banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Cerca de 6 toneladas de lixo são recolhidas no lago em Santa Helena
  Data/Hora: 29.jul.2017 - 5h 58 - Categoria: Lindeiros  
 
 
clique para ampliar

Foi encerrado o trabalho de limpeza do Lago de Itaipu em Santa Helena. Cerca de 6 toneladas de lixo foram recolhidas às margens do reservatório. Todo o material recolhido foi encaminhado à Usina de Recicláveis de Santa Helena para a destinação correta.

 

A atividade é uma ação ambiental colocada em prática pelos associados à Colônia de Pescadores Nossa Senhora dos Navegantes e promovida pela Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, por meio do convênio Linha Ecológica, com apoio da Administração Municipal e a Polícia Militar Ambiental.

 

 

Um dos destaques do convênio da Linha Ecológica são as Campanhas de Limpeza do Lago promovidas na região. Essa ação garante uma água de melhor qualidade para o desenvolvimento de ferramentas turísticas e produção de peixes. Além de tudo um dos grandes valores da atividade é tornar a família do pescador protagonista da ação sócio ambiental, segundo o coordenador da Linha Ecológica, Mauri Schneider.

 

Contrapartida

Essa parceria garante pela Itaipu, Lindeiros e prefeituras, recursos financeiros para a logística da limpeza do lago como equipamentos de proteção individual (EPIs), combustível para os barcos dos pescadores, embalagens para armazenar o lixo reciclável, bonés, camisetas, alimentação e uma ajuda de custo financeiro para as colônias.

 

Mas o trabalho vai além, segundo Mauri Schneider. “Ao recolher o lixo reciclável do lago, o pescador contribui com aumento da produção de peixe e o turismo regional”, ressalta a presidente do Conselho dos Lindeiros, Cleci Loffi.

 

Todo o lixo reciclável é doado para as associações de catadores de materiais recicláveis dos municípios onde ocorre a triagem.

 

Manutenção da renda

O assessor especial da Diretoria de Coordenação da Itaipu Binacional, Sérgio de Oliveira, ressalta  que, muitas pessoas ainda não têm consciência da importância da preservação do meio ambiente, por tal motivo, a ação desenvolvida pelos pescadores do município se torna de alta relevância. “É muito importante os próprios pescadores limpando o lago, limpando a sua fonte de sustento para a preservação do meio ambiente, para continuidade da qualidade da água, para que possam ter um rendimento maior de seu trabalho”, frisa.

 

Envolvimento

O presidente da Colônia Nossa Senhora dos Navegantes, Lírio Hoffmann, ressalta a importância do envolvimento dos pescadores com as questões ambientais. “Agradecemos o apoio e, principalmente dos pescadores, que foram a campo desenvolver o papel de agentes ambientais”.

 

As ações são desenvolvidas pela Linha Ecológica nos municípios lindeiros como forma de estimular a preservação do meio ambiente e manutenção da atividade de pesca no Lago de Itaipu.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Bassani
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios