banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Legislativo Municipal, a Casa do Povo e a sua importância para o coletivo social e a falta de apetite, a falta de vocação do jovem Presidente Eliseo Mariano Presa...
  Data/Hora: 16.mar.2017 - 22h 31 - Colunista: João Maria  
 
 
clique para ampliar

“nunca se deve encobrir ao público circunstância alguma, quaisquer que sejam os inconvenientes da sua divulgação”.

 

Aliás, sobre esse assunto, o nosso saudoso Rui Barbosa – em seu belíssimo artigo: “A imprensa e o dever da verdade”, nos dá uma verdadeira aula de civilidade e amor pátrio falando sobre “a moral dos povos livres”. Segundo ele, Deus deixou ao homem três âncoras: “o amor a pátria, o amor a liberdade e o amor a verdade”.  “Nenhum país salva a sua reputação com abafos, encobertando as matilhas da corrupção”.

 

Essa matéria tem como objetivo despertar, motivar e mostrar ao jovem presidente Eliseo Mariano Presa, que ele tem nas mãos um dos poderes mais importante da República. E pelo visto, ele ainda não se deu conta disso. Por que digo isto? Na última segunda feira (13), pela segunda vez esse ano, estive visitando o Legislativo Municipal de São Miguel do Iguaçu.

 

Na semana anterior, já havia visitado aquela Casa de Leis, para protocolar um documento solicitando informações sobre o Projeto de Lei 035/2017 do Executivo Municipal enviado ao Legislativo solicitando a revogação da Lei 1.918/2007. Por que este pedido?

 

Esse Projeto de Lei 035/2017, solicita a revogação de uma Lei que autorizou o município a receber um imóvel da MP Produções, em pagamento de dívidas com o município e foi sancionada no dia 04 de setembro/2007, pelo prefeito da época, Eli Ghellere – e 10 anos depois, cria-se uma nova Lei revogando a anterior. Motivo pelo qual, solicitei em ofício que se possível, nos enviasse uma cópia da redação dessa nova Lei para vermos do que realmente se trata e o porquê desta revogação, tendo em vista que a entrega desse imóvel na época era para pagar somente uma parte da dívida que a empresa tinha com o erário público. 

 

Nesta visita que fiz a Câmara, terminei descobrindo que o presidente não dá expediente na Câmara na parte da manhã. Ao questionar a sua secretária sobre esse assunto, ela me disse: “Isso aqui não é profissão e você sabe disso. Nenhum vereador que passou por aqui abandonou os seus afazeres e se dedicou exclusivamente ao cargo”, me disse ela.

 

“Com tantas e tantas coisas para examinar e acompanhar, no meu ponto de vista, como vereador até que o mesmo pode ter uma função paralela, apesar de que ele ganha e muito bem para realizar essa função. Mas, como presidente, me desculpe, ele teria que se dedicar exclusivamente no exercício da sua profissão e ainda se assessorar de ótimas cabeças para poder desempenhar com esmero essa função”, questionei.

 

A que horas eu posso encontra-lo à tarde por aqui, então, perguntei: “Eu não posso te garantir por que na parte da manhã ele dá aula no Colégio Castelo Branco e a noite na Uniguaçu e ele ainda se dedica pessoalmente aos cuidados dos aviários da família – como eu te disse, isso aqui não é profissão”, repetiu.

 

Disse a ela que estava fazendo uma matéria e gostaria de falar com ele antes de publicá-la. “Você tem o meu telefone e se ele ligar na Câmara, peça que entre em contato comigo - mas, me passe o celular dele que vou tentar falar com ele”.

 

Liguei no número que ela me informou, mas na hora não atendeu. Logo em seguida pessoalmente o presidente me retornou a ligação. E com muita polidez e educação, me disse que logo em seguida estaria na Câmara e teria imenso prazer em me receber.

 

Em questão de minutos, fui sucinto e procurei mostrar a ele a nossa preocupação com a geração de emprego e renda, com o crescimento e o desenvolvimento de nossa cidade, citando inclusive, o que poderíamos fazer para dinamizar e coletivamente se unirmos para que isso possa acontecer de fato (detalhes na próxima matéria).

