas são tão poderosas e magníficas. Eu me senti muito humilde diante da força grandiosa da natureza. Expresso minha esperança sincera de que esses países vizinhos  tenham a responsabilidade de administrar bem esse patrimônio da humanidade de forma sustentável”.

 

E assim resumiu a experiência nos dois locais: “aprendi muito sobre o que e como podemos fazer com a natureza. Se nossa sociedade vai contra a sabedoria da natureza, então não teremos esperança. Mas na medida em que usamos a natureza (e a água) com sabedoria, podemos fazer o melhor para as pessoas e para o planeta”, concluiu.

 

Essa foi a segunda vez que Ban Ki-Moon visitou a hidrelétrica de Itaipu. A primeira foi em fevereiro de 2015, como parte de uma visita oficial ao governo do Paraguai. Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, o retorno do secretário à usina é um reconhecimento aos compromissos assumidos pela binacional na promoção do desenvolvimento sustentável no entorno da usina, no Brasil e no Paraguai.

 

“A Itaipu vem trabalhando alinhada com os ideais da ONU e com documentos planetários que vem sendo discutidos desde a Rio 92, culminando nos ODS e nas metas de redução dos gases de efeito estufa, acordadas na COP21, em Paris. São diversas as ações que estão sendo postas em prática na margem brasileira e paraguaia da usina e que demonstram que a construção de um mundo melhor é possível”, afirmou Samek.

 

Ainda neste domingo, a Itaipu firmou um acordo de cooperação técnica com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), para aplicação dos ODS nos 54 membros da Associação dos  Municípios do Oeste do Paraná (Amop). O documento foi assinado pelos diretores-gerais da Itaipu, Jorge Samek (Brasil) e James Spalding (Paraguai), e pelo representante do PNUD no Brasil, Niky Fabiancic.

 

Aqui visitando o Parque Tecnológico Itaipu, onde plantou uma árvore e conheceu alguns dos projetos da binacional, como a geração de energia a partir do biogás, pesquisas sobre segurança de barragens, desenvolvimento de baterias, promoção da equidade de gênero e o Cultivando Água Boa, premiado pela ONU-Água como melhor prática de gestão da água.

 

Ban Ki-moon e autoridades no Mirante Central da Itaipu. Crédito: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional.

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Bassani
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Banner emprego