banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Itaipu entrega o primeiro Centro de Medicina Tropical da Região Sul
  Data/Hora: 10.jan.2017 - 18h 25 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Espaço poderá identificar, em menos de uma hora, se mosquitos Aedes aegypti estão infectados com o vírus de doenças como a dengue e a chikungunya. Com isso, será possível eliminar o inseto antes da transmissão da doença.

 

Fotos: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional - A Itaipu Binacional, por meio do Programa Saúde na Fronteira, o Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Prefeitura de Foz do Iguaçu, inauguraram nesta terça-feira (10) o Centro de Medicina Tropical (CMT) da Tríplice Fronteira - a primeira estrutura do gênero da Região Sul do Brasil.

 

O centro é equipado com um avançado laboratório de biologia molecular, capaz de investigar todo o ciclo de doenças tropicais transmitidas por animais e insetos. Hoje, o Brasil conta com apenas outros dois centros com as mesmas características, no Rio de Janeiro e no Pará.

 

Será possível, por exemplo, confirmar em menos de uma hora se mosquitos Aedes aegypti capturados pelo CCZ estão infectados com o vírus de doenças como a dengue, a zika e a febre chikungunya.

 

 

O CMT de Foz do Iguaçu terá ainda uma característica inédita no Brasil: é o único que poderá fazer exames em materiais genéticos tanto de animais como também de seres humanos.

 

A expectativa é que, no futuro, o novo centro preste serviços a outros municípios e hospitais e se transforme em polo de ensino, pesquisa e extensão, recebendo alunos e professores das universidades da região – como a Universidade Estadual Oeste do Paraná (Unioeste) e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

 

 

A solenidade de inauguração teve a presença do diretor-superintendente do HMCC, Rogério Soares Bohm, da prefeita interina de Foz do Iguaçu, Inês Weizemann, do coordenador geral do CCZ, André Leandro, e da diretora financeira executiva de Itaipu e coordenadora executiva do Programa Saúde na Fronteira, Margaret Groff – entre outras autoridades de saúde do Brasil, Paraguai e Argentina.

 

Investimentos

A Itaipu Binacional investiu R$ 2 milhões para reformar e equipar o prédio do CMT, instalado na Vila A, e possibilitar a operação do centro por dois anos. O laboratório conta com equipamentos de ponta, como uma câmara de fluxo laminar, para manipulação de amostras, e o QuantStudio7, para diagnósticos.

 

 

“Com este laboratório, estaremos fazendo procedimentos de proteção das pessoas, especialmente famílias que vivem em regiões mais carentes e expostas à ação deste mosquito (o Aedes aegypti) tão nocivo ao ser humano”, ressaltou Margaret Groff.

 

A diretora acrescentou que o centro será importante especialmente no Verão – estação atual –, época do ano em que o calor é intenso, com chuvas frequentes e maior proliferação do mosquito transmissor. “Não estamos só apagando incêndio. Vamos eliminar o mosquito antes que ele infecte o ser humano”, salientou. “Estamos trabalhando para evitar que maiores problemas de saúde afetem a população e o sistema de saúde.”

 

Ainda segundo ela, a implantação do CMT posiciona a região como centro de referência nas áreas de pesquisas médicas e laboratoriais, potencializando o desenvolvimento e a capacitação dos profissionais do setor.

 

 

Para o diretor administrativo-financeiro e coordenador do Instituto de Ensino e Pesquisa do HMCC, Fernando Cossa, o centro é um avanço não só para a cidade e região, mas para todo o País. “Trabalharemos com tecnologia de ponta, que vai elevar o município iguaçuense para a vanguarda de ensino e pesquisa”, ressaltou.

Diagnóstico e prevenção

A rapidez no diagnóstico será a principal característica do novo centro. Ao identificar que mosquitos de determinada região da cidade estão infectados, a prefeitura poderá desencadear imediatamente ações de prevenção na área afetada, eliminando o mosquito antes da transmissão da doença.

“Essa informação torna-se valiosíssima para a tomada de decisão e ação de controle de doenças no local específico. Isso torna a ação mais eficaz, porque ocorre no momento oportuno, favorecendo o controle efetivo das doenças”, disse o coordenador do CCZ, André Leandro.

Hoje, para saber se há focos de dengue em uma região, a pessoa precisa ser infectada pelo mosquito no local, apresentar os sintomas da doença (o que ocorre em até 15 dias após a transmissão) e procurar atendimento de saúde, que irá retirar uma amostra do sangue e encaminhar para o Laboratório Central (Lacen), de Curitiba.

Essa resposta do Lacen pode demorar outras duas semanas – tempo suficiente, entre a transmissão e a confirmação, para a proliferação da doença.

“Quando o assunto é prevenção, quanto maior a velocidade [do diagnóstico], menor a chance de ter um ser humano contaminado”, disse o responsável técnico pelo laboratório, o biólogo Robson Delai. Ele comentou que o laboratório também tem capacidade para identificar outras doenças, como raiva e leishmaniose.

O biólogo explicou que, nos primeiros 20 dias, a equipe de profissionais do setor vai passar por treinamento e padronização de procedimentos, utilizando amostras encaminhadas pelo próprio CCZ. Em seguida, o laboratório passará a funcionar de forma efetiva. A capacidade de análise será de 5 mil amostras por ano.

Como tudo começou

A gestora do Grupo de Trabalho Itaipu-Saúde (GT Itaipu-Saúde), Luciana Sartori, da Fundação PTI-BR, lembrou que a ideia do novo centro surgiu durante uma reunião no CCZ, que monitora 3.800 armadilhas do mosquito Aedes aegypti espalhadas pela cidade.

Luciana é uma das idealizadoras do projeto, em conjunto com professores da Unila e as equipes do Hospital Costa Cavalcanti e do Centro de Zoonoses de Foz do Iguaçu.

Inicialmente, a intenção era encontrar maneiras de armazenar o mosquito capturado para preservar o histórico epidemiológico do município. Logo, as conversas avançaram para a criação de um laboratório e do Centro de Medicina Tropical.

“Cada um dos profissionais passou a doar o seu trabalho e as suas competências: a Itaipu, o CCZ da prefeitura de Foz, a Fundação Itaiguapy e as universidades. Com isso, rapidamente conseguimos chegar a um projeto factível, integrado, que vai gerar ganhos para todos: além da população da Tríplice Fronteira, ganham os profissionais do GT Itaipu-Saúde, que atuam nas diversas cidades no entorno do reservatório da Itaipu; ganha a população e ganha a pesquisa e a tecnologia”, disse.

 

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,4 bilhões de MWh. Em 2016, a usina retomou a liderança mundial em geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh gerados. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de cerca de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75 % do Paraguai. Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Bassani
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Banner Einstein