 

Perguntei-lhe pessoalmente sobre as suas outras funções e se tinha vontade de mudar esse quadro dedicando-se a presidência da Câmara em tempo integral. “Nós estamos com uma boa equipe aqui, e está tudo indo muito bem, acredito que não haja necessidade. Isso aqui é passageiro e não vejo como uma profissão” repetiu pessoalmente o mesmo mantra que a sua secretária havia me dito.

 

Posso garantir que o nosso papo foi altamente civilizado e no final eu lhe perguntei: “Me diga alguma coisa sobre o Projeto de Lei 035/2017 enviado pelo Executivo revogando a Lei 1.918/2007”

 

“Confesso para você que não tenho conhecimento por que o Projeto chegou e foi mandado direto para análise nas Comissões. Eu só sei que o pessoal está vendo e já solicitaram uma série de documentos para ver direitinho do que se trata”, me disse ele. (?)

 

Mostrei a nossa Lista São Miguel Informações, que editamos de dois em dois anos, e que já está praticamente pronta, dizendo que gostaria de inovar nesta edição colocando ali um breve histórico da história política de São Miguel do Iguaçu. “É uma das maneiras que temos de valorizar e resgatar um pouco da história passada e presente e assim, mostrar o quanto devemos lutar por ela”, dizendo inclusive que isso teria um custo, o qual ele poderia ver junto a sua assessoria jurídica se é possível ou não. 

 

“Sobre a matéria que estamos elaborando, por favor, não nos leve a mal, o nosso objetivo é dinamizar, lutar pelo nosso crescimento e ao mesmo tempo ajuda-lo a se prevenir de uma série de transtornos que poderão surgir no andar da carruagem”, alertei, ressaltando ainda que a nossa redação sempre foi diferenciada em termos de conteúdo, tendo em vista que tudo o que escrevemos vem com a supervisão das nossas bússolas interior – razão e coração.  

 

E o que a razão e o coração dizem?

Tratando-se de jornalismo, é mais ou menos o que já dizia a Rainha Vitória: “nunca se deve encobrir do público circunstância alguma qualquer que seja os inconvenientes da sua divulgação”.

 

Aliás, sobre esse assunto, o nosso saudoso Rui Barbosa – em seu belíssimo artigo: “A imprensa e o dever da verdade”, nos dá uma verdadeira aula de civilidade e amor pátrio falando sobre “a moral dos povos livres”. Segundo ele, Deus deixou ao homem três âncoras: “o amor a pátria, o amor a liberdade e o amor a verdade”.  “Nenhum país salva a sua reputação com abafos, encobertando as matilhas da corrupção”.

 

Essa passagem é lembrada por Rui para relatar um fato que aconteceu em 1854, durante a campanha da Criméia. O jornal Times, não hesitou em se posicionar contra a administração militar da Grã-Bretanha, sustentando que o seu serviço era infame; que os soldados enfermos não achavam nem camas para dormir; que o exército, gasto e desmoralizado, não tinha, em Balacrava, nem onze mil homens capazes de entrar em combate.

 

Russel, o famoso correspondente do jornal na época, perguntou ao seu Diretor: “Que hei de fazer? “dizer estas coisas ou calar?” O Diretor não exitou na resposta, recomendando-lhe, com energia, “falar a verdade, sem indulgencia, nem receio”.

 

Para o Diretor, dizer a verdade seria o meio de cura, o remédio que os soldados estavam necessidando naquele clima de abandono e infortúnio.  Muitos outros órgãos de imprensa chegaram a divulgar na época que o exército deveria linchar aquele correspondente de guerra.

 

E o que houve? A Câmara dos Comuns, equivalente hoje ao nosso Congresso Nacional, mandou abrir em 1855, um inquérito sobre a situação do exército para apurar o que o repórter tinha relatado.  O Gabinete todo caiu devastado pela campanha do temível órgão londrino.

 

As mais eminentes autoridades militares declararam que ele, “exercendo com fidelidade ao publicar os problemas da tropa, salvara o resto do exército inglês”.

 

A Rainha Vitória em correspondência endereçada a redação do jornal, agradeceu o valioso apoio do Times, dizendo: “nunca se deve encobrir ao público circunstância alguma, quaisquer que sejam os inconvenientes da sua divulgação”.

 

Com relação ao Legislativo e a espinhosa missão do novo presidente, que faço questão de frisar, marinheiro de primeira viagem e que está dando os primeiros passos na vida pública, o remédio para combater todos os nossos males também será esse: “dizer a verdade acima de tudo e nunca deixar que nada seja escondido do público em nenhuma circunstância, quaisquer que sejam os inconvenientes da sua divulgação”.

