banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Lindeiros terão mais flexibilidade para exploração comercial dos terminais turísticos locais
  Data/Hora: 3.ago.2017 - 8h 42 - Categoria: Lindeiros  
 
 
clique para ampliar

Anúncio foi feito na sexta-feira, 28, pela diretoria de Itaipu. Medida atende reivindicação dos municípios da região.

 

Da assessoria - Os novos contratos de concessões do uso dos terminais turísticos Santa Terezinha de Itaipu e Entre Rios do Oeste, localizados às margens do reservatório da usina de Itaipu, vão permitir que as prefeituras locais não só continuem a fazer a gestão dos balneários, mas também a exploração comercial desses espaços, como, por exemplo, bares, restaurantes e eventos de pesca esportiva, entre outros serviços e atividades relacionadas ao negócio.

 

Os demais municípios com essas áreas de lazer também serão beneficiados com a inclusão da mesma cláusula. A atividade pesqueira turística receberá apoio na melhoria da infraestrutura. A medida tem como objetivo oferecer melhores  condições para a prática de esporte náuticos, incluindo a pesca esportiva. Nas altas temporadas, as prainhas costumam receber um bom fluxo de visitantes, especialmente da região e dos países vizinhos, como Paraguai e Argentina.

 

A novidade vai garantir maior fomento ao turismo da região da Costa Oeste. O anúncio foi feito na última sexta-feira, 28, no Ecomuseu, pela diretoria da binacional durante a 3ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.  Foi o primeiro encontro entre o conselho e a atual diretoria de Itaipu. Participaram da reunião o diretor-geral brasileiro, Luiz Fernando Leone Vianna, o diretor de Coordenação, Helio Amaral, o diretor financeiro executivo, Marcos Stamm, e o diretor administrativo, Marcos Baumgärtner, prefeitos, vereadores e presidentes de associações comerciais.

 

O encontro também serviu para reforçar e dar início a novas parcerias que venham a fortalecer a economia da região. O desenvolvimento regional faz parte da missão ampliada de Itaipu. Diversos outros assuntos de interesses locais, com impacto para o turismo e a qualidade de vida da população lindeira estiveram em pauta. O repovoamento de peixes no Lago de Itaipu, que hoje recebe 24 eventos anuais de pesca esportiva, foi um dos principais assuntos tratados.

 

A ideia é melhora a atividade pesqueira e o turismo de pesca nesta área, com o aumento da quantidade de peixes, a implementação de programas geradores de renda aos pescadores e a profissionalização do cultivo do pescado.  A Itaipu vai ajudar a fomentar o negócio com ações e iniciativas de apoio à reivindicação.

 

Para a presidente do Conselho, Cleci Rambo Loffi, é preciso fazer da pesca esportiva uma modalidade ainda mais próxima da vida de quem depende dessa renda, pois “assim as pessoas deixam de sair [da região], fomentando o turismo”.  A Itaipu sinalizou apoio total à ação. A binacional ainda quer oferecer melhores condições de sustentabilidade e reestruturação das áreas públicas de lazer, dando apoio à autossuficiência de energia, eficiência energética, saneamento básico, urbanismo e paisagismo e edificações pequenas próximas ao reservatório, como píer e churrasqueiras, entre outros.

 

Em busca de melhorar segurança e, consequentemente, aumentar a procura da população pelos terminais, está sendo feita uma revisão do zoneamento e da faixa de proteção do reservatório. O novo contrato traz uma concessão de dez anos pelo município, podendo ser prorrogada pelo mesmo período.

 

Energias renováveis foi outro assunto que também entrou em pauta. O Conselho se mostrou aberto para uma parceria com a binacional na implementação de um plano de trabalho para desenvolver técnicas diferenciadas de energia, com benefícios para o município e seus moradores. A ideia é atrair novos investimentos para a região.

 

Parceria de sucesso

O trabalho conjunto entre Itaipu e lindeiros deve ser mantido, segundo o diretor administrativo, Marcos Baumgärtner. “Faremos nosso trabalho em cima dos projetos já existentes; não há porque acabar com eles, muito pelo contrário, a ideia é dar continuidade, melhorando no sentido que a gente perceba que é uma nova gestão e um novo enfoque, mas nenhum será extinto.”

 

A garantia e ampliação do trabalho já realizado vieram também por parte do diretor de Coordenação, Hélio Amaral, que propôs um trabalho com os municípios baseados em cinco pontos: cultural, ambiental, social, econômico e político-espacial.

 

Para Cleci, é um orgulho para os municípios margear Itaipu, que é exemplo para o mundo. “Com a nova gestão, é um ciclo novo que se começa. Devemos juntar os trabalhos e mostrar esse potencial.”

 

Outros temas

O Programa Cidades Sustentáveis, que oferece ferramentas para o acompanhamento do desenvolvimento econômico e sustentável dos municípios, também foi apresentado aos participantes. A intenção é que todos possam utilizá-lo a fim de disseminar, ainda mais, as boas práticas, muitas delas implantadas pela Itaipu.

 

O Programa Encontros e Caminhos Cultivando Água Boa está passando por uma reestruturação nos 29 munícipios da Bacia do Paraná 3 e a intenção é que, em setembro, ele seja relançado em todos as cidades, ao mesmo tempo, propiciando a elas, a partir de então, desenvolver e demonstrar as ações na área do meio ambiente.

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,4 bilhões de MWh. Em 2016, a usina retomou a liderança mundial em geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh gerados. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 76% do Paraguai. 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Banner Mirante
Banner Einstein
Bassani
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite