Banner Agenda

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Falando Sério
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  SICOOB
  SINSMI
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Bruno Peron
Cultura
Inácio Dantas
João Maria
Miss Paraná
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Emoções... Mãe, como transformar em fortaleza as emoções dos filhos?
  Data/Hora: 16.mai.2017 - 6h 40 - Colunista: Inácio Dantas  
 
 
clique para ampliar

Emoções... Mãe, como transformar em fortaleza as emoções dos filhos?

 

As emoções nos abre o sorriso, nos leva às lágrimas... Há que ter-se um freio, pois quando o galope das emoções é mais forte que o da razão, a queda pode ser fatal...

 

Emotividade de mãe, e por essência da própria mulher, revela-se ante situações que mexem com seus sentimentos, balançam seu coração e põem sua alma em elevação. Aí vemos a extensão da sua fé, a voz embargada, torrentes de lágrimas copiosas... Emoção de mãe é límpida, transparente. É possível ver o que ela sente por dentro, pois não consegue camuflar reações emotivas. Mistificar? Impossível: tudo nela é sincero e verdadeiro.

Mas, como ensinar o filho a ser “durão”, tendo em vista as durezas do mundo? São aulas valiosas ensinar a ocultar e reter alegrias, tristezas, amor, raiva, dor... Por certo elas se esforçam nessa tarefa, pois assim também se tornam mais fortes, manipulando e não sendo manipuladas. Porém, isso também depende dos alunos, afinal emoção não tem fórmulas nem é matéria “decoreba”, embora algumas técnicas possam ser aplicadas.

Emoções são subjetivas, abstratas, um estado moral que envolve modificações íntimas, bem como repercussões mentais de excitação. Pode-se aprender na teoria como “segurar a onda”, mas na prática pode correr um “rio caudaloso de água sentimental”.

É difícil o ser humano controlar certas emoções. O coração sente o que os olhos veem. Entretanto, aos olhos mais escolados, cuja estrutura física passou pelo processo de aprendizagem materno, é possível transpor a ponte e, do outro lado do sentimento olhar para trás e ver que certos fatos e imagens foram sabiamente contornados e superados.

Fortalecer o lado frágil do sentimento dos filhos é torná-los mais preparados para os embates da vida, pois o mundo lá fora, cheio de obstáculos, necessita de emoções recrudescidas, braços e mente fortes para vencê-los.

 

 

Ensinamentos: ai do filho que não ouve sua mãe...

 

Mãe ensina, os mestres aperfeiçoam, a vida diploma. Não há lições velhas, mas aprendizes novos. O mundo é uma escola sob o céu azul, com bilhões e bilhões de alunos...

 

O que será de um filho que rejeita ou ignora os preciosos ensinamentos de sua mãe? O mundo é uma arena e digladiam-se aqueles que não têm embasamento, aqueles que não tiveram, desde tenra idade, o pulso forte de sua mãe, pois filho que ouve e aplica seus ensinamentos prepara-se para vencer batalhas rumo à aurora de uma vida feliz.

Ensinamentos de mãe não estão nas aulas que se ensinam nas escolas. São lições que quadro negro nenhum é capaz de registrar. Mestres, doutores, por mais graduados que sejam não ensinam, embora verdadeiramente muitas das lições de suas vidas acadêmicas foram aprendidas sob a ponta do indicador do dedo materno.

Tenha como referencial inconteste que ensinamentos de mãe não são para fazer “prova”, “tirar nota”, “passar de ano” ou ter diploma de bacharel. São ensinamentos de existência, de sobrevivência, de como “sair do casulo, criar asas, aprender a voar e buscar seu próprio céu para flanar”.

Então, abra os olhos e ouvidos e permita entrar sons e imagens expressadas por aquela que, por você, não mede esforços para repetir exaustivamente uma orientação, um conselho ou uma lição que norteará sua formação moral e intelectual.

Respeito, compreensão, tolerância, perdão, caridade, temor a Deus, ensinamentos de vida que transmite a mestre dos mestres, e que vão constituir a formação moral e social e moldar o caráter de, hoje uma simples criança, amanhã um honorável cidadão!

Prof. Inácio Dantas

(Livro: Mãe, Mulher: lições de vida para toda a vida!)

 

 
     
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner lixamento
Rose Bueno Acessórios
Banner esporte é vida
Transmorgan
Banner pedrão
Alquimia
Cerâmica Zanoni
Bassani
comercial advogado
Otica PetriU