banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
PTI estimula a oferta de cursos de mestrado e doutorado na região Oeste do Paraná
  Data/Hora: 30.dez.2016 - 7h 37 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Sete cursos de pós-graduação estão em articulação para 2017; quatro especializações têm inscrições abertas
 


Sete cursos de pós-graduação, entre especializações e doutorados, estão em articulação para 2017 no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Entre eles, já para o primeiro semestre, está prevista a abertura dos editais para o Doutorado Interinstitucional em Engenharia Elétrica, em parceria com Universidade São Paulo (USP) São Carlos, e para o Doutorado Interinstitucional em Desenvolvimento Regional, com a Unioeste – campus Toledo.



Quatro especializações estão com inscrições abertas até o dia 16 de janeiro do próximo ano pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), instalada no Polo Universitário Darcy Ribeiro do PTI. São elas: Especialização em Informática Instrumental Aplicada à Educação, Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade, Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino, e Especialização em Gestão Ambiental em Municípios. Ao todo, são 170 vagas para os cursos, realizados na modalidade semipresencial.



O índice de brasileiros com cursos de pós-graduação, que envolve as especializações, os mestrados e os doutorados, aumentou consideravelmente nos últimos anos, porém ainda existe uma grande demanda, especialmente em regiões do interior. Hoje, de cada 100 mil brasileiros, apenas sete possuem doutorado.

 

 O PTI entende que a educação é essencial para impulsionar o desenvolvimento territorial sustentável. Para isso, investe em iniciativas de promoção da educação em seus diferentes níveis e para distintos públicos. Desde 2011, o Parque tem trazido para a região oeste do Paraná cursos de pós-graduação que atendem a demandas específicas da localidade. “Para o PTI é fundamental contar com mestres e doutores, pois dentro da lógica de um parque científico e tecnológico, precisamos ter conhecimento e o conhecimento precisa estar sempre sendo renovado. Esse processo se dá por meio da pesquisa”, destaca a gerente do programa PTI Educação e Cultura, Thaisa Praxedes de Oliveira.

 

Os programas de mestrado e de doutorado têm a pesquisa como base, gerando conhecimento, inovação e desenvolvimento. “Dentro do processo formativo tradicional, a pesquisa se adensa, ou seja, ganha relevância a partir dos mestrados e doutorados. Na região, há carência de pesquisadores em muitas áreas do conhecimento e por meio da articulação com universidades busca-se sanar essa lacuna”, pontua.

 

A definição dos cursos é feita após levantamento de demandas ou iniciativas das próprias universidades. Boa parte dos cursos são interdisciplinares, permitindo a participação de profissionais de áreas correlatas, oportunizando a entrada de maior número de interessados e a formação de pesquisas multidisciplinares. As capacitações são ofertadas por meio de parcerias com universidades federais e estaduais - aos estudantes, os cursos são totalmente gratuitos.

 

Além de gerar um diferencial para o currículo dos profissionais, com progressão acadêmica, qualificação e expertise para contribuição com avanços em pesquisas e resolução de necessidades locais, a vinda dos cursos traz consigo docentes que compartilham vivências e experiências de outras localidades, auxiliam na identificação de potencialidades, na estruturação de projetos e de novas parcerias.

 

“Os programas são estratégicos para a região. Com eles têm-se estabelecido uma rede de atores, que envolvem as universidades, governos, empresas e profissionais, para se adensar a massa crítica regional e o conhecimento em torno de determinados temas. Os próprios pesquisadores apontam e contribuem com o desenvolvimento de novos cursos”, explica Thaisa.

 

No âmbito do PTI, por meio da UAB e outras universidades, 15 cursos já foram realizados, entre especializações, mestrados e doutorados.

 

Foz do Iguaçu, 29 de dezembro de 2016.

 

Fundação Parque Tecnológico Itaipu

www.pti.org.br | www.facebook.com/ptibrasil | www.twitter.com/pti_brasil

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Bassani
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Banner Einstein