banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Oeste do Paraná sedia 1º Simpósio de Hidrogênio
  Data/Hora: 13.fev.2017 - 11h 17 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Campus Palotina sedia, entre os dias 26 e 28 de abril, o 1º Simpósio Paranaense de Hidrogênio (SIMPHI). Na programação do evento, que recebe o apoio da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (Fundação PTI), o destaque fica por conta das discussões sobre a criação da Rede Paranaense de Pesquisa em Hidrogênio (RPPH).

 

Entre os objetivos do simpósio está promover a articulação de ações entre grupos de pesquisa que atuam na área, despertar o interesse de graduandos e de pós-graduandos pelo tema hidrogênio, promover a divulgação de trabalhos científicos e aproximar empresas que atuam na área.

 

“A questão é a troca de informações. Nós identificamos vários pesquisadores no Paraná que realizam projetos envolvendo o hidrogênio, mas muitos deles trabalham isoladamente. A ideia é que os integrantes desta rede primeiro se conheçam, e que os grupos possam interagir e, a partir daí, possam surgir novas ideias e novos projetos integrados” destacou o presidente do 1º SIMPHI, Helton José Alves, sobre a importância de se ter uma rede de especialistas no tema.

 

O gerente do projeto Hidrogênio – desenvolvido no PTI – Ricardo José Ferracin, reforça que o simpósio traz à discussão o tema hidrogênio a nível nacional. “O simpósio tenta retomar a temática do Hidrogênio de uma maneira mais estruturada. Não que anteriormente não fosse, mas queremos fazer o Paraná entrar como 'player' importante nesse tema, o que antes era um cenário mais restrito a São Paulo e Rio de Janeiro principalmente.”

 

Para ampliar o conhecimento das ações realizadas no PTI no tema Hidrogênio, a Fundação PTI disponibilizou para os primeiros 70 inscritos – com pagamento efetivado – uma visita técnica ao PTI, que acontecerá no dia 28 de abril. Os participantes poderão conhecer a estrutura do Parque, bem como o principal objetivo: a Planta de Produção de Hidrogênio e o Núcleo de Pesquisa em Hidrogênio (NUPHI).

 

Parcerias

 

A Itaipu Binacional, por meio da Universidade Corporativa de Itaipu (UCI), e outras instituições da região, como o Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), a Unioeste e a Fundação PTI fazem parte do apoio ao evento.

 

O coordenador executivo da UCI, Jorge Habib Hanna El Khouri, comentou que o potencial do hidrogênio como vetor energético em médio a longo prazo despertou o interesse da hidrelétrica. "A Itaipu decidiu investir, junto com a Fundação PTI e a Eletrobras, no ambiente de pesquisa para conhecer o ciclo de produção de energia, que é o eletrolisador que produz o hidrogênio, o armazenamento do combustível hidrogênio e o uso dele em uma estação-piloto. Com isso, a Itaipu vai ter informações para tomada de decisões.”

 

 O projeto Hidrogênio

 

Em dezembro de 2014, o PTI começou a produzir hidrogênio em escala experimental. A primeira planta de produção do Paraná visa investigar o ciclo de vida do hidrogênio, envolvendo as etapas de produção, purificação, compressão, armazenamento, controle de qualidade, transporte e uso final.

 

Armazenado em grandes cilindros, na forma de gás, ele pode ser utilizado em células combustível e produzir energia elétrica para abastecer residências e indústrias, veículos elétricos ou até mesmo ser utilizado como sistema de backup. Entre as vantagens estão os benefícios ambientais, pois, nesse processo, o hidrogênio gera apenas vapor d'água, e não compostos de carbono, que emitem gases que causam o efeito estufa.

 

 Inscrições

 

As inscrições para o 1º Simpósio Paranaense de Hidrogênio e para a submissão de trabalhos científicos começaram no dia 01 fevereiro e vão até o dia 08 de março. Para se inscrever ou obter mais informações sobre o evento, basta acessar o site (simphi.com.br/home).

 

Foz do Iguaçu, 13 de fevereiro de 2017

 

 

 

 

Fundação Parque Tecnológico Itaipu

www.pti.org.br | www.facebook.com/ptibrasil | www.twitter.com/pti_brasil | www.instagram.com/ptibrasil

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner emprego
Banner Einstein