banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
A BELEZA DO ESPORTE: E a entrega dos Certificados dos Melhores do Ano nos Jogos de todas as Quartas e Sábados na AABB
  Data/Hora: 24.jan.2019 - 7h 19 - Colunista: João Maria  
 
 
clique para ampliar

Nas palavras do Michel, podemos ver uma síntese da Beleza do Esporte. E, quando falamos da beleza do esporte, é claro que estamos falando de saúde, superação, lealdade, respeito, companheirismo, amizade, enfim, estamos falando de qualidade de vida, estamos falando de civilidade, estamos falando de ética...

 

Com o objetivo de valorizar e premiar o esforço individual de cada membro que compõe este seleto grupo que duas vezes por semana procuram se reunir para bater uma bolinha na AABB de São Miguel do Iguaçu, no final de cada ano, cada membro recebe uma cédula para votar nos Melhores do Ano.

 

Cinco atletas foram escolhidos pelo Grupo para receberem a sua respectiva Premiação – Pitico Bart, autor do Gol mais Bonito do Ano; Magno o Melhor Goleiro; Renan Garcia, melhor atleta, junto com Cacálo e Valban Maiolli, Atleta Revelação.

 

Sobre a lisura destas escolhas, já falamos recentemente – mas, sempre é bom lembrar como todo o grupo recebeu o resultado - não houve reclamação e sim, de forma praticamente unânime, aprovação.

 

O Gol mais Bonito do Ano, por exemplo, marcado pelo Pitico, foi num dos jogos realizados no CTG, tendo em vista que o campo da AABB, na época estava em reforma. Mesmo sendo zagueiro, num lance de muita inspiração, ele se antecipou ao Bolinha, cortou e arrancou de forma decisiva para marcar o gol.

 

Nesta trajetória, ele passou por três e na cara do gol, fez que ia dar uma paulada de esquerda como tradicionalmente faz, puxou para a direita e com um toque sutil deixou o goleiro Autieri, praticamente sem ação.

 

O gol foi tão bonito que até mesmo os adversários se renderam, mesmo tendo levado o gol num jogo onde o placar estava apertado, comemoraram com alegria, com muita euforia a conclusão da jogada. A votação foi feita meses depois e, mesmo assim, quem estava lá naquele dia se lembrava do lance e da pintura do mesmo.

 

A escolha do Melhor Atleta da Ano ficou com Renan Garcia, do time da Seleção da AABB, numa disputa acirrada – diferença de apenas um voto com Cacálo, garotinho bom de bola da equipe Laranja Mecânica. Como a diferença foi de apenas um voto entre os dois, decidiu-se premiá-lo também.

 

 

O título de Goleiro do Ano ficou com Magno, que é bom que se diga, vem fazendo ótimas atuações e dando exemplo de companheirismo, procurando manter o espírito de grupo de ambas as equipes sempre em alta.

 

 

Escolhido como Atleta Revelação, Valban Maioli, é o retrato da superação em campo, briga por todas e, pelo visto, ainda acredita que pode render muito mais, tendo em vista não só a periodicidade, como também, a regularidade de suas atuações.

 

Como não pode comparecer por motivo de trabalho, a entrega do Certificado de Atleta do Ano, destinado ao Renan, foi entregue ao seu irmão Leonardo, pelo seu pai, Valdomiro Garcia, o nosso Poeta e Repentista que nas horas de folga também adora bater uma bolinha.

 

Quem não estava presente ontem também, foi o Michel Peron. Michel, ao lado do Professor Marcelo, foram os que comandaram a contagem dos votos e lembro aqui novamente a sua alegria, traduzidas em palavras logo após a apuração do resultado. “Estou feliz pela justiça que está sendo feita nessa escolha. Parabéns aos escolhidos, parabéns aos organizadores dessa confraternização. Muito boa essa resenha. Boas festas a todos e que em 2019 possamos continuar com esse grupo e esse futebolzinho, com rivalidade, mas acima de tudo com muito respeito. Aos que em algum momento possa ter ofendido, peço desculpas e agradeço as novas amizades. Um grande abraço a todos”, disse ele.

 

Nas palavras do Michel, podemos ver uma síntese da Beleza do Esporte. E, quando falamos da beleza do esporte, é claro que estamos falando de saúde, superação, lealdade, respeito, companheirismo, amizade, enfim, estamos falando de qualidade de vida, estamos falando de civilidade, estamos falando de ética...

 

Outro atleta que não poderia deixar de citar nesta matéria pelo seu comportamento ético, pelo seu espírito conciliador e agregador, é do nosso amigo Alisson, o popular Bolinha, que é bom que se diga, ficou em segundo lugar na escolha entre os gols mais bonito do ano.  

 

 

E o que é essa ética esportiva?

 

Diríamos que é uma ação que está associada diretamente às condutas que demonstram o respeito ao esporte e aos demais esportistas através da troca de gentilezas, como estendermos a mão par auxiliar um adversário caído a se levantar, colocar uma bola para fora do jogo ao notar que um adversário está contundido e, principalmente, reconhecer uma boa atuação do adversário como vimos com toda a nitidez no dia em que o Pitico marcou o Gol que foi escolhido o mais bonito do Ano.

 

São atos assim, ou o simples cumprimento do vencido ao vencedor e vice-versa que fazem toda a diferença e termina unindo cada vez mais o grupo e os seus membros evoluindo como seres humanos.

 

Parabéns Desportistas! Confesso para vocês, que desde a fundação da AABB, e lá se vão uns 30 anos, praticamente não me lembro de ter falhado uma quarta ou um sábado para estar ali naquele espaço, fazendo uma espécie de comunhão com essa esfera que tem o formato do nosso Planeta Terra e que carinhosamente a chamamos de Bola...

 

Um dos ensinamentos mais nobres disso tudo, é que, podemos usar o esporte como uma espécie de termômetro que mede não só a temperatura – mas, principalmente, como está a nossa mente, o nosso espírito, o nosso coração. E o mais gratificante é saber que além de fortalecer, quando praticado com alegria, gera uma sensação de prazer que nos ajuda a rejuvenescer...

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner violência se limite
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein