banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Apicultores e técnicos finalizam parte de projeto voltado à Indicação Geográfica da apicultura no Oeste do Paraná
  Data/Hora: 17.nov.2017 - 9h 56 - Categoria: Oeste  
 
 
clique para ampliar

Um grupo de apicultores e técnicos da região Oeste do Paraná participou nesta quinta-feira (16), do último módulo de capacitações do projeto Crescer no Campo - Apicultura no Lago de Itaipu, desenvolvido em parceria pelo Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e pela Cooperativa Agrofamiliar Solidária (Coofamel). O objetivo principal é a transferência de tecnologia e conhecimento voltados à atividade apícola.

 

Com clima e vegetação propícios ao desenvolvimento da apicultura, a região Oeste do Paraná pode aumentar muito a produtividade, segundo o consultor Robson Raad. “A aplicação das técnicas corretas de manejo é primordial para melhorar a lucratividade e desenvolvimento da atividade”, observa.

 

Apesar do compartilhamento de informações e conhecimento por intermédio do projeto, há muito para ser implementado, o que pode ser liderado pelos técnicos de campo que trabalham em parceria com a Itaipu Binacional, Coofamel, Sebrae e Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore).

 

Com o desenvolvimento do projeto Crescer no Campo - Apicultura no Lago de Itaipu, houve um entendimento maior da apicultura, com técnicas que devem ser colocadas em prática para gerar resultados melhores, conforme o presidente da Coofamel, Wagner Gazziero. “Este é um trabalho que visa o incremento de produtores no reconhecimento de indicação geográfica. A meta é contemplar 38 apicultores em 2017 e 50 em 2018”, destaca.

 

Robson Raad ressalta que, no grupo trabalhado na região, algumas pessoas tiveram aproximadamente 150% de aumento em produtividade, o que mostra que, o emprego da tecnologia é fundamental.

 

A atividade, tanto de apicultura, quanto de meliponicultura, está em expansão, fator positivo para a sustentação e fortalecimento da cadeia produtiva .

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Banner emprego
Banner Einstein