banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Região oeste contará com Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio
  Data/Hora: 24.fev.2017 - 17h 41 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

A partir de maio, a região oeste do Paraná contará com um novo curso de doutorado. Resultado de parceria entre a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Itaipu Binacional e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste – Toledo), foi lançado, na tarde de ontem (23), o Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Desenvolvimento Regional e Agronegócio.

 

O dinter terá duas linhas de pesquisa: cadeias produtivas; e economia regional e sociedade. Serão ofertadas 15 vagas, com previsão de início em maio. As aulas acontecerão no PTI, com algumas atividades no campus da Unioeste – Toledo. A proposta é a formação de pesquisadores na área de desenvolvimento territorial, constituindo grupos de pesquisas em temáticas de interesse da região. O curso tem como público prioritário lideranças que atuam como agentes de desenvolvimento regional, professores e pesquisadores de ciências sociais aplicadas.

 

 

O diretor superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo, destacou que o curso busca integrar pessoas e instituições interessadas em dar continuidade ao processo de construção que a região oeste tem trilhado. “O doutorado gera algo extraordinário que é a possibilidade de uma profunda reflexão sobre temáticas diversas. Recebemos uma injeção de conhecimentos, que vem do desafio de escrever algo inovador, único, aliando o conhecimento construído a uma peça que tenha rigor científico e utilidade pública, que é o dever de uma tese”.

 

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, destacou a importância das universidades para o desenvolvimento de uma região. “Nunca o oeste e o sudoeste viveram tamanho progresso. E toda a nossa história está acoplada a existência da Unioeste. A Itaipu, por exemplo, foi projetada para produzir 75 milhões de megawatts-hora por ano, mas já chegou a produzir 100 milhões: isso se deve a inovação e a atualização tecnológica, conhecimentos que vem das academias”.

 

 

O vice-coordenação do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, Dr. Jandir Ferrera de Lima destacou o caráter multidisciplinar dos conteúdos previstos para este curso. “Não se pode pensar no desenvolvimento do território com apenas com um olhar. Envolve mudar o pensamento e ter um olhar amplo, que apenas um ramo da ciência não poderia oferecer”, disse. “O foco do conteúdo é específico sobre a região oeste. Aqui nós possuímos uma matriz étnica incomparável, um polo agroalimentar muito dinâmico, mas também existem problemas. Desenvolvimento é mais do que aumentar a renda e a produtividade do trabalho, temos que transformar a matriz social e este é um desafio que temos na Unioeste. Com o doutorado esperamos formar de agentes de desenvolvimento regional”.

 

INCENTIVO A PÓS-GRADUAÇÃO

Desde 2011, o PTI tem trazido para a região oeste do Paraná cursos de pós-graduação que atendem a demandas específicas da localidade. Também já viabilizou turmas de doutorado em Engenharia Elétrica (em parceria com a USP - São Carlos), em Direito (com a UFPR e Unioeste), em Relações Internacionais (com a Unila, Itaipu e PUC - Rio de Janeiro); e em Métodos Numéricos (com a UFPR e Unioeste). Ainda, turmas de mestrado em Informática (UFPR) e em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (Unioeste).

 

 

Foz do Iguaçu, 24 de fevereiro de 2017

 

 

Fundação Parque Tecnológico Itaipu

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios
Bassani
Banner emprego
Banner Mirante