Banner dengue itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
“Dia C da Ciência” destaca a importância das pesquisas no cotidiano do cidadão
  Data/Hora: 17.out.2018 - 16h 52 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Mostrar à comunidade a importância das pesquisas e como elas influenciam o cotidiano de todo cidadão é a proposta central do Dia C da Ciência, evento que é realizado em universidades, faculdades, institutos e centros de ensino, ciência e tecnologia de todo o país. Em Foz do Iguaçu, nesta quarta-feira (17), a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) sediou a iniciativa, que incluiu experimentos científicos e atividades lúdicas dentro da programação da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) da UNILA. Participaram do evento cerca de 140 estudantes do ensino fundamental de três escolas públicas de Foz do Iguaçu, por meio de atividades promovidas conjuntamente pela UNILA, Uniamérica, Unioeste, Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Instituto Federal do Paraná (IFPR).


Uma das atividades que marcou o Dia C da Ciência foi a construção e o lançamento de foguetes, em um projeto proposto pela comunidade acadêmica da UNILA e da Uniamérica. “A ideia é divulgar e desmistificar essa área de engenharia aeroespacial, mostrando que a Física, a Matemática e as Ciências aprendidas em sala de aula não são assuntos distantes dos estudantes”, destaca o professor de Engenharia Física da UNILA Oswaldo Loureda. “O objetivo é incentivar a ciência e a tecnologia. Quando você mostra para as crianças a possibilidade de fazerem algo com as próprias ferramentas, com trabalho laboratorial e prático, isso as motiva mais”, complementa Carlos Lavrado, docente de Engenharia Aeronáutica da Uniamérica.


Ciência no cotidiano

 

Outra iniciativa que integrou o Dia C da Ciência foi o projeto de extensão da UNILA “Pequenas Ações Salvam Vidas”, cujos objetivos envolvem o ensino de técnicas de reanimação cardiopulmonar. “O projeto fala que 90% das paradas cardiorrespiratórias acontecem nas ruas ou em casa. E muitas pessoas, nesse momento, não sabem o que fazer, porque o conhecimento está dentro das universidades ou dos hospitais. Portanto, é importante manter a rotina de ensino para a população”, enfatiza a estudante de Medicina Luana Kropf, também integrante da Liga Universitária de Trauma e Emergência (LUTE-UNILA).


O experimento de ilusão de ótica, organizado pela Fundação PTI, também chamou a atenção do público para temas científicos. “É um trabalho com o método de ensino por investigação. As crianças entendem que o cientista não é aquele que está longe, nos laboratórios. Somos todos nós, com experiências no cotidiano”, explica William Bogler, integrante do Estação Ciência, do PTI. O Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Unioeste também marcaram presença no evento com o projeto de aplicativo de internet usado para motivar pessoas a realizarem tarefas que auxiliam na prevenção e no combate ao mosquito Aedes aegypti.


Evento nacional

 

O Dia C da Ciência é uma mobilização nacional do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino (Copropi) e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop), e corresponde à quarta-feira da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Brasileira.


 

O evento visa, ainda, sensibilizar e informar a população de que, além de formar recursos humanos qualificados, as universidades e os centros e institutos tecnológicos são responsáveis pela produção de aproximadamente 90% do conhecimento científico no Brasil.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Bassani
Banner emprego