banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
A PREPARAÇÃO DO GENERAL BRAGA PARA AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES
  Data/Hora: 19.fev.2018 - 6h 19 - Categoria: Brasil  
 
 
clique para ampliar

19.2.18    

JOSÉ CARLOS DE ASSIS -
 
Fonte: Tribuna da Impesnsa - É possível que passe pela cabeça de Temer a ideia de lançar o general Braga Netto (foto) como candidato à Presidência da República. É possível até mesmo que o general Braga Netto, assim como a própria intervenção tenham sido inventados para se viabilizar um candidato à Presidência viável. Tudo é possível nessa República vilipendiada. Onde o Presidente rouba, e a Câmara dos Deputados perdoa, as instituições podem ser manipuladas à vontade desde o contínuo do Palácio do Alvorada até o Alto Comando do Exército.
 
 
Até o momento as manobras tem sido perfeitas pelo lado de Temer. Diante da degradação dos sistemas de segurança nos Estados e da crise nos serviços públicos, e em particular no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Norte, certamente pairou sobre as mentes dos guardiães da República, afundados em corrupção, a noção de que era necessário se aproveitar a situação a fim de partir para uma manobra salvacionista, não do Rio ou do Governo, mas deles próprios. Como num jogo perdido de xadrez, passaram à ofensiva sem escrúpulos. Antes que os generais nos perturbem, tragamos os generais para o nosso lado, numa missão impossível!
 
 
As conseqüências são múltiplas. Não é necessário que o general Braga tenha êxito nos três primeiros meses, entrando no tempo das eleições. Como o samurai de Kurosawa, basta que fique parado observando a batalha. Sua presença é suficiente para infundir confiança às próprias hostis e medo aos demais. Muito provavelmente pode haver até um tempo de acomodação à intervenção que servirá para cobrir de louros a fronte do general. É por essa janela de oportunidade que o presidente Temer vai se aproximar e dizer: O senhor é um vitorioso no Rio, general. É preciso que seja também no Brasil, com apoio do PMDB!
 
 
É importante assinalar que, do ponto de vista eleitoral, não há necessidade de provas de desempenho para se ganhar. Collor foi a prova cabal disso em nossa história recente. Eleições se ganham no campo simbólico. É provavelmente nisso que confia a equipe suja de Temer. A simples presença do general, fardado, numa rede de televisão infundirá nos eleitores a confiança necessária de que será logo superado o problema de segurança, não importa o número de cadáveres que continuarem a ser atirados nas valas do Grande Rio.
 
 
Não tenho maiores informações sobre o general Braga Netto, exceto uma breve descrição de seu caráter por um amigo que o conhece. Resume-se a uma frase: Escrupulosamente profissional. Seria uma sorte se atuar dessa forma. Há duas outras indicações positivas: sua breve intervenção na entrevista coletiva, na qual atribuiu o excesso de violência no carnaval a um exagero da cobertura da mídia. E o escopo relativamente modesto que atribuiu a suas próprias funções como coordenação da segurança no Estado.
 
 
Os sinais negativos vieram de Temer. Falou em intervenção nos Estados, e não no Estado do Rio. Aparentemente, está se preparando operações em larga escala para cercar as eleições de restrições de segurança. Isso corrobora um planejamento de continuidade no poder a despeito da vontade popular. Espera-se que o Alto Comando do Exército perceba a fria em que um governo ilegítimo e fracassado, agressor da soberania nacional, o está metendo. A crise não é de segurança. A crise é do Governo Temer. Se o general Braga se der conta disso, poderá ser, em lugar de um interventor fracassado, uma âncora de eleições legítimas.
 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Banner violência se limite