banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Itaipu, PTI e Reino Unido: Chevening oferece bolsas de estudo na Europa
  Data/Hora: 4.nov.2016 - 10h 55 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Podem participar profissionais graduados em temas relacionados a energia e mobilidade sustentável. As inscrições vão até 8 de novembro

 

Uma parceria entre o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e o Programa Britânico de Bolsas de Estudos Chevening garante oportunidade para que profissionais brasileiros, com graduação em temas relacionados a energias renováveis, inovação, mercados de energia e mobilidade sustentável possam se candidatar a uma bolsa de estudos no Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte). Serão oferecidas duas bolsas PTI-Chevening por ano, nos próximos três anos, a contar de 2016-2017. O benefício é mais um resultado do memorando de entendimento entre a Itaipu Binacional e a Embaixada Britânica no Brasil, firmado em 30 de novembro de 2015, para cooperação no intercâmbio de boas práticas de sustentabilidade e desenvolvimento de tecnologias amigas do clima. O embaixador britânico no Brasil, Alex Ellis, afirma que a parceria entre o PTI e a Chevening “abre para profissionais brasileiros a porta de algumas das melhores universidades do mundo, no Reino Unido, permitindo que tragam de volta ao Brasil novos métodos, ideias e conhecimento, para apoiar a parceria entre os dois países nas áreas de energia limpa e renovável, inovação e mobilidade sustentável”.

 

Parcerias

Desde novembro de 2015, as equipes do PTI e da Itaipu participam de ações na área de energia promovidas pela embaixada. Conferências e workshops para troca de experiências permitiram aos brasileiros acesso aos mais modernos modelos utilizados pelo Reino Unido na área de armazenamento de energia e mobilidade sustentável. Está em vigor, também, a missão de armazenamento de energia Brasil-Reino Unido, que inclui Itaipu e PTI, além de diversos órgãos e empresas da área de energia dos dois países.

Em março deste ano, Itaipu recebeu a visita do cientista Sir David King, uma das maiores autoridades do mundo em mudanças climáticas. Ele veio a convite da diretora financeira executiva, Margaret Groff, uma das responsáveis pela parceria entre Itaipu e a Embaixada Britânica.

Com essa interação mais constante com as empresas do Reino Unido, segundo Groff, “estamos elevando o conhecimento das equipes técnicas do PTI”. A parceria das bolsas de estudo é exemplo disso. “Elas trarão técnicas e métodos de gestão inovadores, para o desenvolvimento de novas tecnologias no Brasil. Isso é relevante porque, para crescer com sustentabilidade, precisamos dominar a tecnologia. E é justamente por isto que Itaipu mantém o PTI.”

Para o diretor superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo, “esta parceria se torna interessante por vários aspectos. Primeiro, porque os estudantes ficarão um ano no Reino Unido e, ao retornar, aproveitarão o conhecimento para promover transformações no nosso País. Além disso, a possibilidade de jovens estudantes terem uma experiência internacional em universidades de alto padrão é fantástica, ainda mais em temáticas que são de interesse do Brasil”. Segundo ele, o projeto tem pleno alinhamento com um dos objetivos estratégicos da Fundação PTI, que é a formação de pessoas em nível de pós-graduação.

Caroline MacDonald, responsável pelo Chevening no Brasil, diz que o Chevening acredita no potencial do profissional brasileiro. “Estamos muito felizes com a possibilidade de levar mais talentos ao Reino Unido, especialmente na área de energia e mobilidade sustentável. Sem dúvida nenhuma, o Brasil é um dos grandes focos do programa e essa parceria vem fortalecer os laços que unem Reino Unido e Itaipu.”

 

Como candidatar-se a uma bolsa de estudos

A inscrição para a bolsa de estudos é feita online, no site do Chevening, até 8 de novembro. Dentre os requisitos, estão graduações em temas relacionados a energias renováveis, inovação, mercados de energia e mobilidade sustentável. Além disso, é necessário que o candidato seja fluente em inglês e tenha no mínimo dois anos de experiência profissional nas áreas citadas. Outras informações sobre as bolsas de estudo PTI-Chevening estão disponíveis no site: www.chevening.org/brazil

 

Itaipu e PTI

A Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de cerca de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

O Parque Tecnológico Itaipu é uma das iniciativas que fazem com que a Itaipu cumpra sua missão. Por meio da sinergia entre empresas, centros de pesquisa, laboratórios e instituições de ensino, há uma conexão entre educação, pesquisa, tecnologia, inovação e negócios. Dentre os temas de interesse do PTI e da Itaipu estão as energias renováveis.

No PTI são desenvolvidas pesquisas nas áreas de armazenamento, microgeração e distribuição de energia por meio de pesquisa com biogás; com o programa de baterias níquel sódio e a planta de hidrogênio, como alternativas híbridas e mecanismos de armazenamento de energia solar, eólica, biomassa, entre outras; com laboratórios de simulação de sistemas elétricos e ainda com o Programa de Mobilidade Elétrica Inteligente, com ações que vão desde a pesquisa e o desenvolvimento, passando pela experimentação de soluções tecnológicas e modelos de negócios para a industrialização de novas soluções da mobilidade em beneficio das pessoas.

 

Sobre o Chevening

Chevening Scholarship é um programa de bolsas globais do governo britânico, financiado pelo Foreign and Commonwealth Office (FCO) e organizações parceiras. O programa traz estudantes do mundo todo, que têm potencial para se tornarem líderes e formadores de opinião, para estudar os cursos de pós-graduação no Reino Unido. Estudantes que já passaram pelo Chevening voltaram a seus países de origem para ocupar cargos influentes no governo, órgãos de gestão e da indústria.

No Brasil, o Chevening é reconhecido como um dos melhores programas de bolsas de estudo. Em 2016, 83 estudantes do Brasil foram premiados com bolsas de estudo, e parcerias como a bolsa de estudos Chevening/PTI fazem uma enorme diferença para o impacto e alcance do programa.

Atualmente, existem mais de 1.400 alunos Chevening no Brasil que trabalham no setor público e privado, governos locais e nacionais e ONGs internacionais, bem como na educação. Esta rede de ex-alunos desempenha um papel importante em ajudar o Reino Unido a atingir os seus objetivos e ter uma melhor compreensão do Brasil.

 

Foz do Iguaçu, 04 de novembro de 2016.

 

Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil

www.pti.org.br

www.facebook.com/ptibrasil

https://twitter.com/pti_brasil

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Banner violência se limite
Banner Mirante
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego