banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Encontro de iniciação científica da UNILA reúne mais de 160 projetos de pesquisa
  Data/Hora: 4.out.2017 - 11h 54 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) promove, de hoje (4) até sexta-feira (6), o 6º Encontro Anual de Iniciação Científica e 2º Encontro Anual de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EICTI 2017). Durante o evento, 163 acadêmicos participantes do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa Institucional de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) apresentarão o resultado de suas pesquisas.


Da Assessoria - As atividades acontecem na Unidade Jardim Universitário e têm como objetivo integrar e socializar os trabalhos desenvolvidos por estudantes da Universidade. “Este é um momento importante, pois é a oportunidade de divulgação para a comunidade interna e externa dos resultados das atividades de pesquisa realizadas pelos estudantes”, afirma o chefe do Departamento de Pesquisa, professor Rodrigo Cantu de Souza.


Em relação ao evento de 2016, houve um aumento de 25% no número de trabalhos inscritos. Para este ano, as apresentações orais e em pôsteres foram divididas por área do conhecimento e serão realizadas na quarta (4) e quinta-feira (5). Outra novidade é a inclusão de um mediador em cada sessão de apresentação oral. “Foram selecionados estudantes de pós-graduação para atuarem na mediação das apresentações de trabalho. Os mediadores passaram por uma capacitação na semana passada”, explica o docente.


Palestras


O EICTI 2017 tem três palestras programadas. A conferência de abertura será ministrada pela professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Eda Maria Góes, que abordará a temática “Por uma nova razão do mundo: possibilidades e desafios da iniciação científica”.


As outras duas palestras estão marcadas para a sexta-feira: o diretor do Campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Fernando José Martins, fala sobre “A importância da pesquisa de iniciação para a inserção do discente na pós-graduação” e a professora da Universidade Federal do ABC (UFABC), Marcela Sorelli Carneiro Ramos, profere a palestra “Integridade em pesquisa”.


Avaliação


O Encontro contará com a presença de avaliadores externos que são responsáveis por analisar o desenvolvimento científico da Universidade. Após a avaliação, os dados são repassados ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No ano passado, os avaliadores destacaram a qualidade das pesquisas desenvolvidas por estudantes da UNILA, mesmo sendo uma Instituição que, naquele momento, tinha menos de sete anos de existência. “Há também uma avaliação interna em que os professores da UNILA realizam um análise dos resumos expandidos submetidos ao evento”, completa Cantu de Souza.


A programação e outras informações sobre o evento podem ser acessadas em unila.edu.br/prppg/ic/encontro2017.

 

 

Legenda: O evento é uma oportunidade dos estudantes socializarem os resultados de suas pesquisas

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein
Banner violência se limite
Bassani
Banner emprego