banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Fiesp faz estudo e mostra que golpe apoiado por Paulo Skaf afunda a indústria
  Data/Hora: 20.fev.2017 - 15h 21 - Categoria: ATLETISMO  
 
 
clique para ampliar

Fonte: Carta Campinas/Fiesp - Um estudo do Departamento de Competitividade e Tecnologia da Fiesp (Decomtec) mostra que o golpe parlamentar, apoiado pelo próprio presidente da entidade, Paulo Skaf (PMDB) e delatado na Operação Lava Jato, tem causado um grande prejuízo para os empresários da própria indústria. Os empresários querem que o governo Michel Temer (PMDB), que entrou após o golpe, mantenha a política de conteúdo local na indústria do petróleo implantada pelo governo Lula.

 

Segundo o estudo, as mudança das regras atuais de conteúdo local para exploração e produção de óleo e gás para um índice global único, proposta pelo governo de Michel Temer (PMDB), reduziria a produção, o número de empregos e a arrecadação gerada pela indústria nacional de bens e serviços. Ou seja, vai afundar a indústria brasileira junto com a renda dos empresários.

 

De acordo com a Fiesp, a proposta de mudança nas regras de conteúdo local tem causado insegurança para novos investimentos na cadeia de fornecimento de bens e serviços para o mercado de petróleo e gás. O desenrolar das investigações da Lava Jato, os problemas de gestão e a queda dos preços do petróleo reduziram também os investimentos da principal operadora, a Petrobras, na exploração e desenvolvimento da produção de petróleo e gás natural nos últimos anos.

 

Segundo o estudo da Fiesp, com um índice global único de 40%, o conteúdo local pode ser alcançado com zero de máquinas e equipamentos produzidos internamente.

 

O estudo aponta que tanto a Petrobras quanto as demais operadoras atuam para mudar as regras e não cumprir o conteúdo local em médio e no longo prazo (para as próximas licitações), tendo apenas um índice global, com a alegação que isso atrairá novos investimentos na extração de petróleo.

 

No entanto, esses investimentos de operadores somente chegarão ao país em 3, 5 ou 10 anos após o leilão, e sem conteúdo local não dinamizarão o emprego e a renda no país. Por outro lado, se houver apenas um índice global, somente serão efetuados no país serviços de montagem e de manutenção de menor complexidade tecnológica.

 

De acordo com o diretor titular do Decomtec, José Ricardo Roriz Coelho, o impacto dos investimentos em exploração e produção de petróleo sem as regras atuais de conteúdo local será a redução brusca da atividade, e, com isso, o país terá adicionado centenas de milhares de novos desempregados aos mais de 12 milhões de pessoas desocupadas. No resumo da ópera, com Paulo Skaf na presidência, a Fiesp não precisa de inimigos. (Carta Campinas com informações de divulgação)

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Bassani
Banner violência se limite