Banner Cema

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Falando Sério
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  SICOOB
  SINSMI
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Bruno Peron
Cultura
Inácio Dantas
João Maria
Miss Paraná
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
União: força-motriz que acelera o sucesso!
  Data/Hora: 12.fev.2018 - 15h 52 - Colunista: Inácio Dantas  
 
 
clique para ampliar

União na convivência diária ou no trabalho, é um agregador de rápidos e bons resultados. Aquele que cultiva a semente da união tem no peito um canteiro com inesgotáveis mudas de felicidade!

 

Você se considera importante, sábio, participativo? Seja qual for a resposta, você será ainda mais se estiver aliado a alguém ou a um grupo, com objetivos claros e definidos para a realização de um projeto.

 

Um time de vôlei é uma união de atletas. Ninguém ganha o jogo sozinho. Cada qual deve dar o máximo de si em prol da agremiação que defende. Ou todos ganham, ou todos perdem, não há empate. Por isso, a unicidade das forças, pensamentos e ações devem estar comungadas, com um técnico regendo o time como um maestro rege uma orquestra.

 

Você sozinho é um remador na canoa, conduzindo-a sobre as ondas da sorte. O ponto futuro a ser encontrado será uma conjectura que poderá ou não se realizar, afinal que efeito produz uma simples gota d’água no oceano? Porém, unida em forma de ondas, sua força produz um tsunami!

Avalie que trabalhos que executamos sozinhos são gerados por uma força isolada. Temos nosso potencial, mas ele está limitado a uma cabeça e um corpo. Quando nos unimos em equipe[1], várias cabeças e várias mentes pensantes, a força se soma e as ações se multiplicam. E havendo harmonia e união, a equipe tende a ser integrada, coesa, vencedora.

 

Exemplo de união em prol de uma meta comum, que é a sobrevivência, podemos aprender com as formigas. Cada qual exerce uma função, feito uma equipe treinada e motivada. No grupo das formigas há dois tipos: os operários e soldados. Nas atribuições dos operários há as cortadeiras, que ficam nas laranjeiras cortando as folhas, e as carregadeiras, que recolhem as folhas no chão e as levam para os formigueiros. Elas trabalham em sinergia, tipo “um por todos e todos por um”. Ao final, toda a comunidade se beneficia igualmente.

 

Ações individuais, como se tudo soubesse e tudo pudesse, é, em certos momentos, produzir com desgaste físico, desperdício de energia, insipiência na produção. Quantos milhões são sucateados por manipulação humana inadequada? Desunião, seja um par, uma equipe, é um caminho que rapidamente leva ao fracasso[2]. União, ao contrário, é coesão, energia concentrada. Rompê-la é desestruturar setores e dilapidar o patrimônio. União são forças somadas num só propósito e num só movimento para erguerem, juntas, a alavanca do sucesso.

 

[1] “Você poderia tirar de mim as minhas fábricas, queimar os meus prédios, mas se me der o meu pessoal, eu construirei outra vez todos os meus negócios.” (Henry Ford).

 

Ainda sobre “Equipes coesas”, ao atribuir trabalhos acadêmicos nas Universidades que lecionei, percebi um fato interessante: Equipes onde todos os componentes participavam da elaboração, até a apresentação final, tendiam às notas máximas. Equipes dispersas, onde “um fazia sua parte e os outros não, ou faziam mau feito”, as notas eram mínimas. Já houve grupo que, ao entregar o trabalho, descobri que um dos componentes teve por participação apenas “encadernar o trabalho”...

 

[2] Segundo Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, sobre fracasso: “O grande risco é não assumir nenhum risco. Em um mundo que muda, de verdade, rapidamente, a única estratégia com garantia de fracasso é não assumir riscos.”.

 
     
Deixe seu comentário!
 
 
 
Auditoria da Dívida Publica
Banner Juvenal
Bassani
BANNER APARTAMENTO
Banner Carl Hart
Rose Bueno Acessórios
Cerâmica Zanoni
Transmorgan
Otica PetriU
Banner Marlene