Banner Cema

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Falando Sério
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  SICOOB
  SINSMI
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Bruno Peron
Cultura
Inácio Dantas
João Maria
Miss Paraná
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Terminal Turístico de Vila Ipiranga. Como anda as obras de Revitalização?
  Data/Hora: 12.mar.2018 - 9h 49 - Colunista: João Maria  
 
 
clique para ampliar

No último final de semana, ao ver dar uma passada pelo Portal de Transparência, dei de cara com um edital para a tomada de preço, onde a Prefeitura está licitando a compra de materiais para a reforma dos Banheiros do Terminal Turístico de Vila Ipiranga.

 

Como a divulgação anterior, era de que já existia um convênio no valor de R$ 2.300.000,00 entre a Itaipu e a Prefeitura de São Miguel do Iguaçu para a revitalização do Balneário, imediatamente liguei para os membros do Conselho de Turismo em busca de maiores informações a respeito e saber a quanto andas essa parceria.

 

Ao conversar com o empresário Daniel Marques, presidente do Conselho Municipal de Turismo – confesso que as minhas preocupações aumentaram, tendo em vista que, uma das funções dos Conselhos Municipais é ajudar a fiscalizar e se inteirar de tudo o que diz respeito a sua área de atuação. O papel dos Conselheiros é exercer o controle social, que pode ser feito por qualquer cidadão, ou por um grupo de pessoas.

 

Uma das funções dos Conselhos gestores de políticas públicas é justamente servir de canal efetivo de participação, por onde se permite estabelecer uma sociedade na qual a cidadania deixe de ser apenas um direito, mas uma realidade presencial. Uma das suas principais funções, tanto no Turismo, como na Saúde, na Educação ou na Assistência Social, uma das funções destes Conselhos é acompanhar e controlar a aplicação dos recursos – verificar e fiscalizar os valores e como estão sendo aplicados.

 

Perguntei para o Daniel, como estava o Mega Projeto que a Prefeitura divulgou e que conta com a parceria da Itaipu Binacional. “Infelizmente, não vou poder dar essa informação. Quem está gerenciando tudo é a prefeitura e eles não tem nos repassado os passos que estão sendo dados com relação a essa revitalização”.

 

Já cortaram diversas árvores lá. O que está sendo feito com a lenha, perguntei: “Também não posso te informar. Seria melhor você entrar em contato com o Luciano – parece que é ele que está administrando tudo. O acordo inicial era de que a lenha fosse vendida e o dinheiro depositado na consta do Conselho” me garantiu.

 

Por telefone, conversei com Alexandre dos Santos Pacheco, Coordenador na área de Turismo, para tirar algumas dúvidas quanto ao Projeto. Segundo Alexandre, a parceria entre a Itaipu e a Prefeitura de São Miguel, continua de pé e, com relação a licitação para a reforma dos banheiros, nos disse que cada prefeitura tem o seu ritmo próprio.  “A Itaipu entra com recursos para infraestrutura no que diz respeito aos acessos públicos, como arruamento, acesso ao terminal, coisas assim, mas sempre com a contra partida dos municípios”, garante.

 

 

Segundo informações que recebi ainda essa semana, o Conselho deverá se reunir. Na Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, a Secretária Catiúscia, nos disse que o Projeto está sendo colocado em prática e os valores continuarão sendo licitados conforme a necessidade no andamento das obras. (continua). 

 

 

Valcenir Luiz Reis
Valcenir Luiz Reis Mas achei q o convênio com a Itaipu já estivesse sido assinado é a licitação seria para reforma total do terminal turístico. Pq agora somente os banheiros serão reformados. Será q esse convênio não saiu? Será que o projeto não agradou? Será o terminal será reformado totalmente. Eis a dúvida, pois quando fecharam, falaram q em março começariam as obras de reforma total. Estamos esperando.
Gerenciar
 
João da Silva
João da Silva Todo mundo tem que ficar de olho e ajudar a fiscalizar. Dizem que é isso que um tal comandante chefe faz todos os dias lá na Vila: "Vocês precisam me ajudar a fiscalizar. Esse pessoal aí é fogo - mas, eu não jogo nesse time, não", tem dito ele...
Gerenciar
 
Valcenir Luiz Reis
Valcenir Luiz Reis Kkkkkk. Todo cidadão tem o direito e o dever de fiscalizar. Porém o conselho de turismo tem a obrigação. Cadê o conselho que não sabe nada do está acontecendo?
Gerenciar
 
Luciana Regina Ghellere Montibeller
Luciana Regina Ghellere Montibeller Valcenir Luiz Reis o Conselho de Turismo faz questao de sentar e conversar...
Gerenciar
 
Valcenir Luiz Reis
Valcenir Luiz Reis O conselho tem o poder de cobrar as informações. Nada pode ser feito sem que o conselho tenha ciência. Se a prefeitura não mandar as informações espontaneamente façam a solicitação, senão procurem o MP.
 
 

Volmer Tschinkel Considerando que o Conselho Muniicpal de Turismo deveria ser uma instância local, de caráter consultivo e/ou deliberativo, para convergência de esforços entre o poder público e a sociedade civil para o desenvolvimento do setor turístico. Mas o que dá entender que o nosso conselho que deveria ser um instrumento de Controle Social também está levando bolas nas costas. De concreto que nós temos até o presente momento é o corte das arvores... Já é um começo, ...

 

 

 

Volmer Tschinkel Considerando que o Conselho Muniicpal de Turismo deveria ser uma instância local, de caráter consultivo e/ou deliberativo, para convergência de esforços entre o poder público e a sociedade civil para o desenvolvimento do setor turístico. Mas o que dá entender que o nosso conselho que deveria ser um instrumento de Controle Social também está levando bolas nas costas. De concreto que nós temos até o presente momento é o corte das arvores... Já é um começo, ..
Gerenciar
 
 · Responder · 1 h
Cleusa Maria Teixeira
Cleusa Maria Teixeira Sem contar q as árvores já estão ali a muito tempo. Kkkkk. Mais uma maneira de botar uma grana no bolso. Affffff
 
Paulo Assmann Otto
Paulo Assmann Otto nossa....várias op verões neste balneário ...gosto muito do Ypiranga!
Gerenciar
 
CurtirMostrar mais reações
 · Responder · 1 h
Paulo Assmann Otto
Paulo Assmann Otto nico, adelar, zezu, catarina, d olinda, dani, paraguaio, Zé, ceará, argentino
 
     
Deixe seu comentário!
 
 
 
Transmorgan
Alquimia
banner vende apartamento II
Banner Juvenal
Banner Marlene
Auditoria da Dívida Publica
Bassani
banner vende capeletti
Rose Bueno Acessórios
Otica PetriU