 

(Segue na próxima e não deixe de acompanhar essa série de matérias que vamos fazer tentando sacudir, unir e fortalecer a nossa economia como um todo). 

 

 

9 comentários
Comentários
Marcia Presa Romildo Lopes
 
Marcia Presa Romildo Lopes Você esta muito equivocado com a sua matéria !!! A lei permite que tenha outro trabalho ,ele tem uma família para sustentar ,meu irmão é uma pessoa correta ,eu até acho que o problema é que ele não usa a palavra a seu favor e nem para fazer política ..." renunciou o salário da prefeitura para assumir a câmara e com isso fica sem receber o 13 salário e férias " Você sabia disso ? Você precisa ter mais certeza nas coisas que escreve ...senão fica sem crédito profissional ....fica a dica
João da Silva
 
João da Silva Em momento algum coloquei que a Lei não permite, Marcia... O que estou colocando é que o cargo de presidente exige tempo integral... E na sequência dessas matérias, vou mostrar o por que estou dizendo isso... O nosso município teve nos últimos quatro anos um prejuízo de mais de 50 milhões de reais, simplesmente por que os nossos legisladores não observaram o que estão aprovando...
Marcia Presa Romildo Lopes
 
Marcia Presa Romildo Lopes Por isso que eu disse que vc tem que esperar para fazer seus comentários ... "O município teve um prejuízo "
João da Silva
Escreva uma resposta...
 
 
João da Silva
 
João da Silva Não concordo com a sua colocação, até por que, o que estamos fazendo nesta matéria é chamar a sua atenção... E antes de escrever, pessoalmente sentei com ele e por cerca de uma hora procurei mostrar-lhe que temos muito mais do que se imagina para fazer pelo nosso município e de que, o Legislativo é fundamental nessa empreitada... Mesmo assim, ele deixou claro que não vai abrir mão dos outros cargos...
João da Silva
 
João da Silva Outra coisa que você pode confirmar com ele, é que, me prontifiquei inclusive, de mostrar a matéria para ele andes de divulgá-la... Disse a ele: "Se você quiser ligar o teu computador, tenho aqui no pendrive da matéria que fiz nesta visita..." Ele me disse que não havia necessidade... Fiz questão de mostrá-lo em respeito a ele e aos seus familiares...
Eliane Lira
 
Eliane Lira João da Silva ao ler sua matéria, eu fiquei surpresa!! Pois venho acompanhando suas reportagens a muito tempo... E dessa vez acho que vc realmente foi equivocado nessa matéria, eu como eleitora do sr Presidente da Câmera venho acompanhando o trabalho dele desde sua nomeação, e tenho certeza absoluta que uma ausência dele no legislativo não vai mudar o trabalho dele,tanto no que fez ou que vai fazer, que na minha opinião está crescendo cada dia mais, pois tivemos muitos que ocuparam esse cargo durante anos que nada fizerem dentro da casa, acho que vc deveria procurar saber mais sobre o trabalho do atual presidente analisar e esperar mais alguns meses para publicar algo, pois em 3 meses é dificil analisar e já sair julgando uma ausência dele...
Curtir · Responder · 4 · 19 h · Editado
João da Silva
 
João da Silva Admiro a sua simpatia por ele, Eliane, e tenha certeza, por ser uma pessoa jovem e de ótima índole, não podemos dar moleza não... Ele tem que assumir o Legislativo por inteiro e fiscalizar cada vírgula do Executivo... Esse é um cargo importantíssimo para o coletivo social e precisamos de alguém que se empenhe em tempo exclusivo... Você verá na sequência de matérias que vamos fazer o quanto esse Poder é importante para que possamos voltar a crescer e resgatar a credibilidade das pessoas...
Valdemar da Mata
 
Valdemar da Mata a guerra continua na terrinha!
Descurtir · Responder · 1 · 12 h
João da Silva
 
João da Silva Dia que não seria guerra, meu caro Valdemar... Mas, uma luta incansável para não deixar que a carroça ande na frente dos bois...
Curtir · Responder · 6 h
Wylli Galvão Silva
 
Wylli Galvão Silva vdd João da Silva vc esta totalmente certo!!!
 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Bassani
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Banner violência se limite