banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Itaipu vai assinar importantes acordos ambientais, em Paris, nesta semana
  Data/Hora: 13.jun.2017 - 8h 4 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Já reconhecida e premiada pela ONU por sua atuação socioambiental, em especial pelos cuidados com a água, com a adesão, Itaipu poderá ser “a primeira hidrelétrica incluída na rede mundial de reservas da biosfera”. Nesta segunda-feira, 12, a delegação de Itaipu  manteve uma série de compromissos na sede da Unesco.

 

A comitiva da binacional é formada pelos diretores-gerais brasileiro e paraguaio, Luiz Fernando Vianna e James Spalding, o diretor de Coordenação do Paraguai, Pedro Domaniczky Lanik, e o assessor do diretor-geral, Paulo Maranhão. Eles tiveram contato com a diretora da Divisão de Ciências da Água, da Unesco, e secretária do PHI, Blanca Jiménez Cisneros.

 

Na oportunidade, Vianna, que está no cargo há três meses, reafirmou a intenção de manter as parcerias de Itaipu com a Unesco. Desde o reconhecimento da entidade, o CIH passou a integrar a rede mundial de centros especializados e credenciados pela Unesco.  

 

 

Os centros de categoria 2 não recebem recursos da Unesco, mas contribuem para o PHI principalmente através da partilha de conhecimentos, pesquisas e outras linhas de ação especializadas. No CIH, a principal contribuição se dá por meio de programas de capacitação, especialmente nos campos do geoprocessamento e geotecnologias.

 

Participação ampla

A Itaipu Binacional participa até a próxima quinta-feira da 29ª sessão do Conselho Internacional de Coordenação do Homem e da Biosfera, do Programa MaB – Man and the Biosphere (MAB – ICC), da Unesco, cuja abertura ocorreu nesta segunda-feira (12). Além de defender a participação de Itaipu na rede mundial de reservas de biosfera, áreas voltadas à pesquisa cooperativa, à conservação do patrimônio cultural e à promoção do desenvolvimento sustentável, a delegação quer mostrar a continuidade dos trabalhos na área de sustentabilidade.

 

Reserva de biosfera

Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, patrocinados pela ONU, Itaipu e seu entorno se credenciam a ser uma das novas áreas que o Programa MaB da Unesco selecionará para fazerem parte da Rede de Reserva da Biosfera Mundial.

 

Com a inclusão nessa rede, a usina poderia participar e se beneficiar do compartilhamento de pesquisas das outras reservas espalhadas pelo mundo e também fortalecer seu papel político e institucional na região, o que favoreceria o desenvolvimento de programas e projetos para uma visão de futuro comum, tendo o desenvolvimento sustentável como horizonte.

 

O Conselho Internacional do MaB é composto por 34 estados membros da Unesco, eleitos pela conferência geral da entidade. Criado para facilitar a cooperação científica internacional sobre as interações entre o homem e seu meio, o programa foi lançado em 1971 e é resultado da "Conferência sobre a Biosfera", realizada pela Unesco, em setembro de 1968, também em Paris.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios
Bassani