Itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Falando Sério
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  SICOOB
  SINSMI
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Bruno Peron
Cultura
Inácio Dantas
João Maria
Miss Paraná
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Um Belo Presente: ÁGUA VIVA, Poemas de Vilson Capeleti Boff, gaúcho de nascimento e são-miguelense de alma e coração...
  Data/Hora: 1.set.2018 - 6h 53 - Colunista: João Maria  
 
 
clique para ampliar

Como uma doce surpresa, recebi na semana que passou um dos melhores presentes que o ser humano pode dar e receber – um livro carinhosamente autografado, com um sugestivo título: ÁGUA VIVA com 176 páginas recheadas de poemas do nosso amigo de fé, irmão camarada, Vilson Capeleti Boff.

 

Para quem não se lembra, Vilson é filho do seu Arnaldo Boff e da dona Pascoalina, moradores do Barro Branco e que há pouco tempo nos deixaram. Natural de Torres – RS., ainda criança, veio para São Miguel do Iguaçu, foi estudante do Colégio Nossa Senhora de Fátima e posteriormente graduando-se em Educação Física no Rio Grande do Sul.

 

Após ter lecionado naquele estado, posteriormente, abandonou o trabalho como docente e ingressou nos quadros do Ministério da Justiça como Policial Federal, onde se aposentou após concluir o seu tempo legal. Atualmente, reside em Curitiba.

 

Aliás, falando em livros e poetas, São Miguel do Iguaçu tem um vinculo muito estreito com Curitiba, pois temos ali também, Celito Freitas de Medeiros, artista plástico, poeta e escritor, que muito nos orgulha com suas telas, poesias, poemas e contos de refinado gosto.

 

Voltando ao livro: ÁGUA VIVA, na apresentação o Pe. Domenico Costella, Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino – Roma, membro do Conselho Estadual de Educação do Paraná, nos mostra que: “o artista, o poeta tem a capacidade de recriar e olhar o mundo com os olhos da fantasia, do sentimento, da beleza”.

 

E, de fato, neste livro, Vilson “abre seu olhar sobre um horizonte amplo da realidade: campos, mar, a vida cotidiana, amores, mulher, rostos sofridos, alma, Deus...”

 

 Como afirma Domenico – “Agora o rio corre, corre ainda, forte e livre para desviar o caminho do homem de mais informático. Mas no fim a Água Viva – título dos poemas – vencerá: a raiz límpida e misteriosa da letra reportando luz e música nova no mundo, entrelaçando o divino, o cósmico e o humano".

 

Já no primeiro poema, HUMANO VITALÍCIO, o poeta mostra o seu cartão de visita verberando, estigmatizando, temporizando e apresentando os altos e baixos da própria vida...

 

Nasci tantas vezes

Que milênios me alcunham imortal

Que essa saga perene

Está me causando muito mal.

 

Nasci tantas vezes

Que nem sei minha idade

Que meus corpos repetidos

Vão dissimulando minha mocidade.

 

Nasci tantas vezes

Que já não há talheres à mesa

Que não me esperam para o café da manhã

Que não me aguardam para o sono

Que não me esperam para a morte...

(Deus! A imortalidade é insuportável)

...quando me sobram tantas vidas!

 

Nasci tantas vezes

Que me creem um espectro

Já não me procuram para fazer parte deste mundo

Pois ao mundo pertencem os que apenas nascem.

 

Nasci tantas vezes

Que a morte nem me chateia!

Menos que meus doces amores

Mais que os dissabores na veia.

 

Nasci tantas vezes

Que por vezes penso que nunca mais vou nascer!

 

Dentro deste novo Projeto, chamado CONART, que estamos lançando pelo nosso Jornal, em parceria com a FAESI – Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu, cujo objetivo é “combater a violência com inteligência demonstrando aos nossos jovens o quanto a filosofia, a ciência e a fé podem ajudá-los a viver melhor pregando a Cultura da Paz”, estaremos abrindo espaço semanalmente para os nossos artistas e poetas.

 

No lançamento deste Projeto, em data ainda a ser marcada, cujo Projeto Piloto será o Colégio Nestor Victor dos Santos, vamos convidar para estarem conosco prestigiando este evento, Celito Freitas de Medeiros e Vilson Boff, entre outros. 

 
     
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Cerâmica Zanoni
Otica PetriU
banner vende apartamento II
Banner pedrão
Transmorgan
Auditoria da Dívida Publica
Bassani
banner vende capeletti