banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
CULTURA: 20 DE NOVEMBRO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - CEEBJA de SMI desenvolve atividades Culturais
  Data/Hora: 20.nov.2016 - 8h 24 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Os alunos do CEEBJA de São Miguel do Iguaçu e membros da comunidade escolar participaram na última sexta-feira (18), de um importante evento sobre a Semana da Consciência Negra, com exposição de cartazes, peças de modelagens que relembra a cultura afro-brasileira, africana, palestras e debates.

 

Entre os presentes, o professor Emerson Adriano Rodrigues, Diretor do CEEBJA; professora Rosana Alves, Pedagoga e Coordenadora da Equipe Multidisciplinar do Ceebja, equipe docente pedagógica e diretiva; professora Ilse Viola, Diretora do Colégio Nestor; tendo como convidado especiais os professor Valdemir da Rosa da Unila que proferiu palestra sobre o Dia da Consciência Negra e o advogado Dr. Edson que dissertou sobre as questões jurídicas envolvendo o racismo.  

 

 Equipe docente, pedagógica e diretiva Ceebja, com professor Valdemir da Unila e Dr. Edson

 

O professor de história da Unila, Valdemir da Rosa, por sua vez, lembrou a história de Zumbi dos Palmares, o líder negro que iniciou o processo de libertação dos escravos no Brasil, cerca de 200 anos antes que isso viesse se concretizar com a assinada da Lei Áurea em 1888, pela Princesa Isabel.

 

“Zumbi dos Palmares na época vivia numa comunidade que podemos denominar como uma espécie de monarquia eletiva, onde o seu dirigente principal era escolhido pelos demais membros. E a história conta que a comunidade dos Quilombolas onde ele vivia, era formada por negros e índios que se recusavam em serem escravizados. Morreu combatendo e lutando pela liberdade, pelo fim da escravatura no Brasil”, lembrou Valdemir.

 

Citando diversos exemplos da sua vida pessoal, números e percentuais envolvendo a redução de oportunidades que os negros encontram ainda hoje no mercado de trabalho, demonstrou o quanto precisamos avançar para acabarmos com o racismo e a discriminação no país.

 

Didaticamente, explicou em detalhes a diferença entre racismo, preconceito e discriminação, cotas nas universidades, enfim, por mais de uma hora, interagiu com o público presente respondendo perguntas e sanando dúvidas.

 

Como o professor Adriano, Diretor do CEEBJA havia me convidado para falar alguma coisa sobre a importância do Dia da Consciência Negra, pessoalmente, preferi aproveitar todo o conhecimento do professor Ademir e solicitar a ele que fazendo um contraponto, nos falasse um pouco sobre Consciência Humana, um tema, que no meu ponto de vista precisa ser trabalhado quase que diariamente nas escolas visando uma nova cultura de paz entre todos os povos.

 

Quando nos fixamos na Consciência Humana, estamos voltando os nossos pensamentos e ações para aquela lição preciosa que o Mestre dos mestres, o maior Professor que a humanidade já teve e que carinhosamente o chamamos de Jesus: “Faça aos outros aquilo que deseja que façam a você”, que no meu ponto de vista é uma das mais notáveis orientações para o comportamento humano.

 

Com muita propriedade, em resposta ao meu questionamento, o professor da Unila, Mestre e com pós Doutorado em História, falou sobre a importância da interculturalidade, citando inclusive o exemplo da Unila, onde se encontra alunos de diversos países.

 

Na sequencia, o Dr. Edson Costa, fez uma vasta explanação abordando também a questão do racismo e explicando as questões jurídicas sobre possíveis demandas na Justiça. “Há diferença entre racismo e injúria racial. Racismo é quando a pessoa ao ofender outra, o faz no sentido de que está ofendendo a raça seja ela negra, amarela, ou qualquer que seja, como um todo. Injúria racial, embora também seja crime previsto eu Lei, é quando se ofende diretamente uma pessoa e não a raça coletivamente”, explicou, citando inclusive, dados pessoais que ele mesmo teve quando freqüentava o estudo secundário, por ter a cor um pouco mais escura do que os demais.

 

Segundo Rosana Alves, pedagoga e coordenadora da Equipe Multidisciplinar do Ceebja, durante o ano foram realizadas diversas atividades didáticas pedagógicas em todas as disciplinas sobre a importância e valorização da história cultural afro-brasileira, africana e indígena. “Essa é uma noite de reflexão e de valorização das culturas que enriquecem o nosso país”, lembrou.

 

Prof Eliana Mara e alunas da turma de Arte.

 

“Agradeço imensamente a presença de todos e fico extremamente feliz em ver que conseguimos avançar um pouco mais e desmistificar essas questões envolvendo segregação racial e discriminação”, nos disse o professor Emerson, Diretor do CEEBJA.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner emprego
Banner Mirante
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018
Banner Einstein