banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Possível parceria com a Universidade do Texas fortalecerá a cultura da inovação no Estado
  Data/Hora: 30.jan.2018 - 14h 31 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

O fortalecimento da cultura da inovação, a formação de profissionais empreendedores e o incentivo a pesquisa aplicada no Estado devem ser estimulados a partir de uma possível parceria com a Universidade do Texas (UT Austin).

Da Assessoria - Na última semana, representantes do Instituto Federal do Paraná (IFPR), acompanhados de lideranças locais, reuniram-se com dirigentes da universidade, nos Estados Unidos. Se formalizada, a parceria com a instituição terá como base a transferência tecnológica sustentável, profissional e globalmente competitiva, orientada para mercados internacionais. Combinando tecnologia educacional, empreendedorismo e inovação; busca-se preencher a lacuna entre ideias e necessidades de mercado, potencializando a geração de empreendimentos inovadores.

 

“Para o Instituto, o intercâmbio de conhecimentos desta parceria trarão benefícios relacionados a aplicação da ciência em benefício da comunidade. Por se tratar de ensino profissional, precisamos ter a aplicação do conhecimento, assim é importante fortalecer essa cultura de inovação dentro da instituição”, destacou o diretor do IFPR campus Foz do Iguaçu, Nelson de Castro Neto.

 

 

Neto explica que a intenção é, ainda no primeiro semestre, dar início ao programa Innovation Corps (I-Corps), que capacitará pesquisadores para avaliar o potencial comercial das descobertas científicas. Deverá envolver docentes, discentes e pessoas do mercado (da indústria e do comércio). Futuramente, pensa-se em formatar um mestrado com o mesmo foco – inicialmente com professores da UT Austin, que em um processo de transferência de conhecimento capacitem docentes nacionais na metodologia da universidade.

 

A UT Austin é internacionalmente reconhecida pela sua experiência no fortalecimento à inovação. Atuou no processo de aceleração de centenas de empresas e vem disseminando o conhecimento na área de valorização e comercialização de tecnologia, com metodologia prática fundamentada em conceitos científicos. Implementou programas de educação, treinamento, capacitação e infraestrutura em mais de 14 países, auxiliando o crescimento comercial doméstico e internacional, por meio do desenvolvimento de negócios.

 

Também participaram da missão o reitor do IFPR, Odacir Zanatta; o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Luiz Vianna; o diretor-superintendente do PTI, Ramiro Wahrhaftig; a secretária de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eline Nascimento; presidente da Copel, Antonio Guetter; representante do Sebrae, Augusto Stein; presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Danilo Vendrusculo e o vice-presidente, Elias Zydek; o assessor de Energias Renováveis da Itaipu, Paulo Schmidt; entre outras instituições.

 

 

Foz do Iguaçu, 30 de janeiro de 2018

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Bassani