banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Jornalista inicia ciclo de palestras sobre experiência de viagem aplicada ao empreendorismo
  Data/Hora: 21.out.2016 - 9h 36 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Foco é o público jovem. Atividade conta com apoio de Itaipu e começa nesta sexta-feira, 21, no Sinefi, em Foz do Iguaçu.

 

O jornalista e viajante Ike Weber, autor do livro De Mochila pelas Américas, inicia nesta sexta-feira (21) um ciclo de 12 palestras em Foz do Iguaçu e região. Com conteúdo lúdico e didático, o projeto Aprender a Empreender quer aprofundar o conceito do empreendedorismo para o público jovem e estimular iniciativas inovadoras e de promoção da igualdade social.

 

As duas primeiras apresentações serão nesta sexta-feira, no Sindicato dos Eletricitários de Foz do Iguaçu (Sinefi), das 9h30 às 11h e das 14h30 às 16h. O cronograma segue até o início de novembro. Dos 12 locais de apresentação, 11 estão definidos (confira abaixo a agenda).

 

A iniciativa é uma realização da Literal Link Comunicação Integrada, com o patrocínio máster da Itaipu Binacional e apoio da Adetur Cataratas e Caminhos. As palestras têm como foco o público de escolas, instituições parceiras e projetos sociais de proteção à criança e ao adolescente mantidas ou apoiadas por Itaipu.

 

De acordo com Weber, os jovens receberão informação sobre planejamento, gestão, como aproveitar oportunidades e contornar obstáculos, além de muita motivação para empreender. As palestras são interativas, com linguagem acessível e muitas histórias sobre práticas e experiências concretas.

 

“O mercado de trabalho vem se estreitando com as sucessivas crises econômicas nacionais e internacionais, o que tornou mais difícil o ingresso de recém-formados em empresas e organizações tradicionais”, explica.

 

Segundo ele, “neste cenário, empreendedorismo é um caminho para educar adolescentes e jovens e, principalmente, para criar oportunidades de trabalho, geração de renda e qualidade de vida”, diz o jornalista. E complementa: “É um aprendizado que fomenta o protagonismo e a cidadania, prepara uma carreira profissional e confere iniciativa, determinação e independência”.

 

Mudança de vida

Weber contará um pouco de sua história como jornalista e comunicador e como mudou de vida ao largar a carreira de executivo pela de viajante e empreendedor. “Por um lado estava satisfeito, tudo em ordem. Por outro, buscava mais. O sonho de infância de viajar sem data para voltar me encantava e perseguia. Difícil seria encontrar a ocasião ideal para um novo desafio”, conta.

 

O jornalista fez duas jornadas empreendedoras de longo prazo, pelos continentes americano e asiático, com duração de quase dois anos. “Concretizar sonhos exige articulação, negociação, espírito de conciliação e esforço. Mas acredito ser a única forma de assimilar a vida até as entranhas, de forma única e visceral”, destaca.

 

Quem é

O palestrante Ike Weber atua como jornalista e comunicador há 28 anos. Foi repórter e editor em veículos de circulação regional e nacional como a Rede Globo de Televisão, a Editora Abril e os jornais Gazeta do Povo, Gazeta Mercantil e O Estado do Paraná. Por uma década esteve na função de diretor de Comunicação e Marketing Institucional do Sistema Federação das Indústrias do Paraná.

 

Nos últimos três anos tem se dedicado a projetos de Comunicação nas áreas de empreendedorismo e inovação e no registro de experiências em comunidades ao redor do mundo.

 

 

É autor do livro De Mochila pelas Américas, editado com patrocínio da Itaipu Binacional e disponível nas livrarias da Vila, Curitiba e Fnac. As expedições culturais e jornalísticas pelo mundo foram retratadas em blogs (www.ikeweber.com e www.gazetadopovo.com.br/blogs/de-mochila-pela-asia).

 

Como patrocinadora da iniciativa, a Itaipu Binacional associa, mais uma vez, o seu nome a valores como responsabilidade social, inovação, criatividade e capacidade de realização.

 

A Agência de Desenvolvimento da Região Turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (Adetur), apoiadora do ciclo de palestras, é uma entidade sem fins lucrativos, formada por representantes do poder público, da iniciativa privada e do terceiro setor.

 

Confira o cronograma de palestras Aprender a Empreender:

  • 21 de outubro - 9h30 às 11h - Foz do Iguaçu - Sindicato dos Eletricitários de Foz do Iguaçu (Sinefi)
  • 21 de outubro - 14h30 às 16h - Foz do Iguaçu - Sindicato dos Eletricitários de Foz do Iguaçu (Sinefi)
  • 24 de outubro - Guaíra - 19h30 às 21h - Auditório Unipar
  • 25 de outubro - Santa Terezinha de Itaipu - 20h às 21h30 - Auditório do Paço Municipal
  • 27 de outubro - Santa Helena - 9h30 às 11h - Auditório da Câmara Municipal
  • 28 de outubro - Foz do Iguaçu - 14h30 às 16h - Sociedade Civil Nossa Senhora Aparecida
  • 31 de outubro - Foz do Iguaçu - 9h30 às 11h - Parque Tecnológico de Itaipu (PTI)
  • 31 de outubro - Foz do Iguaçu - 14h às 15h30 - Parque Tecnológico de Itaipu
  • 1º de novembro - Foz do Iguaçu - 9h30 às 11h - Iate Clube Lago de Itaipu (Icli)
  • 1º de novembro - Foz do Iguaçu - 14h30 às 16h - Iate Clube Lago de Itaipu (Icli)
  • 4 de novembro - Foz do Iguaçu - 15h às 16h30 - Conselho Comunitário da Vila C
  •  

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,37 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de cerca de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75 % do Paraguai. Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Banner Mirante
Banner violência se limite
Bassani