banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Parceria entre PTI, Prefeitura e Fundação Banco do Brasil quer transformar ensino das ciências em Foz do Iguaçu
  Data/Hora: 15.ago.2017 - 17h 42 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Escola Municipal Monteiro Lobato participa de projeto-piloto desde julho deste ano

 

Transformar o ensino da ciência na rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu, com atividades mais lúdicas e experimentais, é a proposta da parceria firmada entre o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), a Prefeitura de Foz do Iguaçu e a Fundação Banco do Brasil. Na manhã desta terça-feira, 15, foi assinado um protocolo de intenções entre as instituições que dá início à formação de professores, por meio de um projeto-piloto na Escola Municipal Monteiro Lobato, do bairro Porto Belo.

 

A metodologia na qual os professores serão capacitados, pela equipe do Estação Ciência do PTI, é a do ensino por investigação, que prevê uma participação mais ativa dos alunos no processo de aprendizagem das ciências. Na Escola Monteiro Lobato, o projeto vem sendo desenvolvido desde julho deste ano e terá duração de um ano. A intenção é que a iniciativa seja estendida a toda a rede municipal de ensino.

 

 

Além da formação teórica e prática, os professores também vão receber assessoria pedagógica para aplicação das atividades e da metodologia do ensino por investigação. O gerente do Estação Ciência, Willbur Rogers de Souza, afirmou que essa estratégia "estimula o pensamento crítico, uma visão de ciências um pouco mais experimentativa, um aprendizado de fato com a 'mão na massa'”. Ele colocou o espaço à disposição dos docentes, para que seja uma extensão da sala de aula.

 

 

O diretor superintendente do PTI, Ramiro Wahrhaftig, mencionou a satisfação em participar da assinatura do projeto, tendo apreço pela educação por sua experiência como secretário de Estado de Educação entre 1995 e 1998, no governo de Jaime Lerner. “Tenho um carinho especial pela educação, por ter vivenciado as necessidades das escolas, dos professores e dos alunos”, afirmou.

 

Wahrhaftig comentou ainda que o PTI se adiantou a uma tendência que hoje é global, dos parques tecnológicos participarem ativamente do desenvolvimento do território, e reforçou a intenção de estender o projeto de formação de professores para todas as 51 escolas do município. “Educação lá no PTI é prioridade”, destacou.

 

Parceria estratégica

 

O prefeito de Foz, Chico Brasileiro, contou que, diante da situação do município, nos primeiros meses de governo a estratégia foi buscar apoio dos governos federal e estadual, das instituições e da Itaipu Binacional. “A grata surpresa foi essa aproximação extraordinária com a Itaipu e, particularmente, com o PTI”, salientou. Ele destacou a importância dos projetos que vêm sendo planejados em parceria – entre eles, por exemplo, a construção do Mercado Municipal, oficializada na última semana. O prefeito afirmou ainda que a educação é um pré-requisito fundamental para o desenvolvimento humano e que a parceria vai possibilitar a inovação do saber.

 

O secretário municipal de Educação, Fernando Ferreira de Souza, reforçou que a formação dos professores no ensino por investigação vai permitir também que os alunos tenham contato com as estruturas do PTI. “Haverá a possibilidade de as crianças conhecerem esses espaços tecnológicos tão importantes e disponíveis no nosso município. Muitas dessas crianças, inseridas no seu contexto, talvez não tivessem naturalmente acesso a tudo isso."

 

O curso do Estação Ciência foi certificado em 2015 pela Fundação Banco do Brasil como “tecnologia social”. Essa certificação é o reconhecimento de produtos, técnicas ou metodologias replicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social.

 

Luiz Carlos Vieira, representante da Fundação Banco do Brasil, agradeceu ao PTI e à prefeitura por terem “abraçado a causa” e estarem desenvolvendo esse projeto com as escolas municipais.

 

Grande expectativa

 

Diretoras de três escolas municipais participaram da assinatura do protocolo de intenções de forma simbólica – representando toda a rede municipal de ensino, realizada na Escola de Governo de Foz do Iguaçu na manhã desta terça-feira. A coordenadora pedagógica da Escola Monteiro Lobato, onde as atividades do projeto-piloto já foram iniciadas, comentou que os professores estão participando com muito entusiasmo e expectativa. Embora a iniciativa tenha data para término, ela ressaltou que é um aprendizado que terá longa duração.

 

Legendas das fotos:

 

1 – Assinatura do protocolo de intenções do projeto foi realizada na Escola de Governo na manhã desta terça-feira, 15.

 

2 – Diretor superintendente do PTI, Ramiro Wahrhaftig, reforçou a intenção de estender o projeto para toda a rede de ensino municipal.

 

3 – O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, salientou a importância dos projetos que vêm sendo realizados em parceria com o PTI.

 

Foz do Iguaçu, 15 de agosto de 2017.

 

Parque Tecnológico Itaipu

www.pti.org.br | www.facebook.com/ptibrasil | www.twitter.com/pti_brasil | www.instagram.com/ptibrasil

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Banner Einstein
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Bassani