banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Obras do alojamento estudantil e para proteção das estruturas do campus da UNILA têm início na próxima semana
  Data/Hora: 4.jan.2017 - 9h 22 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Assessoria - A construtora Guava Manutenção e Serviços inicia, na próxima segunda-feira (9), as obras de proteção das estruturas do campus e a construção da primeira etapa do alojamento da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). A Guava venceu as duas licitações realizadas em 2016. As ordens de serviços foram emitidas no dia 28 de dezembro.


O contrato para as obras no campus foi assinado, no dia 21 de dezembro, pelo reitor Josué Modesto dos Passos Subrinho e o diretor-geral da Guava, Tércio Sathler Garcia. O valor total da licitação é de R$ 1,520 milhão – recursos previstos no Orçamento da União de 2016 – e o prazo de finalização é de dez meses.


O contrato prevê complementos de estruturas em concreto armado, finalização do subsolo do edifício central, serviços de terraplanagem e drenagem geral com o objetivo de evitar a deterioração do que já está construído.


 

Inicialmente, a UNILA pretendia contratar, em 2016, uma empresa para a execução da retomada das obras estruturais iniciadas, que também englobavam as obras protetivas. Em agosto, após finalizar o edital de licitação e submeter o processo para autorização da despesa, não houve liberação dos recursos necessários por parte do MEC, o que inviabilizou a continuidade da contratação prevista. O edital foi refeito, prevendo apenas as obras de proteção.


Alojamento


Com sede em Goiânia, a Guava também é a responsável pela construção da primeira etapa do alojamento da UNILA, cujo contrato foi assinado no início de dezembro. O alojamento será erguido no terreno da antiga moradia, localizado na Avenida Tancredo Neves. O valor da obra é de R$ 9,9 milhões e o prazo de execução é de 19 meses (agosto de 2018). Nesta primeira etapa, serão construídos dois blocos de alojamento com 48 apartamentos cada um e capacidade para 192 ocupantes – dois em cada unidade –, sendo os apartamentos térreos preparados para receber pessoas com deficiência.


Também serão construídos o centro de convivência, estacionamento, bicicletários, calçadas, ciclovia, duas quadras poliesportivas e guarita. O projeto prevê ainda a instalação de equipamentos e sistemas sustentáveis, como aquecimento solar e uso de lâmpadas de LED.


A execução da obra será acompanhada pela Secretaria de Implantação do Campus (SECIC). “São obras importantes também para a cidade, com investimentos do governo federal”, destaca o engenheiro e secretário de Implantação do Campus, Cleofas Berwanger.


Nova licitação


Neste ano, a UNILA deve realizar uma nova licitação para a contratação de um estudo de viabilidade econômica, técnica e ambiental para o campus da UNILA. O objetivo do estudo é propor soluções para a redução dos custos de implantação do campus, principalmente, no que se refere a sustentabilidade econômica e ambiental e a eficiência energética e hídrica. Uma licitação foi realizada em setembro do ano passado, mas a empresa vencedora não apresentou todos os documentos exigidos.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner emprego
Banner Einstein
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Bassani