banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Líderes de TIC se reúnem em Curitiba para discutir fomento e suporte ao setor no Estado
  Data/Hora: 13.mar.2018 - 14h 26 - Categoria: Oeste  
 
 
clique para ampliar

Oeste do Paraná organiza encontro estadual de TIC em abril

 

Os líderes de Arranjos Produtivos Locais (APLs), de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Paraná), se encontraram na manhã desta terça-feira (13), em reunião ordinária da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR). Dentre os assuntos em destaque estiveram a interação, divulgação, envolvimento entre as entidades públicas e privadas, organização de demandas, obtenção de dados, internacionalização e realização do Encontro Estadual da Rede de Apls, que ocorrerá em Cascavel dia 13 de abril.

 

O oeste do Paraná esteve representado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação do Oeste do Paraná (Iguassu-IT), por intermédio do secretário executivo, Marcelo Weçolovis e pelo vogal da diretoria Edilson José Martins.

 

 

Na abertura da reunião os líderes foram estimulados a compartilhares e difundirem informações que sejam inerentes ao setor de TIC. O presidente da Assespro, Adriano Krzyuy, os associados precisam interagir e replicar as informações para haver maior envolvimento dos empresários do Estado.

 

O mercado

Conforme o coordenador estadual do Setor de TI do Sebrae (Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas), Emerson Cechin, a tecnologia da informação está no centro das ações de transformação e inovação e isso é importante ter em mente. “Precisamos ter claro qual é o nosso posicionamento no mercado e junto aos líderes”, ressalta.

 

Suporte

Para fortalecer todo o setor é importante que haja a inter-relação com os demais setores, inclusive com o Poder Público. Para tanto, um workshop está agendado para 26 de março. Serão três temas: A importância da atuação das entidades sobre o processo de construção de políticas públicas; principais temas de discussão no Congresso Nacional para o setor de TIC; principais ações da Assespro no Congresso Nacional.

 

Bússola

Outro quesito, com apresentação do pesquisador do Observatório da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Eduardo Bettoni, foi o projeto Bússola da Inovação, uma ferramenta que, a partir de pesquisas traça um diagnóstico do status da inovação na indústria paranaense.

 

Concorrência externa

A internacionalização também foi tema de pauta. Adriano Krzyuy ressalta que, o importante é os empresários estarem cientes que, a internacionalização não aborda apenas a exportação, mas, também a competividade interna, para evitar perder mercado para empresas de fora do país.

 

Neste quesito foi argumentado quanto ao trabalho da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), é uma Organização Social Civil de Interesse Público (OSCIP) que desenvolve ações para promover a melhoria da competitividade da Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI (IBSS). A proposta é que os APLs tenham agentes Softex para o suporte a busca e desenvolvimento do setor.

 

Encontro Estadual

Dentre os próximos eventos, está o 29° Encontro da Rede APL de TIC do Paraná, agendado para 13 de abril, das 8h às 18h, no Sebrae de Cascavel. Líderes e empresários de todo os Estado estão convidados, tendo em vista o alinhamento de assuntos voltados especificamente ao setor de TI.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner Einstein
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Bassani