banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
UNILA ofertará 847 vagas pelo Sisu em 2019
  Data/Hora: 20.dez.2018 - 12h 18 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

 

 

Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 pode concorrer a uma vaga na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O cronograma da primeira edição de 2019 já foi anunciado e as inscrições serão abertas no dia 22 de janeiro. A UNILA vai ofertar 847 vagas em 28 cursos de graduação via Sisu 2019 – a exceção é o curso de Música, que tem processo seletivo específico.

 


 

Os interessados em estudar na UNILA já podem ir se preparando. A Pró-Reitoria de Graduação publicou o Edital 190/2018 (goo.gl/8gmVN5) com as normas do processo seletivo e a lista de documentos necessários para a matrícula.  “É muito importante que os candidatos verifiquem no edital qual a documentação necessária para a matrícula e organizem essa documentação com antecedência, principalmente os documentos mais importantes e que podem demorar para serem obtidos, como o histórico escolar do ensino médio e o certificado do ensino médio”, destaca Aroldo da Silva Tavares, chefe do Departamento de Administração e Controle Acadêmico.


Ele também lembra que a documentação constante no edital deverá ser apresentada de duas maneiras: na matrícula on-line, quando os documentos deverão ser digitalizados e anexados ao formulário via internet; e na matrícula presencial, quando os originais serão conferidos e autenticados. “Tudo isso está detalhado no edital e é importante que o candidato leia e fique atento”, reforça. A matrícula on-line (primeira etapa do processo) será realizada de 30 de janeiro a 4 de fevereiro e a presencial, de 18 a 20 de fevereiro.


Cotas


Das 847 vagas disponíveis para brasileiros, 52% são destinadas a políticas afirmativas (cotas): estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio regular em escolas públicas ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Também concorrem nesta categoria estudantes que tenham certificado de conclusão a partir do Enem, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos ou do Exame de Certificação de Competência ou de Avaliação de Jovens e Adultos.


Os concorrentes inscritos de acordo com a política de cotas se subdividem em grupos e subgrupos: renda familiar; pretos, pardos e indígenas; e deficientes físicos. A inscrição em cada um desses grupos requer comprovação da condição por meio de documentação e/ou avaliação por meio de bancas específicas designadas pela UNILA, que irão realizar entrevista com o candidato, verificando e validando os documentos apresentados e se a condição atende ao disposto no edital.


No ano passado, a UNILA instituiu bancas para análise das matrículas incluídas nas cotas de renda familiar e pessoa com deficiência. A partir deste processo seletivo, também está sendo instituída a banca para averiguação de candidatos inscritos nas cotas destinadas a pessoas que se autodeclaram pretos e pardos. “A análise por bancas específicas para comprovar a participação do candidato nessas políticas afirmativas é uma recomendação do governo federal”, explica Tavares.


De acordo com o edital, no caso de pretos, pardos e indígenas, a análise será baseada no fenótipo (preto/pardo) do candidato. As bancas poderão, inclusive, solicitar opinião de especialistas para reforçar a emissão de seus pareceres. As entrevistas nas bancas serão realizadas durante a matrícula presencial.


Matrícula presencial

 

Na matrícula presencial, programada para 18 a 20 de fevereiro, todos os candidatos deverão comparecer à UNILA - Jardim Universitário (Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000) e apresentar a documentação original encaminhada via cadastro on-line, para que seja realizada a conferência e validação dos documentos. O candidato deve ficar atento ao dia e horário de matrícula para seu curso, para não perder a vaga.


Após a matrícula presencial da chamada do Sisu e, caso ainda sobrem vagas, a UNILA poderá fazer chamadas complementares. O cronograma será divulgado posteriormente. Caso ainda restem vagas após a chamada dos candidatos em lista de espera, a UNILA abrirá a possibilidade de inscrição para estudantes que realizaram o Enem em anos anteriores.


 


 

Foto - Das 847 vagas disponíveis para brasileiros na UNILA, 52% são destinadas a políticas afirmativas (cotas).

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner Einstein
Bassani
Banner Mirante