banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
De olho na safra de verão
  Data/Hora: 4.dez.2018 - 17h 2 - Categoria: Geral  
 
 
clique para ampliar

Ações de fiscalizações visam o combate a ilegalidades antes, durante e após o plantio da safra de grãos

 

Da assessoria - É praticamente impossível separar o Oeste Paranaense do agronegócio. A economia local gira em torno da atmosfera que o campo emana. Nesse cenário, as cooperativas têm um papel fundamental de auxiliar o produtor desde o manejo do solo à colheita. Assim, dispensar uma assessoria qualificada pode levar ao prejuízo ou a ações que minimizam os ganhos com a lavoura.

 

Com o início do plantio da Safra de Verão 2018/19, principal safra de grãos do Estado, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia -  Crea-PR, passou a intensificar as fiscalizações nas propriedades rurais e cooperativas da região, com o objetivo de verificar a atuação e habilitação do Engenheiro Agrônomo junto as entidades. “A importância do Engenheiro Agrônomo na propriedade rural vai desde o planejamento da propriedade, a análise do solo, a verificação de possíveis deficiências de nutrientes, a recomendação de correção no plantio, a verificação de possíveis doenças e pragas,  as recomendações dos agroquímicos para combater e controlar essas pragas, a colheita, o armazenamento e a comercialização da safra, até a regulagem dos maquinários”, explica Geraldo Canci, gerente da regional do Crea-PR em Cascavel.

 

Canci ainda destaca as leis que os agricultores devem seguir para evitar dores de cabeça. “A importância da fiscalização está em fazer cumprir a legislação vigente no que se refere a atuação dos profissionais registrados junto ao Conselho, com o objetivo de impedir que pessoas sem habilitação ou leigas exerçam atividades que são regulamentadas e que exigem conhecimentos e habilidades adquiridos durante a formação acadêmica”.

 

Atuação

Na regional de Cascavel, em 2017, foram realizadas 490 fiscalizações em empreendimentos agrícolas, sendo que mais de 90% destas fiscalizações possuíam algum tipo de irregularidade; 39% foram por falta de responsável técnico, o que configura exercício ilegal da profissão pelo proprietário.

Já em 2018, houve um aumento nas fiscalizações em 10%, sendo que mais de 95% se encontravam com irregularidade como 37% sem responsável técnico.

 

Procedimentos

Para realizar as fiscalizações "in loco", o Crea-PR utiliza de seu sistema de informações, onde todas as Anotações de Responsabilidade Técnica – ARTs estão registradas. Em caso de irregularidades, o Crea-PR realiza abertura de um processO de fiscalização. As atividades fiscalizadas são culturas  temporárias, fruticulturas, olericulturas, pisciculturas, produção de sementes, mudas e armazenamento de grãos. Receituários agronômicos e quadro técnico de empresas e cooperativas completam a lista de procedimentos fiscalizados.

 

Sobre o Crea-PR

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), criado no ano de 1934, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais da empresa das áreas da engenharias, agronomias e geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de atualização e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.

 

Legenda – Foto 1

Toda propriedade rural que cultiva alguma variedade para a safra deve ter um engenheiro responsável

Foto: Kleiber Arantes

 

 

Informações para a imprensa:

ascomcascavel@creapr.org.br

Diego Krüger – (45) 9 9949 1863

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner Einstein
Banner Mirante
Banner pedrão 2018